Confira a série exclusiva de geometria que vai te preparar para o Enem. São 8 aulas com vídeos e mais 80 exercícios para você aprender geometria definitivamente!
Esta é a primeira aula da nossa série “Aprenda geometria de uma vez por todas”. Nesta introdução, vamos destrinchar os conceitos mais básicos da geometria, explicando de forma bem completa o que cada um significa. Também teremos uma seção para explicar um assunto muito presente nas provas do Enem, as projeções ortogonais.
Estude esta aula, acompanhando-a com a videoaula e faça os exercícios presentes ao fim do post. Se em alguma aula desta série você ficar em dúvida com algum termo ou conceito, pode voltar aqui para revisá-los.
Geometria
A geometria, uma das áreas mais antigas da matemática, se preocupa em estudar objetos geométricos e suas propriedades. Dentre elas podemos apontar características qualitativas, tais como posição relativa e formato, e outras quantitativas, tais como distância, tamanho, área e volume.
Na geometria, temos alguns objetos aos quais damos o nome de noções primitivas: são conceitos tão intuitivos que ficaria difícil defini-los formalmente. Eles são o ponto, a reta, o plano (espaços 2D como uma folha de papel, base da geometria plana) e o espaço (espaços 3D como o mundo físico, base da geometria espacial).
Pontos
Ponto é um objeto sem dimensão, forma ou definição. Por isso, dizemos que ele não tem comprimento, largura ou qualquer outra medida. O ponto será a base de toda geometria, já que ele pode representar uma localização no plano ou no espaço de forma bem definida.
Costumamos representar o ponto através de um pequeno círculo. Mas, é importante lembrar que essa representação é apenas ilustrativa e que o ponto não tem dimensões tal como o círculo que desenhamos.
Retas
Retas são formadas por uma infinidade de pontos compreendidos através de linhas. Intuitivamente entendemos o que é uma linha reta, algo que não faz curvas. Entretanto, matematicamente, podemos justificar que retas não fazem curvas já que sabemos primitivamente que entre dois pontos passa apenas uma reta.
Veja na imagem que, se a linha roxa fosse considerada uma reta, teríamos duas retas passando pelos pontos A e B. Contudo, não é o que está ocorrendo. Assim, sabemos que linhas retas são… retas!
Como apenas uma reta passa por dois dados pontos, representamos retas por dois de seus pontos. Você pode ver na legenda da imagem acima que nomeamos a reta pelo nome AB.
Retas são, de fato, infinitas. Elas se estendem para ambos os lados indefinidamente. Entretanto, como queremos representá-las em um espaço finito (tal como uma folha de papel), precisamos representar apenas uma parte dela. Essa representação é feita através de uma linha, que pode ou não conter setas em ambas as suas pontas (elas servem para representar a infinidade das retas).
Segmento de reta
Segmento de reta é definido como uma parte da reta. Isto é, dentre a infinidade da linha reta, o segmento de reta será uma parte dela com início e fim bem definidos.
Plano e espaço
É muito importante darmos uma atenção especial à diferença entre plano e espaço, já que esses objetos formam geometrias diferentes, mesmo que bem parecidas. Inclusive, possuem focos diferentes no Enem.
A geometria plana é aquela que conhecemos desde muito cedo. Ela se preocupa com figuras propostas dentro de um plano, tal como uma folha de papel, um quadro, uma tela de computador etc. No plano, as figuras têm duas dimensões de medidas: a largura e o comprimento.
Para o Enem, o foco dos problemas da geometria plana vai ser principalmente no cálculo de perímetro, com um segundo fogo no cálculo de áreas.
Observe que o plano que estudamos neste “galho” da geometria não é nada menos que um objeto formado por várias e várias retas, as quais são formadas por pontos. Dessa forma, podemos dizer que a geometria plana é aquela que estuda os objetos no nosso mundo físico em um espaço que contém 3 dimensões: largura, comprimento e profundidade.
Tudo que vale na geometria plana também vale na geometria espacial. Isso acontece porque o espaço em que estudamos na geometria espacial é formado por vários e vários planos que estudamos na geometria plana. Para o Enem, as questões têm uma atenção especial no cálculo de volumes, com uma segunda atenção ao cálculo de áreas.
Da mesma forma que nas retas, representamos o plano e o espaço ilustrando apenas partes deles.
Posição relativa entre retas e pontos
Podemos classificar as posições entre um ponto e uma reta ou entre duas retas de forma a entender melhor como esses objetos se relacionam. São posições bem simples e intuitivas, o que as tornam fáceis de entender. É importante lembrar que as classificações presentes aqui valem tanto para geometria plana quanto para espacial.
Ponto pertencente a uma reta
Um ponto pertence a uma reta quando ele é um dos pontos que a compõem:
Ponto não pertencente à reta
Um ponto não pertence a uma reta quando ele não faz parte dela:
Retas concorrentes
Duas retas são concorrentes se elas se encontram em único um ponto ou, ainda, quando elas se cruzam:
Retas perpendiculares
Duas retas são perpendiculares se elas se encontram em um único ponto e formam um ângulo reto, ou seja, um ângulo que vale 90º.
Retas paralelas
Duas retas são ditas paralelas se elas não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, se elas não se encontram.
Adicionalmente, dizemos que duas retas são paralelas coincidentes se elas têm todos os seus pontos em comum. Assim, duas retas que são exatamente iguais também são consideradas paralelas.
Projeção ortogonal
Um dos assuntos que mais caem em geometria no Enem é uma mistura das duas geometrias. A motivação que temos para fazer projeções ortogonais é a seguinte: como representaremos objetos do espaço (3D) em um plano (2D).
Uma das respostas a essa pergunta é aquilo que chamamos de projeções ortogonais. Intuitivamente, podemos pensar que a projeção ortogonal de um objeto é a sombra que um objeto faz em um plano exposto ao sol ao meio-dia. Veja a projeção ortogonal do ponto:
Veja agora a de um segmento de reta:
Observe que a projeção ortogonal do segmento é composta pela projeção ortogonal de todos os pontos do segmento.
O mais importante na resolução de exercícios envolvendo projeções ortogonais é manter o foco na hora de rascunhar as projeções. Vamos ver resolver um exemplo juntos:
Exemplo de projeção ortogonal
Uma formiga move-se sobre um castiçal de vidro transparente do ponto A para B em linha reta, percorre o arco circular BCD, sendo C localizado na parte da frente do castiçal, e desce o arco DE, como representado na figura.
Os pontos A, B, D e E estão sobre um mesmo plano perpendicular à mesa sobre a qual se encontra o castiçal.
A projeção ortogonal, sobre o plano da mesa, do trajeto percorrido pela formiga, do ponto A até o ponto E, é melhor representada por
a)
b)
c)
d)
e)
Veja que a projeção está sendo feita sobre o tampo da mesa, então precisamos pensar no caminho da formiga quando olhamos para ela de cima para baixo.
Para o traço AB, note que embora a formiga se mova de baixo para cima, quando olhamos o movimento por cima apenas notamos um movimento retilíneo. Dessa forma, sabemos que o trajeto AB será representado por uma reta (todas as alternativas).
Para o próximo trajeto, sabemos que a formiga vai do ponto B para o ponto D passando pelo ponto C. Note que quando observamos a lâmpada de cima para baixo, o furo tem formato circular, dessa forma, como a formiga irá este furo, o seu trajeto também terá formato circular para esses trechos (alternativas B, C e E).
Por fim, para o trajeto DE, note que ele tem as mesmas características do trajeto A e B, só é um pouco menor e tem sentido de cima para baixo. Assim, sabemos que esse trajeto também terá formato linear (alternativas A, C e D).
Assim, concluímos que a única alternativa que respeita todos os trajetos é a alternativa C.
Videoaula
Se você ainda não assistiu, recomendamos que estude este post acompanhado da videoaula a seguir. Ela é a primeira da série “Aprenda geometria de uma vez por todas”:
Exercícios sobre geometria básica
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2021)
O Atomium, representado na imagem, é um dos principais pontos turísticos de Bruxelas. Ele foi construído em 1958 para a primeira grande exposição mundial depois da Segunda Guerra Mundial, a Feira Mundial de Bruxelas.
Trata-se de uma estrutura metálica construída no formato de um cubo. Essa estrutura está apoiada por um dos vértices sobre uma base paralela ao plano do solo, e a diagonal do cubo, contendo esse vértice, é ortogonal ao plano da base. Centradas nos vértices desse cubo, foram construídas oito esferas metálicas, e uma outra esfera foi construída centrada no ponto de interseção das diagonais do cubo. As oito esferas sobre os vértices são interligadas segundo suas arestas, e a esfera central se conecta a elas pelas diagonais do cubo.
Todas essas interligações são feitas por tubos cilíndricos que possuem escadas em seu interior, permitindo o deslocamento de pessoas pela parte interna da estrutura. Na diagonal ortogonal à base, o deslocamento é feito por uni elevador, que permite o deslocamento entre as esferas da base e a esfera do ponto mais alto, passando pela esfera central.
Considere um visitante que se deslocou pelo interior do Atomium sempre em linha reta e seguindo o menor trajeto entre dois vértices, passando por todas as arestas e todas as diagonais do cubo.
A projeção ortogonal sobre o plano do solo do trajeto percorrido por esse visitante é representado por
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2021)
Um inseto percorreu sobre a superfície de um objeto, em formato de um prisma reto ABCDEFGH, com base retangular, uma trajetória poligonal, com vértices nos pontos: A – X – Y – G – F – E – X – G – E, na ordem em que foram apresentados.
É necessário representar a projeção ortogonal do trajeto percorrido pelo inseto sobre o plano determinado pela base do prisma.
A representação da projeção ortogonal do trajeto percorrido pelo inseto é
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
Uma torneira do tipo 1/4 de volta é mais econômica, já que seu registro abre e fecha bem mais rapidamente do que o de uma torneira comum. A figura de uma torneira do tipo 1/4 de volta tem um ponto preto marcado na extremidade da haste de seu registro, que se encontra na posição fechado, e, para abri-lo completamente, é necessário girar a haste 1/4 de volta no sentido anti-horário. Considere que a haste esteja paralela ao plano da parede.
Qual das imagens representa a projeção ortogonal, na parede, da trajetória traçada pelo ponto preto quando o registro é aberto completamente?
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Uma pessoa pede informação na recepção de um prédio comercial de como chegar a uma sala, e recebe as seguintes instruções: suba a escada em forma de U à frente, ao final dela vire à esquerda, siga um pouco à frente e em seguida vire à direita e siga pelo corredor. Ao final do corredor, vire à direita.
Uma possível projeção vertical dessa trajetória no plano da base do prédio é:
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Uma lagartixa está no interior de um quarto e começa a se deslocar. Esse quarto, apresentando o formato de um paralelepípedo retangular, é representado pela figura.
A lagartixa parte do ponto B e vai até o ponto A. A seguir, de A ela se desloca, pela parede, até o ponto M, que é o ponto médio do segmento EF. Finalmente, pelo teto, ela vai do ponto M até o ponto H. Considere que todos esses deslocamentos foram feitos pelo caminho de menor distância entre os respectivos pontos envolvidos.
A projeção ortogonal desses deslocamentos no plano que contém o chão do quarto é dado por:
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
A figura representa o globo terrestre e nela estão marcados os pontos A, B e C. Os pontos A e B estão localizados sobre um mesmo paralelo, e os pontos B e C, sobre um mesmo meridiano. É traçado um caminho do ponto A até C, pela superfície do globo, passando por B, de forma que o trecho de A até B se dê sobre o paralelo que passa por A e B e, o trecho de B até C se dê sobre o meridiano que passa por B e C. Considere que o plano α é paralelo à linha do equador na figura.
A projeção ortogonal, no plano α, do caminho traçado no globo pode ser representada por
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2012)
João propôs um desafio a Bruno, seu colega de classe: ele iria descrever um deslocamento pela pirâmide a seguir e Bruno deveria desenhar a projeção desse deslocamento no plano da base da pirâmide.
O deslocamento descrito por João foi: mova-se pela pirâmide, sempre em linha reta, do ponto A ao ponto E, a seguir do ponto E ao ponto M, e depois de M a C.
O desenho que Bruno deve fazer é
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
Na reforma e estilização de um instrumento de percussão, em formato cilíndrico (bumbo), será colada uma faixa decorativa retangular, como a indicada na figura, suficiente para cobrir integralmente, e sem sobra, toda a superfície lateral do instrumento.
Como ficará o instrumento após a colagem?
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Uma formiga encontra-se no ponto X, no lado externo de um copo que tem a forma de um cilindro reto. No lado interno, no ponto V, existe um grão de açúcar preso na parede do copo. A formiga segue o caminho XYZWV (sempre sobre a superfície lateral do copo), de tal forma que os trechos ZW e WV são realizados na superfície interna do copo. O caminho XYZWV é mostrado na figura.
Sabe-se que: os pontos X, V, W se encontram à mesma distância da borda; o trajeto WV é o mais curto possível; os trajetos XY e ZW são perpendiculares à borda do copo; e os pontos X e V se encontram diametralmente opostos.
Supondo que o copo é de material recortável, realiza-se um corte pelo segmento unindo P a Q, perpendicular à borda do copo, e recorta-se também sua base, obtendo então uma figura plana. Desconsidere a espessura do copo.
Considerando apenas a planificação da superfície lateral do copo, a trajetória da formiga é
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Um grupo de países criou uma instituição responsável por organizar o Programa Internacional de Nivelamento de Estudos (PINE) com o objetivo de melhorar os índices mundiais de educação. Em sua sede foi construída uma escultura suspensa, com a logomarca oficial do programa, em três dimensões, que é formada por suas iniciais, conforme mostrada na figura.
Essa escultura está suspensa por cabos de aço, de maneira que o espaçamento entre letras adjacentes é o mesmo, todas têm igual espessura e ficam dispostas em posição ortogonal ao solo, como ilustrado a seguir.
Ao meio-dia, com o sol a pino, as letras que formam essa escultura projetam ortogonalmente suas sombras sobre o solo.
A sombra projetada no solo é
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Sobre o(a) autor(a):
Essa aula foi preparada pelo professor Inácio Ávila. Inácio Ávila é graduando em matemática-licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
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