Urbanização mundial

O processo de formação de cidades é conhecido como urbanização. Você conhece este termo? Vamos revisar este conteúdo para a prova do Enem!

O espaço urbano é composto pelas cidades, que passaram a surgir a partir da saída das populações que antes viviam no campo e agora passavam a compor estes novos espaços. Com a criação das cidades e com o livre comércio, inicia-se o processo conhecido como êxodo rural. Nessa aula vamos ver também sobre como se deu a urbanização mundial.

urbanização mundial (favela rj)
Figura 1: Favela no Rio de Janeiro, considerada cidade global.

 

O início das cidades remete à época feudal, onde os camponeses, insatisfeitos com o serviço de serventia passaram a fugir e criar pequenas comunidades intituladas de burgos, nas regiões entre os feudos. Os burgos caracterizavam-se por pequenas áreas de comércio fora dos feudos, que posteriormente, com seu crescimento e o declínio do sistema feudal, tornariam-se cidades.

Com as cidades consolidadas e se desenvolvendo, cada vez mais o campo foi se tornando menos atrativo, uma vez que a cidade concentrava uma maior quantidade de serviços e de empregos. A partir da consolidação das cidades, o êxodo rural começa a dar seus primeiros passos.

É um fato que já existiam cidades até mesmo antes da era cristã. Porém, a consolidação da criação das cidades remete ao fim do período feudal se tratarmos do tempo histórico europeu.

O urbano não necessariamente remete às cidades, porém diz respeito às características que surgiram com o processo de urbanização. Deste modo, a urbanização é caracterizada pelo processo de transformação do que antes era rural em urbano.

Um exemplo de que o urbano não se restringe somente às cidades é a chegada das tecnologias de ponta implementadas ao trabalho rural. Estas tecnologias são criadas no espaço urbano e incorporadas no espaço rural por grandes empresas que buscam trazer os elementos do trabalho nas cidades, para o campo.

Urbanização Mundial

O processo de urbanização foi alavancado pela industrialização, que por conta da necessidade de mão de obra, atraiu a população dos campos para a cidade. Porém, atualmente, as indústrias tendem a fugir do espaço urbano por conta dos problemas que este apresenta. A urbanização é associada à modernidade, pois os espaços urbanos são o símbolo da transição do setor primário de produção, para o setor industrial e de serviços.

Aparentemente a vida no espaço urbano parece ser mais atrativa, por conta da maior oferta de emprego, fácil acesso aos produtos do mercado e também, teoricamente, melhores condições de vida e renda. Porém, é sempre importante lembrar que o espaço urbano apresenta problemas e fatores não muito convidativos.

Nos países considerados desenvolvidos, que foram os primeiros a se urbanizarem (século XVIII), foram também os primeiros a possuírem estes fatores atrativos. A partir da Primeira Revolução Industrial, as cidades europeias por exemplo, tornaram-se grandes centros urbanos, fazendo com que atualmente, a presença de problemas sociais como a pobreza, sejam bastante presentes.

Já nos países considerados subdesenvolvidos, todo o processo de industrialização aconteceu de forma tardia (século XX), causando um atropelo entre as mudanças propiciadas pelas revoluções industriais. Este atropelo, acabou acarretando problemas sociais que acabam não sendo resolvidos por conta da dificuldade de implementação destas mudanças, que na verdade são impostas por países com realidades diferentes destes.

Junto com a urbanização mundial, surge também alguns conceitos como os de metrópole e cidades globais. Uma metrópole, nada mais é do que um aglomerado de cidades que formam um grande centro urbano. Já as cidades globais, são os centros urbanos que fazem parte dos principais centros urbanos do mundo, como por exemplo, Nova Iorque, São Paulo e Tóquio.

Para aprender mais sobre a urbanização mundial ou revisar para se sair bem no Enem, deixamos abaixo uma dica de videoaula e exercícios para resolução!

Questões sobre a urbanização mundial

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22