Aprenda mais sobre esses três tipos de linguagem que circulam socialmente e estão cada vez mais presentes nas provas do Enem e de diversos vestibulares. É pra você gabaritar em interpretação de textos.
A linguagem verbal, não verbal e mista são temas recorrentes no Enem e também nos vestibulares. Para entender quais são as suas características e como identificá-las, nesta aula vamos exemplificar cada um destes termos distinguindo e aproximando-as. E no final você ainda ganha dicas de Interpretação de Textos.
De modo rápido podemos definir a linguagem verbal como aquela que é transmitida pela voz, pela escrita e assim ela é como o próprio nome diz, verbalizada.
Além da utilização da linguagem verbal, a sociedade contemporânea emprega cada vez mais as linguagens não verbal e mista, possibilitando novas maneiras de se comunicar e de interagir.
Resumo inicial:
Confira com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito. É tema que sempre cai nas provas do Enem e nos vestibulares:
Linguagem verbal e linguagem não verbal
Logo, essas ocorrências com as variações da Linguagem Verbal, e ocorrências das linguagens não verbal e mista acabam sendo conteúdos muito presentes nos vestibulares e nas questões do Enem. Não somente na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas em todas as áreas do conhecimento.Este poema concreto é de autoria de Augusto de Campos e possui o título Pulsar. É um texto constituído por elementos verbais e não verbais, isto é, sua linguagem é mista.
Diferenças entre Charge, Cartum, e Quadrinho
Confira agora com a professora Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas para você identificar os tipos de linguagem e as características de Chargem Cartum, e Quadrinho:
As dicas da professora Mercedes:
- Você já sabe que treinar a interpretação de texto é a principal técnica para ter sucesso no Enem e demais vestibulares, não é?
- A interpretação é a sua principal aliada ao lado do conhecimento prévio dos conteúdos que são cobrados nas quatro provas.
- Além disso, saber interpretar um texto é uma habilidade fundamental na vida escolar, acadêmica e em situações do cotidiano.
- Quando a gente fala de “interpretação de texto”, estamos falando, também, de textos não-verbais, como charges, tirinhas e cartuns.
- Nesta aula acima, a professora diferencia charge, cartum e quadrinhos, elementos gráficos muito comuns nos exames.
O contexto da linguagem verbal, não verbal e mista
O semáforo e suas cores e as placas de trânsito sinalizam, comunicam e nos orientam por meio da linguagem não verbal.
O avanço da tecnologia ocasiona o surgimento de novas ferramentas, produtos, serviços, necessidades. Do mesmo modo, a tecnologia é a responsável pela emergência de novas linguagens, novos gêneros textuais e novas maneiras de se comunicar e ou comunicar algo. Tudo isso modifica o comportamento e a interação humana.
O cinema, a televisão, o computador, a internet, as redes sociais virtuais, a educação a distância, os tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos são alguns exemplos de aparelhos, ferramentas, serviços ou tecnologias que resultaram em novas dinâmicas de interação humana, bem como novas linguagens e gêneros textuais, sejam eles verbais ou não verbais.
O que é a linguagem verbal
A linguagem verbal apresenta-se como sendo a forma de comunicação feita através de palavras, sejam palavras orais ou escritas.
Uma conversa entre mãe e filho utiliza; uma listinha com os produtos que devem ser adquiridos no mercado também se vale da linguagem verbal. Um outro exemplo é a redação do Enem que também a utiliza, uma vez que você escreverá suas ideias no papel.
Um evento religioso, com o discurso oral do sacerdote, também utiliza a linguagem verbal.Manuscrito de A Hora da Estrela escrito a mão por Clarice Lispector
Exemplos
É cada vez mais comum, nas questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem, encontrarmos textos dos mais diferentes gêneros. São textos que nem sempre se manifestam exclusivamente por meio da palavra escrita. Portanto em consequência a isso geralmente aparecem questões de Interpretação de textos não verbais ou de textos mistos.
Ou seja, são textos constituídos por outras linguagens: uma pintura, uma fotografia, um gráfico ou infográfico. Poderíamos continuar incluindo inúmeros exemplos na nossa lista, pois as possibilidades são infinitas.
Não esqueça que as palavras “verbo” e “verbalizar” dizem respeito à “palavra”, independentemente de ela ser oral ou escrita. Do mesmo modo, a linguagem verbal segue essa lógica: é uma linguagem de palavras faladas ou escritas.
Veja algumas possibilidades em que a linguagem verbal pode ser empregada:
O que é linguagem não verbal
Os textos não verbais geralmente são expressos por imagens que signifiquem uma informação. Ou seja, para isso podemos classificar o texto não verbal como um texto sem palavras.
Isso mesmo: um texto sem palavras, que consta apenas com elementos visuais. Podemos explicar esse tipo de texto como uma mensagem que você troca com alguém por celular utilizando apenas emojis.
É possível? Perfeitamente possível. Esse, assim como em um texto com palavras, também é um ato de comunicação, com a diferença de que você não estará usando o código verbal, apenas o código visual.
Utilizamos a linguagem não verbal cotidianamente sem nos darmos conta. Os emojis são um exemplo disso: em uma troca de mensagens, uma figurinha já está comunicando ou informando algo.
A linguagem não verbal utiliza outros meios comunicativos que não a palavra, como imagens, gestos e sons. Por vezes, a utilizamos de forma inconsciente.
A linguagem não verbal será encontrada em:
Interpretação de textos não verbais
Para saber como interpretar um texto não verbal é preciso prestar atenção além dos enunciados, nas situações comunicativas. Nesses casos outros elementos que também auxiliam na construção do sentido são: os papéis sociais que os interlocutores desempenham, a intenção do locutor, as circunstâncias históricas ou sociais em que se dá a comunicação.
Por outro lado, se considerarmos o autor do texto não verbal é o locutor, e que o texto pertence ao gênero charge, então percebemos que a intenção do locutor e a finalidade central do texto são a de criar humor e divertir. A esse conjunto de fatores que formam a situação na qual o texto é produzido chamamos de contexto discursivo.
Entretanto ao conjunto da atividade comunicativa, ou seja, à reunião de texto e contexto discursivo, essa ação então é chamada de discurso. Discurso é a atividade comunicativa – constituída de texto e contexto discursivo (quem fala, com quem fala, com que finalidade, etc) – capaz de gerar sentido desenvolvida entre interlocutores.
Linguagem mista
Curiosamente, existe um outro tipo de linguagem. Trata-se da linguagem mista, isto é, uma linguagem que mescla as linguagens verbal e não-verbal. Na prática, isso quer dizer que há o uso simultâneo de palavras e de sinais (entre outros códigos) para comunicar algo ao interlocutor.
Um exemplo clássico de linguagem mista é quando acenamos e chamamos alguém pelo nome ao mesmo tempo ou quando concordamos com um sim, ao mesmo tempo em que movimentamos a cabeça em sinal positivo.
Além desses exemplos de aplicação de linguagem mista, também existem outros muito recorrentes no dia a dia. Conheça, a seguir, quais são os mais utilizados:
- Histórias em quadrinhos (mesclam figura e palavra);
- Cartazes (seja um publicitário, empresarial, entre outros. Geralmente, trazem imagens e palavras);
- Charges (utilizam desenho e texto para comunicação);
- Vídeos com legenda;
- Placas de sinalização com explicação textual.
Tiras humorísticas: exemplo de linguagem mista, uma vez que temos palavras e desenhos.
É importante salientar que, de maneira geral, a linguagem mista é utilizada quando se quer reforçar a mensagem a ser transmitida ao interlocutor ou simplesmente facilitar o entendimento do que se quer comunicar.
Linguagem não verbal, verbal e mista no Enem
Assim como foi dito anteriormente, a linguagem não verbal, verbal e mista é um tema muito recorrente no Enem. Por isso é importante salientar que isso não acontece somente nas questões de Linguagens (Português, Literatura, Artes, línguas estrangeiras). Tal construção é cada vez mais recorrente em questões de outras áreas do conhecimento, como Geografia, Biologia, História e até mesmo em Matemática, Física e Química.
Dito isso, é importante se atentar para o fato de que a linguagem está cada vez mais híbrida na atualidade. Ou seja, ela acaba se misturando a diferentes linguagens. Isto é, inserindo em um único texto diferentes elementos: palavras, imagens, cores, formas, números, símbolos, etc. Em outras situações sóciodiscursivas, um texto pode ser totalmente visual.
Mas a explicação vai além disso. É necessário que tenhamos consciência de como a linguagem se manifesta em todas as suas possibilidades.
Videoaula
Palavra ou imagem, qual é mais importante? Como identificar a linguagem verbal e a linguagem não verbal? Entenda com o vídeo da professora Mercedes, no canal do Curso Enem Gratuito.
Exercícios sobre linguagem verbal e não verbal
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1. Pergunta
(ACAFE SC/2018)
A terra está ali, diante dos olhos e dos braços, uma imensa metade de um país imenso, mas aquela gente (quantas pessoas ao todo? 15 milhões? mais ainda?) não pode lá entrar para trabalhar, para viver com a dignidade simples que só o trabalho pode conferir, porque os voracíssimos descendentes daqueles homens que primeiro haviam dito: “Esta terra é minha”, e encontraram semelhantes seus bastante ingênuos para acreditar que era suficiente tê-lo dito, esses rodearam a terra de leis que os protegem, de polícias que os guardam, de governos que os representam e defendem, de pistoleiros pagos para matar.(José Saramago)
Disponível em: <http://www.fabianocartunista.
com/2014/01/latifundio-e-reforma-agraria.html>
Acesso: 23 de set. de 2017.Sobre a charge e em conformidade com o texto, todas as alternativas são corretas, exceto a:
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2. Pergunta
(UNINORTE AC/2017)
NÃO DEIXE a vida apagar. Disponível em: <https://www.google.com.br/search>.
Acesso em: abr. 2017.Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem com atribuições específicas, tanto formais quanto de conteúdo.
Nessa campanha publicitária, predomina a função conativa da linguagem, porque o locutor
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3. Pergunta
(IBMEC SP Insper/2018)
Leia a charge.
(http://www.otempo.com.br) A charge mistura diversas linguagens na construção de um discurso capaz de
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4. Pergunta
(Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017)
TEM COISAS que não podem faltar á pessoa com deficiência.
Disponível em: <http://cristianafrazao.zip.net>. Acesso em: jan. 2017.Essa campanha institucional, através do jogo de ideias entre o texto verbal e não verbal, tem como objetivo
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5. Pergunta
(UERJ/2018)
Adaptado de br.pinterest.com. A sequência das falas indica uma compreensão do que seja esperança.
O recurso não verbal que reforça essa compreensão é:
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6. Pergunta
(ENEM/2018)
Disponível em: http://www.pedal.com.br. Acesso em: 3 jul. 2014 (adaptado). No texto, o uso da linguagem verbal e não verbal atende à finalidade de
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7. Pergunta
(Fac. São Francisco de Barreiras BA/2017)
SANTOS, Fabiano dos. Charge. Disponível em: <https://cantinholiterariososriosdobrasil.files.wordpress. com>. Acesso em: 12 nov. 2016 Da relação entre a linguagem verbal e a não verbal, é correto afirmar:
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8. Pergunta
(ENEM/2018)
Disponível em: http://www.separeolixo.gov.br. Acessado em 4 dez. 2017 (adaptado) Nessa campanha, a principal estratégia para convencer o leitor a fazer a reciclagem do lixo é a utilização da linguagem não verbal como argumento para
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9. Pergunta
(IFPE/2017)
Disponível em: <http://guicresportifolio.blogspot.com.br/>. Acesso: 10 maio 2017. Com base na propaganda no texto, analise as afirmativas abaixo.
I. Na propaganda das sandálias Havaianas, o caráter intertextual só pôde ser conferido por meio do diálogo entre o texto verbal e o texto não verbal.
II. O texto imagético tem por base uma importante obra de Anita Malfati, membro do movimento indianista brasileiro.
III. Abaporu, obra parodiada no texto, é um marco do movimento antropofágico brasileiro.
IV. Ocorre entre Abaporu e a campanha de Havaianas uma intertextualidade implícita, uma vez que não se dá na superfície textual.
V. O cacto e o sol, em segundo plano, não favorecem o diálogo entre a pintura de Tarsila do Amaral e a propaganda de Havaianas.
Estão CORRETAS apenas as proposições
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10. Pergunta
(IBMEC SP Insper/2018)
Analise a capa da revista Época, de 13.11.2017.
As informações verbais e não verbais presentes na capa permitem concluir que