População mundial: características e estatísticas

A população mundial já passou dos 7 bilhões. Porém, a distribuição populacional acontece de forma diferente pela superfície terrestre. Vamos revisar mais este conteúdo para a prova do Enem?

Já pensou no quão incrível é o fato de existirem 7 bilhões de pessoas no mundo? No tanto de diversidade que isso representa? Pois é, a população mundial é enorme e nós somos apenas um pedacinho dela. Para ter uma noção melhor de como ela está distribuída em cada canto do nosso planeta e nas características populacionais de cada continente, acompanhe essa aula de demografia!

A população mundial

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, apesar de a população mundial estar constantemente aumentando, o ritmo deste crescimento tem diminuído.

Além disso, a distribuição da população ao redor do globo acontece de forma desigual. A previsão é que daqui aproximadamente 80 anos, ou seja, nos anos 2100, a população alcance a marca de 12 bilhões de pessoas.

mapa população mundial
Figura 1: Mapa da população mundial em anamorfose.

A forma de distribuição da população ao redor do planeta Terra é o fator que ocasionou a diversidade de culturas, de etnias, religiões e todas as demais características próprias de cada povo. Essas características permitem a existência das diferenças e peculiaridades em cada população.

A distribuição da população mundial em cada continente

Para entender melhor como a população mundial está distribuída, vamos analisar os dados de cada continente, começando pelo Asiático.

Continente Asiático

Em relação aos números, a maior parte da população mundial está concentrada no continente asiático. Lá, estão alguns dos países mais populosos do mundo. Por exemplo, a China tem 1,38 bilhão de habitantes e a Índia, com 1,33 bilhão. Abrangendo a população dos demais países, o continente asiático apresenta uma população de 4,46 bilhões de habitantes.

Continente Europeu

No continente europeu, em contraste com o Ásia, a população é menor até mesmo se comparada com alguns países do continente asiático, chegando a 741,4 milhões de habitantes no ano de 2016.

Além dos baixos índices populacionais, a Europa possui baixo índice de crescimento populacional devido à baixa taxa de natalidade e ao envelhecimento populacional. Por conta da baixa taxa de natalidade alguns países como a Alemanha, promovem incentivos públicos para que os casais heterossexuais tenham mais filhos.

piramide etaria população mundial
Figura 2: Pirâmide etária do continente europeu, indicando o envelhecimento da população.

Oceania

Na Oceania os números populacionais são ainda menores que no continente europeu. Dada sua pequena extensão, o continente apresenta uma população de aproximadamente 37 milhões de habitantes, número menor que a população de diversos países do globo, incluindo o Brasil.

Além da pequena extensão territorial, alguns países da Oceania possuem partes do seu território não habitáveis. Como é o caso da Austrália, que possui a  maior parte da sua população concentrada nas regiões litorâneas.

Continente Africano

Diferente dos continentes já citados aqui, o continente africano, apesar de possuir regiões em situação de pobreza extrema, é o continente que possui maior aumento proporcional de sua população.

O equilíbrio em relação aos números populacionais se dá devido ao aumento da população dos grandes centros urbanos. Mas também ao fato da predominância da população rural, onde as taxas de natalidade em geral são maiores. Atualmente a população da África é de 1,2 bilhão.

Continente Americano

Já o continente americano, apesar de sua grande extensão, possui uma população composta por 1 bilhão de habitantes, sendo a população brasileira de 209 milhões e a estadunidense, de 329 milhões. Tanto os Estados Unidos como o Brasil, fazem parte da lista de países mais populosos do mundo a qual pode ser analisada a seguir.

Países mais populosos do mundo

Populoso é um lugar com alto índice de população absoluta. Portanto, os países mais populosos do mundo são aqueles que apresentam os maiores números de habitantes em seu território. Os dez países mais populosos são:

1. China: 1.384.688.986 habitantes
2. Índia: 1.296.834.042 habitantes
3. Estados Unidos: 329.256.465 habitantes
4. Indonésia: 262.787.403 habitantes
5. Brasil: 208.846.892 habitantes
6. Paquistão: 207.862.518 habitantes
7. Nigéria: 195.300.34 habitantes
8. Bangladesh: 159.453.001 habitantes
9. Rússia: 142.122.776 habitantes
10. Japão: 126.168.156 habitantes

Panorama geral da população mundial

A tendência é que daqui alguns anos, a configuração desta lista sofra alterações, pois o ritmo de crescimento destes países é diferente entre eles, uma vez que a realidade social de cada um também é diferente.

Possivelmente alguns destes países sairão desta lista ou trocarão de posição. Enquanto isso, outros vão possuir um ritmo de crescimento populacional cada vez mais acelerado. A Índia por exemplo, provavelmente irá assumir o primeiro lugar em breve, tendo em vista que sua taxa de natalidade é maior que a da China.

Trazendo um panorama geral em relação à população mundial, espera-se que o número de pessoas continue aumentando, porém com um desaceleramento nos próximos anos. Alguns cientistas dizem que no ano de 2050 a população irá parar de crescer, porém nada pode ser confirmado, já que o tema população é algo bastante relativo e mutável.

De qualquer modo, a maior discussão é a organização do espaço, pois sem organização, a situação da qualidade de vida e do desenvolvimento populacional será cada vez mais caótico.

Videoaula

Para revisar e dominar mais ainda este conteúdo, recomendamos as videoaulas sobre demografia e transição demográfica com o professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito! Depois de assistir, não se esqueça de resolver os exercícios.

Questões sobre população mundial

Para terminar, resolva as questões sobre população mundial selecionadas pelo professor Marcelo e verifique se você realmente está dominando este tema!

.

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22

Compartilhe: