Você sabe qual é a diferença entre o processo de industrialização do Brasil e dos países considerados desenvolvidos? Vamos revisar este conteúdo para o Enem!
Com um século de atraso da consolidação da sua industrialização, o Brasil é considerado um país subdesenvolvido. Entre outros fatores, pela sua industrialização tardia. Enquanto os países considerados desenvolvidos, como por exemplo Inglaterra, França e Estados Unidos, tiveram o início do seu processo no período da Primeira Revolução Industrial, a industrialização brasileira iniciou-se por volta do final do século XIX.
Como foi a industrialização brasileira
O início da industrialização do Brasil acontece por conta das mudanças da estrutura econômica não somente nacional, mas de todo o globo terrestre, em conjunto com o contexto político e social do país. A mudança responsável para o início deste processo foi a abolição da escravidão e início do trabalho remunerado.
Com o início do trabalho remunerado, a população brasileira passou a consumir muito mais produtos do que antes. Não somente produtos característicos da cultura brasileira, mas também aqueles difundidos no território nacional pelos imigrantes.
A partir do aumento gradual do consumo por parte da população brasileira e com o marco político da proclamação da república, o processo de industrialização brasileira começou a dar pequenos passos a cada período histórico.
Fases da industrialização no Brasil
Podemos dividir estes períodos em quatro fases para melhorar o entendimento. É sempre importante ressaltar que estas mudanças ocorreram de forma gradual, e não em anos específicos. Deste modo, as datas são somente para uma contextualização não precisa.
Primeira fase da industrialização no país
A primeira fase da industrialização brasileira foi caracterizada por uma época onde o país ainda era uma colônia europeia.
Deste modo, Portugal, que comandava o Brasil na época, não permitia que indústrias se instalassem no país. Esta fase é então caracterizada pelo período de 1500 a 1808 e é marcada pela produção artesanal e utilização de engenhos.
Segunda fase
A segunda fase foi ocasionada pela chegada da família real ao Brasil, em 1808, que permitiu a implantação das primeiras indústrias no país entre o período de 1808 a 1930. Esse período foi marcado pela chegada das indústrias com tributo de taxas que chegaram até 60% para as mercadorias importadas.
Esse período, que chamamos aqui de segunda fase da industrialização, é o período onde o poder do café entra em declínio. Com o declínio do café, muito fazendeiros largaram as atividades agrícolas e passaram a investir os recursos acumulados nas atividades industriais, que estavam cada vez mais em alta.
As primeiras indústrias eram voltadas para o ramo alimentício e outros produtos os quais não necessitavam de tanta tecnologia. Já que pouco da tecnologia dos demais países havia chegado ao território brasileiro.
Terceira fase da industrialização brasileira
A terceira fase foi o período onde temos a construção de novos modos de transporte de mercadorias, como por exemplo a construção de ferrovias ao longo de todo território brasileiro. Os investimentos para a construção destas novas vias de circulação vieram em boa parte dos antigos cafeicultores que agora consolidavam suas indústrias no país.
Neste período, grandes companhias como a Siderúrgica Nacional (1947) e a PETROBRAS (1953) foram criadas, estimulando a mineração. Isso porque havia uma grande demanda de metais que abasteciam as indústrias e a extração de petróleo, que se tornaria uma importante matéria prima para produção de plástico e combustíveis. Essas mudanças ocorreram aproximadamente entre os anos de 1930 e 1955, durante o governo Vargas.
Quarta fase
Por fim, a quarta fase, que se estende até a atualidade, é o período que se inicia no mandato do presidente Juscelino Kubitschek, responsável por iniciar o processo de abertura econômica. Este processo foi responsável por trazer ao Brasil novos investimentos de outras nações e empresas multinacionais durante a segunda metade da década de 1950.
A partir do ano de 1964, com o início da ditadura militar, o processo de abertura econômica foi levado a um nível que causou grandes problemas para a indústria brasileira. A grande quantidade de empresas e investimentos estrangeiros descontrolaram a economia do país. Assim, o Brasil passou a perder a autonomia perante seu crescimento econômico, criando dependência dos países que passaram a instalar sua multinacionais aqui.
Além da dependência criada em relação aos outros países, a indústria nacional passou a desvalorizada. Essa desvalorização começou a diminuir efetivamente somente no início do século XXI, quando durante o governo do presidente Luiz Inácio da Silva, a indústria nacional passou a receber maior atenção novamente.
Atualmente, no governo Jair Bolsonaro, a desvalorização das indústrias e serviços brasileiros voltou a ser pauta. Já que a postura de relações econômicas do partido em vigência possui tendências extremamente liberais, muitos especialista temem uma volta aos problemas econômicos que se iniciaram em 1964.
Videoaulas
Este é um conteúdo bastante importante para o Enem, por isso, para que você aprenda mais, sempre recomendamos as videoaulas e as questões que estão sempre ao final das aulas!
Questões sobre a industrialização brasileira
Para terminar, responda as questões abaixo, selecionadas pelo nosso professor, e verifique se você realmente aprendeu tudo sobre o processo de industrialização do Brasil.
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(IFBA/2019)
Observe a imagem que segue:
Aspecto geral do Polo Industrial de Camaçari – Bahia. Disponível em: http:www.coficpolo.com.br. Acessado em 25/07/2018.
O Polo Industrial de Camaçari – PIC completou, recentemente (29/06/2018), 40 anos do início de suas operações. O polo, que começou nos anos 1970 como complexo petroquímico, passou por um longo processo de diversificação e automatização industrial ao longo dos anos e se transformou em um dos maiores complexos industriais integrados do mundo atual.
Sendo assim, marque a afirmativa correta sobre essa importante concentração industrial do nordeste brasileiro e suas repercussões geográficas nos últimos 40 anos:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UNITAU SP/2019)
Nos últimos 70 anos, a economia brasileira passou por significativas transformações na sua estrutura produtiva. A indústria se desenvolveu, consolidando-se como o setor mais dinâmico, e a pauta de exportação se diversificou. Sobre o tema da industrialização no Brasil, observe o gráfico abaixo.
Considerando as informações e o gráfico, assinale a alternativa INCORRETA.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Como se pode observar no gráfico, o alto nível da taxa de desocupação e o medo do desemprego mostram que o Brasil ainda está longe de superar a atual crise econômica. Entre os motivos que acentuam a atual crise econômica brasileira, é correto citar
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UCB DF/2019)
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), versão 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divide e classifica as indústrias conforme os tipos.
MOREIRA, J. C.; SENE. E. de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016, com adaptações.
Com base no texto, assinale a alternativa que associa corretamente a característica ao tipo de classificação indicado.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Cidade de fronteiras abertas. Assim se configurou São Paulo no início deste século: palco que se preparava para ser território sob domínio do capital. Em menos de 30 anos, São Paulo passa de cidade/entreposto comercial de pouca importância no país escravocrata para cidade-vanguarda da produção industrial. De 30 mil habitantes em 1870, São Paulo passará a abrigar em 1907, uma população de 286 mil habitantes. Por outro lado, esta explosão populacional foi acompanhada por enorme crescimento industrial.
(Lúcio Kowarick. São Paulo Passado e Presente: as lutas sociais e a cidade)
O enorme crescimento industrial mencionado no texto ocorreu graças a estabelecimentos industriais, em sua maioria:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ESPM SP/2018)
Leia o texto:
A ideia de inovação industrial está relacionada à readequação tecnológica e ao aprimoramento técnico-científico que um país ou lugar consegue alcançar para que assim possa acompanhar as exigências das novas dinâmicas territoriais e a fluidez do mundo contemporâneo.
Geografia em Rede. E; Adão & Laércio Furquim, São Paulo, FTD, 2018.
Um exemplo de polo industrial brasileiro que melhor retrata a ideia contida no texto é:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(FGV/2018)
O tema da terceirização voltou, recentemente, ao debate no Brasil. Em 31 de março do presente ano, o Presidente da República sancionou, com alguns vetos, a Lei nº 13. 429, que permite a terceirização de todos os serviços em empresas públicas e privadas.
A respeito da terceirização, NÃO é correto afirmar:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(FGV/2018)
Fala-se muito hoje sobre a disputa de estados e municípios pela busca por empresas para se instalarem lucrativamente. A realidade é que, do ponto de vista das empresas, o mais importante é que nos pontos onde desejam se instalar haja um conjunto de circunstâncias vantajosas. Trata-se, na verdade, de uma busca por municípios produtivos.
(Milton Santos e Maria L. Silveira. O Brasil, 2006. Adaptado)
A disputa entre estados e municípios descrita no excerto corresponde
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(PUC RS/2018)
Um fluxo intenso de mudanças, atingindo todos os níveis da experiência social, transformou o cotidiano das populações urbanas do ocidente, marcado pelo desenvolvimento e uso da eletricidade, do petróleo, da siderurgia e pelos avanços dos transportes, das comunicações e da medicina. No ritmo dessas mudanças, surgiram os grandes complexos industriais e as metrópoles modernas, nas quais se observa uma nova temporalidade, marcada pelo ritmo de produção das máquinas, pela racionalização dos usos do tempo, com a implantação de relógios em espaços públicos.
(SEVCENKO, Nicolau. Introdução. In:
NOVAIS, Fernando (org.). História da
Vida Privada no Brasil. Vol.III. São Paulo: Cia. das Letras, 1998). Adaptado.
O contexto internacional da Revolução Técnico-Científica ao qual o texto se refere está relacionado à mudança institucional e à recomposição social e política da sociedade brasileira no período
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(UCB DF/2018)
A distribuição territorial das indústrias no Brasil obedece a raízes históricas e mostra-se bastante desigual. Observa-se nítida concentração industrial no Sudeste, particularmente no estado de São Paulo.
Entre os fatores locacionais que justificam a concentração da industrialização brasileira na Região Sudeste, destaca-se a
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade