Conheça a história dos esportes coletivos e quais suas regras

Os esportes coletivos são aqueles jogados entre duas ou mais pessoas, com adversários. Entenda como se originaram, quais suas funções e como funcionam!

Os esportes coletivos, além de serem uma ótima maneira de diversão, também caem no Enem. Além de jogar, vamos estudar?

O esporte é algo que faz parte de nossas vidas. Tenho certeza que você já praticou alguma modalidade, assistiu na TV ou, no mínimo, já ouviu falar. O esporte é um instrumento usado não apenas para trabalharmos o corpo. O esporte é também um elemento sociocultural.

Instrumentos utilizados em esportes coletivosImagem 1: Fotografia de instrumentos utilizados em várias modalidades de esportes coletivos.

Podendo ser classificado em coletivo ou individual, ele pode ter o caráter educativo, participativo, focado no rendimento e na formação. Bora entender mais?

O que é esporte

A definição de esporte é bem ampla, mas a mais aceita é de que o esporte é um jogo oficializado. Portanto, possui regras e regulamentos e geralmente visa a competição.

Os esportes coletivos, dentro desse conceito, são aqueles jogados entre duas ou mais pessoas, com adversários. Enquanto isso, nos individuais, os atletas competem individualmente.

Origem do esporte

Os esportes estão presente na humanidade desde muito cedo. Primeiro, temos os registros daquilo de chamamos práticas pré-esportivas. Elas eram práticas que estavam diretamente ligadas à sobrevivência. Exemplos disso eram as atividades de correr, caçar, nadar ou procurar por território.

Assim que o homem deixa de ser nômade e estabelece moradias fixas, ele também começa a ter necessidade de lutar por esse espaço. Então as primeiras formas de lutas e combates começaram a surgir a partir daí.

Apenas após o surgimento das civilizações é que os esportes praticados começam a ser mais parecidos com os de hoje em dia. Indícios mostram que os egípcios, por exemplo, já praticavam esgrima e remo. Além disso, os gregos já praticavam algumas formas de ginástica como forma de educação e lutas.

Assim, os jogos, por si só, possivelmente foram uma das primeiras manifestações do homem. Alguns defendem até que o jogo é anterior à cultura. Um dos jogos primitivos são os jogos com bola. Acredita-se que, por ser muito semelhante às frutas, principalmente, a bola estava presente em atividades e práticas desde muito cedo. Alguns apontam que a cabeça humana também foi inspiração para os jogos com bola. Bizarro!

Jogos Olímpicos

Depois disso, os primeiros registros de uma grande competição, foram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, iniciados em 776 a.C. Eles sempre ocorriam no mesmo lugar: a cidade de Olímpia, na Grécia. Era lá que o vencedor recebia a popular coroa de louros.

Diferentemente das Olimpíadas atuais, os Jogos Olímpicos da Antiguidade tinham uma ligação religiosa, e as modalidades esportivas não eram tão diversas como atualmente. As principais e primeiras provas que aconteceram eram as corridas, que começaram com curtas distâncias e foram sendo ampliadas ao longo das edições, e o pentatlo.

Pintura de corrida na Grécia - Espostes coletivosImagem 2: Detalhe de uma representação das provas de corrida da Grécia Antiga (sim, eles competiam nus). Fonte: https://bit.ly/3kVFaQd.

Atualmente, as Olimpíadas são o maior evento esportivo do mundo. Assim, o objetivo dos maiores atletas é ter a oportunidade de competir em pelo menos uma. Acontecem a cada 4 anos, e a próxima rodada dos jogos acontecerá em Tóquio, sendo adiada para 2021. De acordo com o costume, ela aconteceria em 2020, entretanto, devido à epidemia do novo coronavírus, foi adiada.

Modalidades de esportes coletivos

Sabemos que existem diversas modalidades esportivas, então, se fossemos falar sobre todas elas, faltaria tempo! Portanto, vamos entender um pouco mais sobre as características gerais dos esportes coletivos, como funcionam em sua maioria.

As modalidades coletivas se caracterizam por enfrentamento entre duas equipes. O jogo acontece em terreno demarcado (quadras, campos, etc). No decorrer do jogo, as principais ações das equipes alternam-se entre ataque e defesa. Exemplos de jogos coletivos são: vôlei, futebol, handebol, basquete, entre outros.

Nessas modalidades, há sempre um objetivo: marcar pontos. Para o jogo ocorrer de maneira adequada, faz-se necessário sempre a presença de um árbitro. Assim, todas as regras são cumpridas.

Durante a defesa, o objetivo da equipe é impedir o avanço ou pontuação da outra, onde a equipe encontra-se sem a bola. A defesa se constitui em três possibilidades, o que chamamos de princípios operacionais. São eles: recuperação da bola, impedimento do avanço adversário e proteção do alvo.

Já no ataque e com a posse de bola, o objetivo se torna avançar e marcar pontos. Os princípios operacionais relacionados ao ataque são: conservação da bola, progressão da equipe e finalização da jogada. Alternando-se na dinamicidade do ataque e da defesa, as equipes contam com habilidades técnicas e táticas para chegarem ao objetivo final.

As habilidades técnicas dizem respeito à habilidade motora dos jogadores. Ou seja, para que o jogo corra bem, eles precisam realizar bons passes, dribles, ataques, etc. Já a habilidade tática diz respeito à inteligência da equipe em como montar situações de ataque e defesa que correspondam aos seus objetivos.

Vale lembrar que cada modalidade esportiva possui regras e características próprias. O vôlei, por exemplo, é jogado com uma rede dividindo as equipes. Já no basquete o objetivo principal é acertar a bola em uma rede, e no futebol, acertar no gol.

Funções dos esportes coletivos

Os esportes têm uma capacidade integrativa muito grande, e dentro da nossa sociedade eles podem aparecer de 4 maneiras: esporte educacional, esporte de participação, de rendimento e de formação. O esporte passou a ser reconhecido dessa maneira após a sanção da Lei Pelé, de 1998.

O esporte educacional pode ser praticado nas escolas ou fora delas. É voltado ao desenvolvimento pessoal de maneira integral, de maneira com que a competição não seja a característica principal, e onde todos possam participar. É visto como direito, que todos temos, pela prática do lazer, e exercício de cidadania.

O esporte de participação, ocorre quando indivíduos, de maneira voluntária, se propõe a praticar alguma modalidade. Seja para o bem-estar, cuidado com a saúde ou integração social. A famosa “pelada”, dos finais de semana (ou quartas-feiras?), se enquadram nessa classificação.

O esporte de rendimento tem como principal objetivo a formação de atletas. Geralmente ligados à uma federação, são altamente sujeitos a regras e competitividade, onde apenas os melhores permanecem. Os atletas dessa categoria provavelmente levam o esporte como profissão, dedicando-se integralmente a ele e sendo remunerados por isso.

Por fim, o esporte de formação é o que está presente na iniciação esportiva. Usado para o desenvolvimento, pode evoluir e ser levado a um esporte de rendimento, ou ter o intuito apenas recreacional.

Videoaula sobre esportes coletivos

Agora que você já entende um pouco mais do mundo dos esportes, assista esse vídeo mais detalhado sobre as características dos esportes coletivos e, em seguida, responda as atividades propostas. Bons estudos!

Exercícios

1- (UEM/2013)

Os jogos coletivos esportivizados, especialmente o handebol, possuem características próprias. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) O handebol caracteriza-se pela oposição entre duas equipes, pela possibilidade de invasão de quadra, pela luta da posse de bola, pelos deslocamentos com e sem bola e pelos arremessos ao gol.

02) Os princípios relacionados à fase defensiva de jogo são a conservação da bola, a progressão em direção ao gol adversário e a marcação do gol.

04) O handebol é um jogo previsível, em que a maioria das ações realizadas pode ser treinada e aperfeiçoada, assim como as decisões podem ser automatizadas, visando à excelência de resultados.

08) A técnica, a compreensão tática e as capacidades físicas e psicológicas são componentes da estruturação do jogo.

16) As trajetórias são meios técnico-táticos ofensivos individuais caracterizados por deslocamentos efetuados pelos jogadores que não possuem a bola.

2- (Enem/2016)

É possível considerar as modalidades esportivas coletivas dentro de uma mesma lógica, pois possuem uma estrutura comum: seis princípios operacionais divididos em dois grupos, o ataque e a defesa. Os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe com a posse da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando a obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária.

DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos — modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, out. 2002 (adaptado).

Considerando os princípios expostos no texto, o drible no handebol caracteriza o princípio de

a) recuperação da bola

b) progressão da equipe

c) finalização da jogada

d) proteção do próprio alvo

e) impedimento do avanço adversário

3- (Enem/2017)

São exemplos de “esportes individuais em interação com o oponente” e “esportes coletivos em interação com o oponente”, respectivamente,

a) judô e futebol americano.

b) lançamento de disco e polo aquático.

c) remo e futebol.

d) badminton e nado sincronizado.

e) salto em distância e basquetebol.

GABARITO

  1. 25 (01, 08, 16)
  2. B
  3. A

Sobre o(a) autor(a):

O texto foi escrito pela professora Milena Boeng, Bacharela em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Compartilhe: