Comuna de Paris: o que foi, como surgiu e terminou

Entenda nesta aula os motivos pelos quais historiadores afirmam que a Comuna de Paris foi o primeiro governo de operários existente. Revise a Comuna de Paris nesta aula de História para o Enem!

O contexto da Comuna de Paris

O século XIX, para a Europa, foi um grande turbilhão de transformações. Neste período ocorreram inúmeras transformações de forma muito rápida e intensa. Dentre elas podemos destacar as disputas entre valores iluministas, burguesia e a repressão do Congresso de Viena, a Revolução Industrial, os movimentos de trabalhadores e a invasão dos continentes africanos e asiáticos.

Essas transformações foram dominadas por quatro correntes de pensamento: o liberalismo, o nacionalismo, o socialismo e o anarquismo. Cada uma delas defendia interesses de grupos específicos, e é justamente na disputa desses interesses que revoluções e revoltas, como a Comuna de Paris, iriam surgir.

Em 1852, o então presidente da França, Luís Bonaparte (conhecido como Napoleão III) foi coroado imperador com apoio da igreja, burguesia e do exército. Em seu governo, o foco foi expandir a indústria e os domínios coloniais franceses, adentrando o espírito nacionalista de seu período. Acontece que outras nações, como foi o caso da Prússia, também tinham pretensões imperialistas. Isso provocou um choque de interesses com o imperador francês.

Guerra Franco-Prussiana

O chanceler Otto Von Bismark, da Prússia, entrou para a história como principal liderança na unificação alemã. Após anexar territórios até então dominados pela Dinamarca e pelo Império Austro-Húngaro, chegava a vez de dominar territórios sob controle francês. Tratava-se da região de Alsácia-Lorena, que tinha uma abundância de recursos minerais como ferro e carvão – elementos essenciais durante a Revolução Industrial. Essa mesma região seria devolvida à França no fim da Primeira Guerra Mundial. No entanto, seria recuperada pelos alemães sob o comando de Hitler.

A guerra entre alemães e franceses se iniciou com a manipulação de Bismark de telegramas escritos pelo rei alemão Guilherme I e destinados à Napoleão III. O conflito já esperado pelos líderes alemães que haviam alimentado a xenofobia do povo em relação aos vizinhos. Logo após o início do confronto, as tropas francesas foram derrotadas. O próprio Luís Bonaparte chegou a ser feito prisioneiro. Em 1871, o presidente provisório da França, Louis Adolphe Thiers, negociou a rendição da França.

comuna de paris
Figuras 1 e 2: Luís Bonaparte, ou Napoleão III, segundo imperador da França e Otto Von Bismarck, chanceler alemão, respectivamente. Imagens retiradas de: http://twixar.me/1sPn e http://twixar.me/TsPn, respectivamente.

O que foi a Comuna de Paris

A rendição do governo francês provocou a indignação de parte expressiva da população, principalmente dos nacionalistas e dos militares. Nesta atmosfera de crise política, as angústias provocadas pelas precárias condições de trabalho às quais o povo francês estava submetido alimentaram ainda mais as tensões. Então, em março de 1871, as massas insatisfeitas depuseram os líderes franceses e instauraram um governo de caráter popular que ficou conhecido como Comuna de Paris.

No entanto, a experiência durou apenas dois meses. Apesar de sua curta duração, sua importância para a história europeia é central, pois foi defendida por Marx e por muitos historiadores ainda hoje como o primeiro governo socialista. A Comuna funcionou durante sua existência como um governo popular no qual trabalhadores e outros líderes tomavam as decisões em conjunto.

Assim, aboliram o trabalho noturno, decretaram sufrágio universal (com a inédita inclusão das mulheres), o congelamento de preços para itens básicos, a ocupação de fábricas e prédios vazios, a instituição do ensino público obrigatório, a redução da jornada de trabalho, entre outras pautas populares. Dessa maneira, a Comuna de Paris não se tornava apenas uma ameaça para os monarquistas depostos, mas para toda alta burguesia que via suas fontes de riquezas ameaçadas.

O fim da Comuna de Paris

A reação contra a Comuna não tardou: foi realizada uma aliança entre o governo francês deposto e os alemães. Com um ataque massivo, os revoltosos foram massacrados, chegando a quase 20 mil mortos e a mais de 50 mil presos. O socialismo só conseguiria reaparecer no poder com a Revolução Russa, em 1917, 46 anos após a Comuna de Paris.

comuna de paris
Figura 2: Mulheres na Comuna de Paris. Fonte: http://twixar.me/GsPn

Videoaula

Quer saber mais sobre a Comuna de Paris? É só assistir a esta videoaula do canal Parabólica!

Exercícios

Agora que você já entendeu o que foi a Comuna de Paris e em que contexto ela surgiu, responda às questões a seguir!

.

Sobre o(a) autor(a):

Os textos acima foram preparados pelo professor Angelo Antônio de Aguiar. Angelo é graduado em história pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrando em ensino de história na mesma instituição e dá aulas de história na Grande Florianópolis desde 2016.

Compartilhe: