Na aula de hoje iremos conhecer um pouco mais sobre um Estados Unidos “recém-nascido”, onde viveram personagens históricos como Benjamin Franklin e George Washington. Mergulhe nessa história conosco aqui no Curso Enem Gratuito!
Para entendermos o período da história em que ocorreu a independência dos Estados Unidos, comecemos imaginando o continente americano durante o período colonial. Mais especificamente, a região das 13 colônias britânicas, banhadas pelo Atlântico, na América do Norte. Desde de o início do século XVII, em 1607, essa região passou a ser gradativamente ocupada por imigrantes com o auxílio das Companhias de Comércio, empresas privadas que promoveram a colonização daquele território.
Ao sul, o cenário era mais quente e lembrava o clima de outras colônias tropicais. Sendo assim, era muito propício para a plantação de algodão e tabaco. Nessa região, a maioria da população era de negros escravizados trazidos da África, além de alguns trabalhadores brancos e da elite fundiária.
Mais ao norte o cenário era distinto: tinha um comércio interno mais desenvolvido, bem como uma produção manufatureira. Além disso, a mão de obra era livre, pois vigorava a ética protestante levada por imigrantes puritanos.
Guerras e impasses políticos com a Inglaterra
As duas regiões das 13 colônias coexistiam com suas diferenças. Porém, nesse período, inúmeras guerras coloniais contra franceses, espanhóis e indígenas eram deflagradas. Enquanto isso, o Estado inglês não mantinha sua burocracia (instituições e funcionários) presente na colônia. Mas as constantes guerras por interesses territoriais desagradavam muitos colonos que lá viviam.
Por exemplo, quando os ingleses lideravam os colonos para conquistar novos territórios, muitos acabavam perdendo suas propriedades, contraindo dívidas e arriscando suas vidas. E o pior é que, após todo esse esforço, muitas vezes as regiões conquistadas eram devolvidas por conta de acordos políticos.
A insatisfação com este tipo de situação foi se acumulando com o passar dos anos. Seu ápice foi atingido quando o Estado inglês decidiu criar novos impostos para compensar os gastos com a Guerra dos 7 anos, contra a França (1756-1763). Além disso, nesse período ocorreram medidas restritivas em relação à economia colonial, pois o desenvolvimento econômico das colônias competia com os produtos da própria Inglaterra.
O mercado de consumo da burguesia britânica começou a ficar limitado, o que foi péssimo do ponto de vista capitalista, principalmente com o surgimento da Revolução Industrial. Algumas das medidas fiscais da metrópole para frear o desenvolvimento econômico colonial foram a criação de novos impostos e a criação leis que limitavam o comércio.
Dentre a criação e o aumento de impostos, damos destaque à Lei do Açúcar e à Lei do Selo. A primeira aumentou a taxação de produtos como açúcar e café. Já a segunda encareceu as publicações e a circulação de documentos oficiais. Outra medida que provocou muita insatisfação foi a criação do Monopólio da Companhia das Índias Orientais sobre a venda de chá pela Lei do Chá, em 1773.
Festa do Chá de Boston
A soma desse aumento tarifário e das novas normas provocou a reação dos colonos. Uma das revoltas mais conhecidas foi o episódio chamado Festa do Chá de Boston. Colonos disfarçados de indígenas invadiram embarcações inglesas no porto de Boston e jogaram ao mar diversas caixas de chá da Companhia das Índias Orientais.
Em represália ao episódio da Festa do Chá, o governo inglês resolveu instituir novas medidas autoritárias que ficaram conhecidas na colônia como Leis Intoleráveis. Essas, por sua vez, obrigavam os colonos a darem abrigo aos soldados ingleses em suas propriedades, ordenavam o fechamento do porto de Boston, proibiam reuniões e manifestações políticas contra a metrópole e aumentaram a presença militar na colônia. Um episódio conhecido como Massacre de Boston, onde soldados ingleses mataram 5 colonos, também contribuiu para o aumento das tensões.
Ao passo que as insatisfações dos colonos e de suas elites cresciam, as ideias liberais e iluministas vindas da Europa com intelectuais e estudantes davam base para a revolta daqueles sujeitos. Textos como “Ensaio sobre o governo civil”, de John Locke, eram lidos e debatidos por grupos de habitantes das colônias. Dessa maneira, os ataques à economia colonial deram razões materiais para a luta contra a metrópole, e as ideias iluministas formavam a base teórica para isto.
Primeiro e segundo Congressos da Filadélfia
Diante da situação em que se encontrava a colônia, lideranças políticas organizaram em 1774 o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia. A reunião tinha o objetivo de exigir a retirada das sanções aplicadas pela Inglaterra, mas ainda jurando lealdade ao governo da metrópole. Em reposta, o governo inglês aumentou o efetivo militar na colônia, o que causou novos conflitos armados.
Então, em 1776, é realizado o Segundo Congresso Continental da Filadélfia, que contou com mais apoio das colônias do sul, inclusive a Geórgia. No dia 2 de julho, o congresso votou pela separação das colônias em relação à Inglaterra. Dois dias depois, em 4 de julho, estava elaborada a Declaração de Independência dos Estados Unidos, um dos documentos mais importantes da história daquele país.
Thomas Jefferson foi um de seus autores. E, junto com Benjamin Franklin, que buscava apoio de outras nações na Europa, formavam as principais lideranças intelectuais do processo de independência. George Washington, fazendeiro da Virginia, proprietário de negros escravizados e posteriormente o primeiro presidente estadunidense, fora um dos comandantes das tropas coloniais na guerra.
A vitória dos colonos se concretizou, em boa medida, graças ao apoio da Espanha e da França, que tinham grande interesse em prejudicar a Inglaterra. No caso francês, o apoio era mobilizado também como uma espécie de revanche pela Guerra dos Sete Anos. Contudo, a monarquia francesa não contava que ao gastar com este conflito e apoiar a luta de uma população com discurso liberal contra seu governo, também acabaria incentivando os franceses a lutarem contra o regime absolutista em que viviam.
O fim do conflito e a independência dos Estados Unidos
A guerra entre ingleses e norte-americanos se estendeu até 1783, quando a paz foi acertada pelo Tratado de Paris. Em 17 de setembro de 1787, foi promulgada a Constituição, que ainda é a que vigora com 27 outras emendas. Nel,a os líderes das ex-colônias entraram em acordo com a formação de uma República Federativa: as ex-colônias passaram a ser denominados estados e mantiveram parte de sua autonomia, mas uniam-se em uma nação para resguardar a tão valiosa independência.
Daí provém o nome “Estados Unidos da América”, a primeira nação a se tornar independente de um Estado europeu neste continente. As treze listras da bandeira daquele país representam as ex-colônias, e as estrelas os estados. Na medida em que novos estados surgiam, a bandeira foi modificada, até o número atual de 50 estrelas
Além disso, optou-se pela tripartição dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário, tal como Montesquieu defendia. Ao longo do texto constituinte, fica evidente o tom iluminista e liberal de valorização do indivíduo detentor de direitos e de liberdade. Porém, isso não foi aplicado plenamente para as mulheres e nem para os negros.
Videoaula
Agora que você já leu nossa aula, que tal assistir a esse vídeo sobre a Independência dos EUA?
Exercícios sobre a independência dos Estados Unidos
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(PUCCamp SP/2016)
Os homens reunidos em sociedade (relevem-me este tom meio pedante) estão virtual e tacitamente obrigados a obedecer às leis formuladas por eles mesmos para a conveniência comum. Há, porém, leis que eles não impuseram, que acharam feitas, que precederam as sociedades, e que se hão de cumprir não por uma determinação de jurisprudência humana, mas por uma necessidade divina e eterna. Entre essas, e antes de todas, figura a da luta pela vida (…)
(ASSIS, Machado de. Obra completa.
Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1986, p. 432)
A imposição, pelas metrópoles, de leis severas às populações de suas colônias, contribuiu para acirrar movimentos pela independência nas Américas. Isso pode ser constatado ao examinarmos o impacto
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(FGV/2014)
(…) Nós temos essas verdades como evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem iguais; que o seu Criador os dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais a Vida, a Liberdade e a procura da Felicidade; que para garantir esses direitos, os homens instituem entre eles Governos, cujo justo poder emana do consentimento dos governados; que, se um governo, seja qual for a sua forma, chega a não reconhecer esses fins, o povo tem o direito de modificá-lo ou de aboli-lo e de instituir um novo governo, que fundará sobre tais princípios e de que ele organizará os poderes segundo as formas que lhe parecem mais próprias para garantir a sua Segurança e a sua Felicidade.
(Declaração de Independência dos Estados Unidos da América do Norte,
04 de julho de 1776 apud Gustavo de Freitas, 900 textos de História. p. 60)
Segundo o documento, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(Fac. Direito de Sorocaba SP/2013)
A partir dos anos 1760, foram impostas várias taxações. Foram criados a Lei do Açúcar, a Lei do Selo e os impostos sobre chá, papel, tintas, chumbo e vidro. A Lei do Selo determinava que todos os jornais e documentos legais e até mesmo cartas de baralho deveriam pagar um tributo e receber um selo estampado pelo governo para comprovar o recolhimento da taxação. O principal efeito dessas medidas foi a indignação dos grandes comerciantes e de toda a população, que se viu prejudicada com a iniciativa despótica. Assim, aconteceram vários conflitos, dando mostras da reação às taxações impostas.
(Cabrini, Catelli e Montellato, História Temática:
o mundo dos cidadãos. Adaptado)
Consequência do processo descrito no trecho citado, o lema “Sem representação não há taxação” refere-se à
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(Mackenzie SP/2013)
A respeito do processo de independência das 13 Colônias, julgue os itens a seguir.
I. Inseriu-se no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial, combatendo tentativas de imposição do “Pacto Colonial”, por parte de sua metrópole.
II. Inaugurou a época das lutas pelas independências na América, sendo seguida, quase que ao mesmo tempo, pela independência brasileira.
III. Baseou-se nos princípios liberais do Iluminismo, adotando o federalismo, a tripartição dos poderes e o sufrágio universal para alfabetizados.
IV. Resultou na promulgação de uma Constituição, em 1787, que, apesar de práticas liberais, manteve a escravidão e o poder político nas mãos de certos grupos.
V. Teve na religião católica seu substrato ideológico, por isso, o puritanismo rapidamente espalhou-se pelo país e o “Destino Manifesto” originou a sua expansão territorial.
Estão corretas
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UEFS BA/2013)
No aspecto político, as Treze Colônias desenvolveram-se com grande autonomia. Cada colônia tinha sua própria assembleia, que era encarregada de elaborar leis, votar o orçamento e administrar o recolhimento dos impostos. Assim, desde cedo os colonos americanos desenvolveram hábitos e sentimentos de autonomia em relação à metrópole inglesa. (BOULOS JR. 2004, p. 131).
BOULOS JR., A. História: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 8o ano, 2004.
Os “sentimentos de autonomia” levaram as Colônias Inglesas da América, em meados do século XVIII, a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UEPA/2013)
Em 4 de julho de 1776, o Segundo Congresso Continental assinou a famosa Declaração de Independência das 13 colônias inglesas, a partir de então chamadas de estados. Essa declaração significou:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UFU MG/2013)
Desafio o mais acalorado defensor da reconciliação a apresentar uma única vantagem que este continente possa colher da sua ligação à Grã-Bretanha. Repito e desafio: não se tira disso uma só vantagem. O nosso trigo receberá o seu preço em qualquer mercado da Europa, e as nossas mercadorias importadas terão de ser pagas, compremo-las onde quer que queiramos. Os homens de espírito passivo encaram com certa leviandade as ofensas da Grã-Bretanha e são capazes de exclamar: “vinde, vinde, seremos novamente amigos apesar de tudo”.
PAINE, Thomas. Senso Comum. In. WEFFORT, Francisco Correia
(org.) Os Pensadores. Jefferson, Federalistas, Paine,
Tocqueville. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Adaptado)
Escrito em fevereiro de 1776 na Filadélfia, o panfleto Senso Comum revela
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UNIUBE MG/2013)
Leia o fragmento com atenção:
“Nós, o povo dos Estados Unidos, com vistas a formar uma união mais perfeita, ordenamos e estabelecemos a presente Constituição para os Estados Unidos da América. Artigo I Secção I – Todos os poderes legislativos concedidos pela presente lei serão confinados a um Congresso dos Estados Unidos, que se comporá de um Senado e duma Câmara dos Representantes. Artigo II Secção I – O poder executivo é conferido a um Presidente dos Estados Unidos da América. Ficará em funções durante um período de quatro anos, e será eleito (…) Artigo III Secção I – O poder judicial dos Estados Unidos será confiado a um Tribunal e aos tribunais inferiores que o Congresso julgue necessário criar e estabelecer (…)”
Constituição dos Estados Unidos da América. In: FREITAS, Gustavo.
900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano Ed. 1976, v.III, p.64.
O fundamento da divisão de poderes da Constituição dos Estados Unidos da América é:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(FGV/2012)
“Consideramos (…) que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que para garantir esses direitos são instituídos entre os homens governos que derivam os seus justos poderes do consentimento dos governados; que toda vez que uma forma qualquer de governo ameace destruir esses fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, assentando a sua fundação sobre tais princípios e organizando-lhe os poderes da forma que pareça mais provável de proporcionar segurança e felicidade.”
A Declaração de Independência dos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p. 53.
Sobre a Declaração de Independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(PUC RJ/2012)
Do século XV ao XIX, uma enorme quantidade de africanos foi alocada pelo tráfico negreiro nos territórios americanos que se encontravam sob o controle dos impérios europeus. Por causa dessa imigração forçada, cerca de 400 mil cativos foram enviados para as colônias da América inglesa, 1,6 milhão para a América espanhola e 3,6 milhões para a América portuguesa. Levando-se em conta a intermitente ação do contrabando, chega-se a um total de 10 milhões de pessoas. Sabe-se, entretanto, que a escravatura sobreviveu ao mundo colonial e ajustou-se às formas de governo que, com a independência, dois Estados americanos politicamente soberanos – Estados Unidos e Brasil – adotaram para si.
Analise as afirmativas abaixo que relacionam escravidão e estado-nação independente.
I. Embora a República norte-americana, por princípio, pregasse a ampliação da igualdade política, modificações sutis feitas na Carta Constitucional de 1787 expressaram os arranjos políticos entre os estados escravistas e os estados livres.
II. No Brasil, a escravidão foi defendida apenas pelos cafeicultores fluminenses e mineiros, mas o poder de ambos junto ao Imperador mostrou-se suficiente para mantê-la até o final do Segundo Reinado.
III. Ordem monárquica ou ordem republicana importaram pouco para os escravos naquelas sociedades e para os libertos, que continuaram sendo segregados pela cor e tiveram sua mobilidade social igualmente dificultada.
IV. A aceitação da existência de “diferentes condições de gente” pela Monarquia brasileira e a manutenção de privilégios para alguns cidadãos, contribuíram para tornar a escravidão fenômeno naturalizado aos olhos de muitos contemporâneos.
São afirmativas corretas:
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre independência dos Estados Unidos para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Os textos acima foram preparados pelo professor Angelo Antônio de Aguiar. Angelo é graduado em história pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrando em ensino de história na mesma instituição e dá aulas de história na Grande Florianópolis desde 2016.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade