Tempos verbais em inglês

Relembre quais são os 12 tempos verbais em inglês e como cada um é estruturado para não se confundir nas questões do Enem e dos vestibulares!

Os tempos verbais em inglês são fundamentais para uma compreensão completa do idioma. Mas, sabemos que é praticamente impossível não se confundir na hora de utilizá-los. Nesta aula teremos um resumão sobre todos os tempos verbais em inglês para que nunca mais haja confusão!

Tempos verbais em inglês

Na língua inglesa temos ao todo 12 tempos verbais. São eles:

  • Passado simples
  • Passado contínuo
  • Passado perfeito
  • Passado perfeito contínuo
  • Presente simples
  • Presente contínuo
  • Presente perfeito
  • Presente perfeito contínuo
  • Futuro simples
  • Futuro contínuo
  • Futuro perfeito
  • Futuro perfeito contínuo


São muitos, né? Mas antes de nos aprofundarmos nas regras de cada um, precisamos revisar o que são tempos verbais – e mais especificamente, o que são verbos. Vamos lá!

Publicidade

Os tempos verbais são modos que utilizamos para indicar passado, presente e futuro. Já os verbos são palavras que indicam acontecimentos localizados no tempo. Esclarecido isso, vamos mergulhar especificamente em cada tempo verbal e compreender suas características!

Passado simples (simple past)

No inglês, assim como no português, usamos o passado simples para indicar eventos que já aconteceram. Nos verbos regulares, para indicarmos o passado adicionamos “ed” no final de um verbo ou apenas “d” se o verbo já terminar com “e”. Por exemplo: talk/talked (falar/falou).

Já os verbos irregulares variam bastante, sendo que alguns se mantêm iguais tanto na forma comum do verbo quanto no passado simples, como é o caso do verbo cut (cortar). Outros, como o verbo go (ir), se modificam bastante no passado simples (went).

Veja abaixo a estrutura que utilizamos para construir frases de forma afirmativa, negativa e interrogativa.

Tempos verbais em inglês - simple past

Passado perfeito (past perfect)

Usamos o passado perfeito quando nos referimos a algo que aconteceu antes de outro acontecimento que também estava no passado. Para representá-lo, usamos had + presente particípio. Veja com mais detalhes abaixo:

Tempos verbais em inglês - past perfect

Passado contínuo (past continuous)

Aqui nos referimos a algo que estava acontecendo continuamente em algum momento no passado. Usamos to be + ING ao final do verbo.

Também podemos utilizar o passado contínuo para indicar algo que estava acontecendo e foi interrompido por alguma razão. Exemplo:

I was brushing my teeth until I started to choque.

(Eu estava escovando os dentes até começar a engasgar).

Além disso, usamos esse tempo verbal para especificar algo que estava acontecendo no passado em determinado momento, como na frase:

At nine o’clock I was working.

(Às nove horas eu estava trabalhando).

Tempos verbais em inglês - past continuous

Passado perfeito contínuo (past perfect continuous)

No passado perfeito contínuo estamos falando de um momento que começou e terminou no passado. Usamos a estrutura had been + ING ao final do verbo.

Tempos verbais em inglês - past perfect continuous

Presente simples (simple present)

Passando agora para os tempos do presente, temos o presente simples. Ele é usado para descrever o que se está acontecendo no momento.

De forma geral, é o verbo em sua forma original, ou seja, sem alterações. No entanto, quando o verbo estiver conjugado na terceira pessoa do singular (he, she, it), usamos a forma comum do verbo e adicionamos no final dele “s”, “es” no caso dos irregulares e “ies” no caso de verbos terminados em “y”.

Já na forma negativa, acrescentamos o verbo auxiliar “do” + “not”. Por fim, na forma interrogativa, acrescentamos sempre o “do” antes do sujeito da frase. Caso o verbo esteja conjugado na terceira pessoa do singular (he, she, it), usamos “does not” para a negativa e “does” para a interrogativa. Observe:

Tempos verbais em inglês - simple present

Presente contínuo (present continuous)

O presente contínuo nos indica algo que está acontecendo no exato momento, de maneira frequente ou que ainda pode ter continuidade no futuro. Usamos a estrutura to be (am, is, are) + verbo + ING.

Tempos verbais em inglês - present continuous

Presente perfeito (present perfect)

O presente perfeito serve para indicar algo que começou no passado e continuou até o presente. Usamos have/has + verbo no particípio passado.

Usamos o has sempre na terceira pessoa do singular (he, she, it).

Tempos verbais em inglês - present perfect

Presente perfeito contínuo (present perfect continuous)

O presente perfeito contínuo, também chamado de presente perfeito progressivo, é utilizado para expressar ações que iniciaram no passado e continuam até o presente ou que terminaram recentemente. A estrutura utilizada nesse tempo verbal é sujeito + have/has been + verbo + ING.

Tempos verbais em inglês - present perfect continuous

Futuro simples (simple future)

Por último, e não menos importante, temos os tempos verbais para nos referirmos ao futuro. Vamos começar pelo futuro simples. Nós o utilizamos para indicar ações que estarão finalizadas em determinado momento no futuro. A estrutura é a seguinte: will + verbo.

Além disso, para especificar ainda mais quando a ação vai ser realizada, também podemos usar “going to”. A estrutura fica: to be + going to + verbo.

Simple future

Futuro contínuo (future continuous)

Usamos este tempo verbal quando sabemos de algo que vai acontecer por um certo tempo no futuro. Por exemplo, quando vamos ao cinema assistir a um filme em um horário pré-estabelecido. Para isso, temos a estrutura: will + be + verbo + ING.

Future continuous

Futuro perfeito (future perfect)

Este tempo verbal é usado para indicar algo no futuro que vai terminar antes de outro acontecimento também no futuro. Pense que você gostaria de ir a um evento, mas até você chegar lá, ele já terá terminado. Observe:

When you get there, the event will have ended.

(Quando você chegar lá, o evento terá acabado).

Dessa forma, usamos a estrutura will have + verbo no particípio passado.

Future perfect

Futuro perfeito contínuo (future perfect continuous)

Por fim, este tempo verbal se refere a ações começadas no presente ou passado e que ainda estarão acontecendo em algum momento do futuro. A estrutura usada é will + have + been + verbo + ING.

Future perfect continuous

Videoaula sobre tempos verbais em inglês

Para complementar, não deixe de conferir nosso resumão sobre os tempos verbais no nosso canal do YouTube!

Ufa! Passamos por todos os tempos verbais! Sabemos que são bastantes, e que de início pode ser um pouco confuso. Mas, com muita determinação e prática, naturalmente virá o domínio sobre o tema! Para isso, não deixe de fazer os exercícios abaixo, viu? Vão ajudar muito a praticar e fixar tudo que aprendemos na aula de hoje. Practice makes perfect!

Exercícios sobre tempos verbais em inglês

1- (UERJ/2013)

Indique o tempo verbal mais usado na história escrita por Calvin. Em seguida, retire, em inglês, dois verbos regulares conjugados nesse tempo.​

Quadrinho - exercício sobre tempos verbais

2- (UERJ/2012-adaptado)

Um tempo verbal pode se referir aos seguintes momentos: presente, passado ou futuro. Observe o fragmento abaixo:

The first time I ever pick up one of those trashy magazines and there’s her advert, extolling the virtues of knowing what’s around the corner.

Identifique o tempo verbal em que se encontram os verbos sublinhados e a que momento eles se referem.

3- (UEPG/2012)

How to Feed a Growing Planet

Here’s an uncomfortable math problem: by 2045 Earth’s population will likely have swelled from seven to nine billion people. To fill all those stomachs – while accounting for shifting consumption patterns, climate change, and a finite amount of arable land and potable water – some experts say global food production will have to double. How can we make the numbers add up?

Julian Cribb, author of The Coming Famine, says higher yielding crop varieties and more efficient farming methods will be crucial. So will waste reduction. Cribb and other experts urge cities to reclaim nutrients and water from waste streams and preserve farmland. Poor countries, they say, can improve crop storage and packaging. And rich nations could cut back on resource-intensive foods like meat. In fact, wherever there is easy access to cheap food, people buy more than they consume. We could thus all start by shopping smarter – and cleaning our plates.

As Cribb notes, food security is increasingly a collective challenge. It’s also a chance “to pull together on something we can all agree about, share and enjoy”.

Adaptado de: Amanda Fiegl – National Geographic Magazine, July 2011.

Com relação aos segmentos verbais will likely have swelled e will have to double, ambos presentes no primeiro parágrafo do texto, assinale o que for correto.

01. O primeiro está no futuro do presente composto e o segundo no futuro do presente.

02. O primeiro se refere a um evento já ocorrido e o segundo a um evento ainda por ocorrer.

04. Ambos são tempos verbais equivalentes.

08. O primeiro se refere a um fato que, em 2045, já poderá estar consumado e o segundo se refere a um acontecimento que deverá ocorrer no futuro.

Gabarito:
  1. Pretérito perfeito / passado. Dois dos verbos: lived, locked, tricked, hatched, shouted.
  2. Tempo verbal: presente simples ou presente do indicativo. Momento: passado.
  3. 09

Sobre o(a) autor(a):

Isabella Pereira Vicente é graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e concluiu sua proficiência em língua inglesa no Cursos Extra, na mesma instituição de ensino.

Compartilhe: