História e regras do vôlei

O vôlei é um esporte coletivo criado no fim do século XIX nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil no início do século XX e hoje é um dos esportes mais populares do país. Saiba mais!

O vôlei é o segundo esporte mais popular no Brasil. É praticado no país desde o século passado e é muito comum em escolas e universidades. Na aula de hoje, aprenda um pouco mais sobre esse esporte.

Jogo de vôlei feminino
Partida de vôlei feminino nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Foto: Carlos Garcia Rawlins.

O vôlei é considerado atualmente o segundo esporte mais popular do Brasil, ficando atrás apenas do futebol. Com suas regras e especificidades, o vôlei é muito comum no cenário de escolas e universidades. Na aula de hoje, aprenderemos mais sobre esse esporte.

História do vôlei

A primeira versão do vôlei foi criada pelo americano Willian Morgan em 1895, na Associação Cristã de Moços (ACM, localizada nos Estados Unidos, no estado de Massachusetts).

Publicidade

Willian era o então diretor de educação física na ACM. No princípio, chamou o jogo de mintonette. A sua ideia inicial surgiu a partir do basquete, esporte em difusão e muito popular na época.

Entretanto, Willian percebeu que o basquete tinha características muito intensas e vigorosas para pessoas de mais idade ou que não tivessem muito condicionamento físico.

Logo, adaptou o jogo, colocando uma rede ao meio e fazendo com que fosse menos cansativo para os associados da ACM que já tinham mais idade.

O esporte começou a ganhar características próprias e mais fortes quando a bola de basquete, que era usada até então, foi substituída, por ser considerada muito pesada, e uma específica para o esporte foi desenvolvida.

O jogo ficou primeiramente restrito à cidade na qual foi criado, Holyoke. O esporte só começou a ser difundido para outras cidades a partir do ano seguinte, iniciando por Springfield e nas demais cidades de Massachusetts e New England.

Em Springflield, foi sugerido a troca de nome do esporte para voley ball, uma vez que a bola era passada através de uma rede pelas mãos.

História do vôlei no Brasil

Já no Brasil, há duas versões da história do vôlei. Uma delas é de que o esporte teria chegado por volta de 1916, através da ACM de São Paulo.

Na outra versão, o início do esporte em terras brasileiras teria ocorrido mais cedo. Além disso, conta-se que que o esporte foi praticado pela primeira vez em 1915, no Colégio Marista de Pernambuco.

Independentemente da sua chegada, o esporte começou a ser amplamente difundido no ano de 1923. Foi a partir daí que surgiu a primeira equipe de vôlei, pelo Fluminense, e os primeiros campeonatos começaram a surgir.

No ano de 1954, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) foi fundada, e até hoje é a instituição responsável pelo esporte.

A CBV atualmente está localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ela é a entidade máxima do esporte no Brasil e responsável por organizar as principais competições, como a Superliga de Vôlei.

A CBV tem bastante credibilidade no nosso país. É considerada uma instituição muito organizada, sendo responsável pela popularidade do vôlei no Brasil e os importantes títulos internacionais já conquistados.

Regras do vôlei

O vôlei é caracterizado como um jogo que ocorre em uma quadra retangular, dividida ao meio por uma rede alta, e que consiste em alternar passes técnicos específicos na bola, fazendo com que ela passe sobre a rede. O objetivo final é tocar o solo da equipe adversária.

Dentre os principais passes estão: o toque, a manchete, o bloqueio e o ataque.

Os momentos da partida alternam-se entre ataque e defesa. Cada equipe tem o direito de realizar três toques na bola, sendo que no terceiro a mesma deve ser passada através da rede para o campo adversário.

No momento do ataque, o objetivo principal é usar passes que tentem fazer com que a bola toque no chão do oponente. Enquanto isso, o objetivo da defesa é justamente não deixar a bola do adversário tocar no chão.

As partidas são divididas em sets. Os sets não são finalizados por tempo, mas sim por pontuação. A equipe que alcançar primeiro os 25 pontos, com diferença mínima de dois pontos entre o oponente, leva o set. A equipe que acumular a vitória de 3 sets ganha a partida.

Funções e posições dos jogadores

Cada equipe é integrada por 6 jogadores, totalizando 12 na quadra durante a partida. Cada jogador tem sua posição específica, e a cada marcação de ponto, ocorre um rodízio entre eles, onde devem mudar de posição.

Na formação das posições, três jogadores se localizam de forma mais próxima a rede, na linha de ataque, e três na linha de trás, ou de defesa. Observe na imagem a seguir as posições e como ocorre o rodízio:

Posições e rodízio no vôlei

Basicamente, os jogadores da parte de trás são responsáveis por receber a bola vinda da equipe adversária. Já os da frente são os levantadores e atacantes que rebatem a bola para o oponente.

