Classificação das substâncias e dos sistemas

As substâncias e os sistemas são fundamentais para você entender a Química e ir bem nas provas. Estude com nossa aula e resolva os exercícios no final!

As substâncias representam um material que possui propriedades bem definidas, sendo formadas por moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de mesmo elemento químico ou por elementos químicos diferentes.

Sabemos que a matéria é formada por átomos, que ocupa lugar no espaço e apresenta massa. Essa pode ser encontrada no estado sólido, líquido e gasoso.

Os átomos se ligam para formar compostos, porque atingem sua estabilidade, e dependendo de como as substâncias são formadas elas podem ser classificadas em simples e compostas.

Classificação das substâncias

Os átomos podem se unir com átomos de mesmo elemento químico e teremos a formação de uma substância simples. Como exemplo de substância simples temos o gás oxigênio (O2), o gás nitrogênio (N2).

substancias simples oxigenio
Representação do gás oxigênio e do gás ozônio.

Os átomos também podem se unir com átomos diferentes, formando as substâncias compostas. Como exemplo temos as fórmulas: H2O; CO2; NH3.

substancias compostas água e gas carbonico
Representação da água e do gás carbônico.

Nas substâncias simples ocorre o processo de alotropia, onde um mesmo elemento origina substâncias diferentes. Como exemplo deste processo podemos citar o oxigênio, que pode formar o gás oxigênio (O2), que é incolor, participa do processo de combustão e atua no metabolismo celular.

E pode formar também o ozônio (O3), um gás azulado, bactericida e tóxico.

Mas o que são as misturas?

Duas ou mais substâncias diferentes podem se unir e formar uma mistura. As misturas podem ocorrer nos estados sólido, líquido e gasoso e não definem fórmulas.

Como exemplo podemos citar o ar atmosférico, água mineral, bronze, etc. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.

As misturas homogêneas apresentam apenas uma fase e não ocorre distinção entre seus componentes. São classificadas como monofásicas. Como exemplo temos um copo com água e um pouco de açúcar, misturamos bem e não podemos verificar onde está o açúcar ou a água, pois visualizamos uma estrutura única.

As misturas homogêneas são denominadas de solução.

misturas homogeneas com substâncias
Água com açúcar é um exemplo de mistura homogênea.

As misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases, e conseguimos identificar cada fase do sistema. São classificadas como polifásicas.

Por exemplo podemos citar um copo com água e óleo, onde observamos onde se localiza a água e onde se localiza o óleo. O granito é um exemplo também de mistura heterogênea, pois ele é formado por 3 fases: quartzo, feldspato e mica, e apresenta também 3 componentes.

A fase representa cada porção visível do sistema.

mistura heterogenea
Exemplo de mistura heterogênea.

Em recipientes fechados, a fase gasosa deve ser considerada. Por exemplo, em uma garrafa fechada com água e uma parte vazia. Neste caso teremos 2 fases, que representam a fase líquida e a fase gasosa.

Alguns sistemas parecem ser homogêneos a olho nu, mas ao microscópio mostram desigualdades. É o caso do leite, do sangue e a maionese.

O que são os sistemas?

O sistema representa uma porção que serve para ser analisado, como um copo contendo água, um pedaço de madeira, etc. O sistema é formado pela mesma substância.

Os sistemas podem ser homogêneos, como um copo com água, e heterogêneos, como um copo contendo água e um cubo de gelo. Note que este é formado por 2 fases diferentes (líquida e sólida) e um único componente.

Vamos identificar alguns tipos de misturas?

Na mistura água + óleo, observamos que o óleo permanece na superfície do recipiente e a água está na parte inferior. Temos neste exemplo uma mistura, formada por 2 substâncias diferentes, com 2 fases distintas e 2 componentes.

Na mistura água + areia, observamos que a areia permanece no fundo do recipiente, então teremos uma mistura formada por 2 fases e 2 componentes.

Na mistura água + sal, nós não conseguimos distinguir onde o sal está, pois ele foi totalmente dissolvido no recipiente. Neste caso teremos uma mistura homogênea formada por 1 fase e 2 componentes.

Na mistura água + óleo + gelo, teremos 3 fases e 2 componentes, pois o gelo é água, o mesmo ocorrendo na mistura água gaseificada + gelo, onde também teremos 3 fases e 2 componentes.

Na mistura água + sal + óleo + gelo + granito, teremos 6 fases e 6 componentes. Onde o granito é formado por 3 elementos diferentes e a mistura: água e sal formam um só componente.

Veja a aula para entender mais sobre as substâncias e misturas:

Agora vamos fazer alguns exercícios de substâncias:

.

Sobre o(a) autor(a):

Texto elaborado por Roseli Prieto, professora de Química e Biologia da rede estadual de São Paulo. Já atuou em diversas escolas públicas e privadas de Santos (SP). É Gestora Ambiental e Especialista em Planejamento e Gestora de cursos a distância.