Exercícios sobre formação, degradação e desertificação do solo

Preparamos um simulado sobre formação, degradação e desertificação do solo. São 10 perguntas e o gabarito sai na hora!

Os solos são recursos essenciais para a nossa existência. Como será que eles se formam? O que eles têm a ver com as rochas? Por que quando há cortes no solo, vemos diferentes colorações? A humanidade tem cuidado bem desse importante recurso? Teste os seus conhecimentos com o nosso simulado sobre formação, degradação e desertificação do solo.

Os solos são massas naturais que fazem parte da superfície terrestre, sendo capazes de abrigar vida vegetal e de outros organismos. Essas massas resultam da ação do clima e da biosfera sobre as rochas – seu material de origem.

A transformação da rocha em solo não é um processo rápido, e depende de diversos fatores como, por exemplo, a própria constituição da rocha-matriz. Nesta aula, veremos como esse processo ocorre e quais são os diferentes tipos de degradação do solo.

Os solos se constituem de diferentes partículas, como:

Grãos de areia: pequenos pedaços de rochas ou minerais, com diâmetro entre 0,05 a 2 mm, tendo como mineral predominante o quartzo.

Siltes: partículas do solo com um diâmetro que varia de 0,002 a 0,05 mm, compostas por feldspato, piroxênio, anfibólio, biotita, entre outros.

Argilas: partículas de solo tão pequenas que não podemos vê-las a olho nu. Possuem diâmetros menores que 0,002mm, com uma composição de secundários como ilita, montmorillonita e caulinita.

Muitas rochas podem parecer praticamente indestrutíveis, e podemos medir sua resistência através do nível de dureza. Mesmo assim, todas elas acabam se decompondo e virando solo, mesmo que lentamente, através de um processo conhecido como intemperismo.

intemperismo é o processo pelo qual as rochas são decompostas ou degradadas na superfície da Terra. Assim, fatores como temperatura, vento, chuvas, rios, oceanos, geleiras, neve, microrganismos, cobertura vegetal, dentre outros, desgastam as rochas, produzindo os sedimentos que formam os solos.

Reduzidas em partículas através do intemperismo, as rochas podem acumular-se como solo, ou serem transportadas por erosão, sendo depositadas na forma de sedimentos em outros lugares.

Resumidamente, podemos dizer que os solos são: resíduos do intemperismo, materiais alterados, heterogêneos e desagregados sobrepostos à camada rochosa. Eles podem se formar em encostas moderadas e suaves, planícies e terras baixas.

Formação e degradação dos solos

Assista à videoaula apresentada pelo professor Raphael Carrieri de Souza sobre a formação e a degradação dos solos e revise o conteúdo!

Resolva o simulado sobre formação, degradação e desertificação do solo

Pronto para responder às 10 questões sobre formação, degradação e desertificação do solo? O gabarito sai na hora. Boa sorte e bons estudos!

.

Compartilhe: