5 dicas para mandar bem na prova de Espanhol do Enem

Confira essas dicas valiosas para se sair bem na prova de Espanhol no Enem. Aproveite para estudar os temas recorrentes no Exame!

Ao fazerem sua inscrição para o Enem, muitos estudantes optam pela língua estrangeira espanhol por acreditar ser mais fácil, devido sua proximidade com o português. Mas, é importante lembrar que há muitas pegadinhas nesta proximidade, e isso pode atrapalhar o desempenho do estudante. Veja aula até o final (tem dois vídeos bem interessantes pra estudar Espanhol!).

A prova de espanhol no Enem contém apenas 5 questões, que testam muito mais a capacidade de leitura e interpretação de texto do que a gramática propriamente dita. Porém, não se deve deixar seu estudo de lado: de um jeito ou de outro a gramática aparece!

prova de Espanhol do Enem
¿Hablas español?. Fonte: https://bit.ly/2z7pTW6

Como falei acima, a interpretação de texto é o forte da prova de espanhol do Enem. É importante saber que os textos, que compreendem crônicas, tirinhas, anúncios, reportagens, entre outros, estão em espanhol, mas as questões estão em português.

Para que você obtenha sucesso na prova de espanhol, seguem dicas que irão ajudar muito na hora de resolver as questões do Enem:

1. Leia o edital com atenção

É preciso entender o que a prova do Enem vai avaliar. Para tanto, é necessário ler o edital com atenção e basear-se nas informações do mesmo para estudar.

2. Tenha um bom vocabulário e conhecimento de atualidades

Para isso, é necessário ler muito, visitar sites em língua espanhola (sobretudo sites de notícia), praticar com simulados e com provas anteriores.

Abaixo segue uma lista de jornais em língua espanhola para que você pratique a leitura e enriqueça seu vocabulário.

Espanha: https://elpais.com/

Chile: http://lanacion.cl/

Argentina: https://www.clarin.com/

México: https://www.eluniversal.com.mx/

Uruguai: https://www.elpais.com.uy/

Colômbia: https://www.eltiempo.com/

3. Não se atenha a palavras isoladas

Ao fazer a leitura do texto que será interpretado, não se atenha a palavras isoladas, procure entender a ideia como um todo. Palavras isoladas podem atrapalhar o entendimento da questão. Leia toda a frase e busque uma tradução pra ela, assim ficará muito mais fácil de entender o texto.

Veja nossa aula sobre interpretação de textos para entender melhor como resolver a prova do Enem:

4. Estude gramática

Apesar da prova do Enem ser basicamente de interpretação textual, é muito importante conhecer a gramática da língua.

Observe abaixo alguns itens aos quais vale a pena dar uma maior atenção:

– Diferença entre EL / LO > ELé o artigo masculino singular, nosso O, e deve ser usado diante de substantivos. Já LO é um artigo neutro, usado diante de adjetivos, advérbios, do pronome relativo QUE e acompanhado de preposição. Preste atenção!

Advérbios > Alguns advérbios, por serem semelhantes aos do português, geram problemas para o estudante, pois são falsos cognatos. É o caso do advérbio TODAVÍA (que significa ainda).

Outros são bastante requisitados em provas, como por exemplo o SIN EMBARGO (que significa “no entanto”) e MIENTRAS (significa “enquanto”).

Heterossemânticos > Os falsos cognatos são outro problema: estas palavrinhas confundem a cabeça do estudante e é importante conhecê-las. Dica:

Verbos > Conhecer a conjugação verbal em espanhol também faz parte do pacote de estudos. Vai facilitar o entendimento dos textos e agilizar a tradução.

Saiba mais sobre: Pretérito PerfeitoPretérito ImperfeitoCondicional Simples do IndicativoParticípio e Uso do Verbo Gustar.

Conjunções > São elas que conectam as partes das orações e dão sentido para as mesmas.

5. Mude a ordem de leitura da prova

Em geral, as provas de espanhol do Enem vêm estruturadas da seguinte maneira: texto em espanhol; enunciado em português; alternativas em português.

A ideia é começar lendo o enunciado com atenção, isso ajuda a ter foco na hora da leitura do texto. Em seguida, faça uma leitura superficial do texto e pelo menos mais uma leitura para entender bem. A seguir, procure nas alternativas a que melhor se encaixa como resposta.

Chegar ao texto principal com um objetivo específico reduz bastante o tempo de assimilação.  Agora é só levar em conta os itens acima, estudar e arrebentar no Enem!

Bom estudo!

5 dicas essenciais para ir bem em Espanhol no Enem:

Resolvendo a prova de Espanhol do Enem 2018:

https://youtu.be/rVqeCYPHzCA