Nos jogos profissionais, os atletas de alto rendimento geralmente exercem funções específicas. Por exemplo, o atleta X sempre será levantador e o atleta Y sempre será atacante.

Como ocorre o rodízio

A partir disso, temos sistemas de vôlei que são um pouco mais complexos. Mas são eles que fazem com que seja possível que cada atleta sempre desempenhe uma função só, aquela que ele é melhor e treina especificamente.

Existem diversos sistemas, mas, basicamente, ocorre o rodízio normalmente, dentro das regras. Contudo, a partir do momento em que a bola é lançada e os atletas podem se mover dentro da quadra, cada um incorpora o lugar em que desenvolverá sua função.

Claro que isso depende das circunstâncias do jogo, mas a equipe fará o possível para que o atleta que é levantador realizar sempre essa função, e assim por diante.

Superliga de Vôlei

A superliga de vôlei é um dos campeonatos mais importantes e populares no nosso país. É no nome dado ao campeonato brasileiro de vôlei, onde apresentam-se as melhores equipes e atletas.

A superliga é organizada pela CBV e o campeão é acessado ao Campeonato Sul-Americano de Clubes. O campeonato é realizado anualmente.

Inicialmente intitulado Campeonato Brasileiro de Clubes, iniciou-se em 1976 e era realizado a cada dois anos. A partir de 1981 passou a ser realizado todos os anos.

Vôlei brasileiro nas Olimpíadas.

O Brasil é uma das potências do vôlei mundial. No quadro masculino de medalhas nas Olimpíadas, é o primeiro colocado, com 6 medalhas, sendo 3 de ouro e 3 de prata. Já no quadro de medalhas femininas, é o quinto colocado, com 4 medalhas. Destas medalhas, 2 são de ouro e 2 de bronze.

No quadro geral, o Brasil fica em segundo colocado, atrás apenas da Rússia, que possui 12 medalhas.

Dentre os atletas masculinos que mais se destacaram em olimpíadas estão Serginho, Giba, Dante, Rodrigão e Bruninho. Dentre as mulheres, estão Thaísa Menezes, Dani Lins, Sheilla, Jaqueline, Tandara e Natália.

Para complementar o conteúdo, assista a reportagem a seguir sobre a popularidade do vôlei no Brasil, e responda as questões a seguir. Bons estudos!

Exercícios

1- (IFCE – 2017)

De acordo com as regras do voleibol, a equipe que recebe o saque deve enviar a bola de volta ao campo daquele que sacou. Não é uma condição da volta da bola ao campo daquele que sacou:

A) na execução de cada toque, não é permitido segurar ou conduzir a bola.

B) dar no máximo três toques na bola.

C) os toques devem ser realizados por atletas alternados.

D) antes de a bola cruzar a rede, a equipe deve mandar a bola, necessariamente, ao levantador da equipe.

E) não permitir que a bola toque o solo de seu campo de jogo.

2- (Uncisal AL/2018)

Considerando que os jogos são instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem, assinale a alternativa que apresenta um jogo com classificação e características adequadas quanto às suas funções.

a) Queimada – jogo de disputa individual, com regras definidas.

b) Futebol – jogo cooperativo de resultado individual.

c) Xadrez – jogo de mesa, dependente de habilidades físicas e de raciocínio.

d) Duro-ou-mole – jogo simbólico, de representação de papéis sociais.

e) Vôlei – esporte coletivo, que trabalha com a noção de disputa e de colaboração em equipe.

2- (ENEM MEC/2010)
Movimentos do vôlei
Fontes: 1: http://www.clicrbs.com.br/blog/fotos/235151post_foto.jpg. 2: http://esporte.hsw.uol.com.br/volei-jogosolimpicos.htm. 3: Disponível em: http://www.arel.com.br/eurocup/volei/ Acesso em: 27 abr. 2010.

O voleibol é um dos esportes mais praticados na atualidade. Está presente nas competições esportivas, nos jogos escolares e na recreação. Nesse esporte, os praticantes utilizam alguns movimentos específicos como: saque, manchete, bloqueio, levantamento, toque, entre outros. Na sequência de imagens, identificam-se os movimentos de

a) sacar e colocar a bola em jogo, defender a bola e realizar a cortada como forma de ataque.

b) arremessar a bola, tocar para passar a bola ao levantador e bloquear como forma de ataque.

c) tocar e colocar a bola em jogo, cortar para defender e levantar a bola para atacar.

d) passar a bola e iniciar a partida, lançar a bola ao levantador e realizar a manchete para defender.

e) cortar como forma de ataque, passar a bola para defender e bloquear como forma de ataque.

Gabarito:

  1. D
  2. E
  3. A

Sobre o(a) autor(a):

O texto foi escrito pela professora Milena Boeng, bacharela em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pós-graduanda em Musculação e Condicionamento Físico.

Compartilhe: