Exercícios sobre características e classificação dos répteis

Preparamos um simulado para que você possa testar o seu aprendizado sobre a classificação e características principais dos répteis.

Os répteis compõem uma classe de animais pertencente ao Filo dos Cordados. Dentro desse grupo encontramos animais tetrápodes com pele altamente queratinizada, representados pelas serpentes, lagartos, tartarugas e jacarés.

Esses animais apresentam diferentes características e adaptações que permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre. Isso quer dizer que os répteis são os primeiros animais vertebrados a não precisarem mais do ambiente aquático ao longo do seu ciclo vital.

Os répteis são os primeiros animais amniotas. Isso quer dizer que eles possuem um anexo embrionário chamado âmnion (ou membrana amniótica) que reveste os demais anexos embrionários e os próprios embriões.

Com o surgimento de cascas resistentes nos ovos, essa característica permite que os embriões fiquem protegidos contra a desidratação no interior do ovo, mesmo que estejam em um ambiente seco.

Com essas adaptações, os répteis eliminaram a necessidade do ambiente aquático ao longo de seus ciclos vitais. Diferentemente dos peixes e anfíbios cujos ovos são frágeis e desidratam facilmente, além de apresentarem fases jovens aquáticas, como é o caso dos alevinos e girinos.

Além dessas adaptações com desenvolvimento embrionário, uma outra característica importante para a conquista do ambiente terrestre é o revestimento do corpo desses animais. A pele dos répteis é altamente queratinizada e seca. Em muitas espécies, há o desenvolvimento de escamas, placas dérmicas e ósseas. Isso tudo faz com que essa pele seja resistente e evite a desidratação.

Por fim, podemos destacar que o fato de a pele ser muito espessa impede que ela realize trocas gasosas. Dessa maneira, a respiração pulmonar é bem desenvolvida nessa classe de vertebrados.

As adaptações que permitiram que esses animais conquistassem o ambiente terrestre fizeram com que eles conseguissem ocupar diferentes hábitats. Sendo assim, podemos dizer que os répteis possuem uma ampla distribuição, sendo encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida.

Entretanto, são mais abundantes nas regiões mais quentes dos trópicos. Nesses ambientes atuam principalmente como predadores, sendo a maior parte das espécies carnívoras.

Existem pouco mais de oito mil espécies de répteis distribuídas pelo planeta. Eles são animais com formatos e tamanhos e cores bastante variados, podendo ter desde poucos milímetros como o lagarto Jaraguá sphaero, ou vários metros de comprimento, como os crocodilos.

Em geral, possuem quatro membros, sendo considerados tetrápodes. Esses membros geralmente são adaptados para caminhar, correr ou trepar. Porém, há espécies que apresentam membros na forma de remos, auxiliando na natação, como as tartarugas. E também espécies cujos membros estão ausentes, como é o caso das cobras que se deslocam rastejando.

Além disso, assim como os anfíbios e peixes, esses animais são considerados pecilotérmicos (heterotérmicos). Isso porque não possuem mecanismos metabólicos para manter sua temperatura constante. Sendo assim, precisam de fontes externas para aquecerem seus corpos.

Reino animal e suas características

Simulado sobre os répteis

Agora que você refrescou a memória, vamos para o simulado? Responda 10 questões sobre os répteis e confira o gabarito para verificar o seu desempenho!

.

Compartilhe: