Resumo com simulado de Linguagem, Língua e Fala

Veja agora no resumo com simulado de Linguagem, Língua e Fala as caracteríticas e principais diferenças na estrutura de cada uma no Idioma e na Comunicação entre os seres humanos.

Aprenda agora as diferenças entre Linguagem, Língua e Fala para mandar bem nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio. A Línguagem é um Sistema de Sinais Linguísticos; A Língua é um conjunto de palavras organizadas por regras gramaticais; A Fala é a forma pessoal de expressão de cada indivíduo. A fala pode ser verbal, ou não verbal. Confira agora no resumo com simulado de Linguagem.

Linguagem

Precisamos fazer um combinado aqui, tudo bem? Quando se fala em “linguagem animal”, devemos pensar em um sistema de comunicação bem sofisticado entre membros de uma mesma espécie, mas não chega a constituir uma linguagem com o sentido aqui definido. Isso é um assunto para outro momento, beleza?

A linguagem é o ponto mais abrangente quando se fala em linguagem, língua e idioma. Pense da seguinte maneira: a linguagem é um guarda-chuva e sob ele temos a língua, a fala, o dialeto e as variações linguísticas.

Publicidade

Sendo assim, a linguagem é uma ferramenta que usamos para transmitir ideias, conceitos, sentimentos, ordem e qualquer mensagem que tenha um significado dentro de uma sociedade.

As funções da Linguagem

Veja agora com a professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo de introdução às Funçõe da Linguagem:

A linguagem vai muito além do que imaginamos sobre ela. A nossa comunicação apresenta determinadas funções dentro do processo comunicativo que dependem de muitos fatores, como o contexto empregado, a pessoa que fala, sobre o que se fala e como se fala.

Língua e fala

Embora a língua obedeça às normas gramaticais, cada falante pode escolher como usar a língua – ou idioma – e é nesse momento que temos um fenômeno chamado fala.

A fala é um modo particular de usar a língua. Como a língua é um organismo vivo e dinâmico, temos a presença de variações linguísticas, que não devem ser encaradas como “erro” ou “transgressão”, mas sim como uma maneira de usar esta ferramenta de comunicação.

Vejamos o seguinte caso: os habitantes de Santa Catarina falam português. Contudo, no litoral catarinense, as pessoas não usam o português como os habitantes do oeste catarinense.

As pessoas que moram em cidades litorâneas diferentes não usam a língua da mesma forma. Isto é o que chamamos de fala. Ainda temos o que se chama da variação linguística.

A Variação Linguística

Variações linguísticas são as diferentes maneiras de se falar um mesmo idioma. A língua portuguesa pode variar, por exemplo, de acordo com o lugar em que é falado – o português de Portugal é diferente do Português do Brasil, não é mesmo?

Pode também variar conforme o contexto: veja a diferença entre a língua falada e a escrita. Cada contexto, local e situação possuem as suas particularidades e isso se transmite à linguagem. Por isso, o preconceito linguístico é um assunto tão debatido hoje!

Confira agora um resumo especial sobre Variação Linguística para você gabaritar as questões de Interpretação de Textos no Enem:

variação linguística nada mais é do que uma diversificação de uma língua, e isso ocorre devido as inúmeras possibilidades de variação do uso dessa língua. A variação pode ocorrer no vocabulário, na pronúncia, na morfologia e até mesmo na sintaxe.

Agora é hora de testar seus conhecimentos sobre Linguagem; Língua; e Fala:

Simulado de Linguagem

 

.

.

Compartilhe: