População mundial: características e estatísticas

A população mundial já passou dos 7 bilhões. Porém, a distribuição populacional acontece de forma diferente pela superfície terrestre. Vamos revisar mais este conteúdo para a prova do Enem?

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, apesar de a população mundial estar constantemente aumentando, o ritmo deste crescimento tem diminuído. Além disso, a distribuição da população ao redor do globo, acontece de forma desigual. A previsão é que daqui aproximadamente 80 anos, a população alcance a marca de 12 bilhões.

mapa população mundial
Figura 1: Mapa da população mundial em anamorfose.

A forma de distribuição da população ao redor do planeta Terra é o fator que ocasionou a diversidade de culturas, de etnias, religiões e todas as demais características próprias de cada povo. Essas características permitem a existência das diferenças e peculiaridades em cada população.

Continente Asiático

Em relação aos números, a maior parte da população mundial está concentrada no continente asiático. Lá, estão alguns dos países mais populosos do mundo. Como, por exemplo, a China que tem 1,38 bilhão de habitantes e a Índia, com 1,33 bilhão. Abrangendo a população dos demais países, o continente asiático apresenta uma população de 4,46 bilhões de habitantes.

Continente Europeu

No continente europeu, em contraste com o Ásia, a população é menor até mesmo se comparada com alguns países do continente asiático, chegando atualmente a 741,4 milhões de habitantes (2016).

Além dos baixos índices populacionais, a Europa possui baixo índice de crescimento populacional devido à baixa taxa de natalidade e ao envelhecimento populacional. Por conta da baixa taxa de natalidade alguns países como a Alemanha, promovem incentivos públicos para que os casais heterossexuais tenham mais filhos.

piramide etaria população mundial
Figura 2: Pirâmide etária do continente europeu, indicando o envelhecimento da população.
Oceania

Na Oceania os números populacionais são ainda menores que no continente europeu. Dada sua pequena extensão, o continente apresenta uma população de aproximadamente 37 milhões de habitantes, número menor que a população de diversos países do globo, incluindo o Brasil.

Além da pequena extensão territorial, alguns países da Oceania possuem partes do seu território não habitáveis. Como é o caso da Austrália, que possui a  maior parte da sua população concentrada nas regiões litorâneas.

Continente Africano

Diferente dos continentes já citados aqui, o continente africano, apesar de possuir regiões em situação de pobreza extrema, é o continente que possui maior aumento proporcional de sua população.

O equilíbrio em relação aos números populacionais se dá devido ao aumento da população dos grandes centros urbanos. Mas também ao fato da predominância da população rural, onde as taxas de natalidade em geral são maiores. Atualmente a população da África é de 1,2 bilhão.

Continente Americano

Já o continente americano, apesar de sua grande extensão, possui uma população composta por 1 bilhão de habitantes, sendo a população brasileira de 209 milhões e a estadunidense, de 329 milhões. Tanto os Estados Unidos como o Brasil, fazem parte da lista de países mais populosos do mundo a qual pode ser analisada a seguir.

1. China: 1.384.688.986 habitantes
2. Índia: 1.296.834.042 habitantes
3. Estados Unidos: 329.256.465 habitantes
4. Indonésia: 262.787.403 habitantes
5. Brasil: 208.846.892 habitantes
6. Paquistão: 207.862.518 habitantes
7. Nigéria: 195.300.34 habitantes
8. Bangladesh: 159.453.001 habitantes
9. Rússia: 142.122.776 habitantes
10. Japão: 126.168.156 habitantes

Panorama geral da população mundial

A tendência é que daqui alguns anos, a configuração desta lista sofra alterações, pois o ritmo de crescimento destes países é diferente entre eles. Já que a realidade social de cada um também é diferente.

Possivelmente alguns destes países sairão desta lista ou trocarão de posição. Enquanto outros vão possuir um ritmo de crescimento populacional cada vez mais acelerado. A Índia por exemplo, provavelmente irá assumir o primeiro lugar em breve, tendo em vista que sua taxa de natalidade é maior que a da China.

Trazendo um panorama geral em relação à população mundial, espera-se que o número de pessoas continue aumentando, porém com um desaceleramento nos próximos anos. Alguns cientistas dizem que no ano de 2050 a população irá parar de crescer, porém nada pode ser confirmado, já que o tema população é algo bastante relativo e mutável.

De qualquer modo, a maior discussão é a organização do espaço, pois sem organização, a situação da qualidade de vida e do desenvolvimento populacional será cada vez mais caótico.

Para revisar e dominar mais ainda este conteúdo, recomendamos a videoaula a seguir e a resolução dos exercícios!

Questões sobre população mundial

Questão 01 – (PUC GO/2018) 

Explosão demográfica

Minueto em fó menor

As minúsculas, delicadas e tão comoventes florinhas das bocas inocentes e encantadoras abremse a cada segundo do mundo subdesenvolvido, aos milhares, milhões, dezenas, centenas de milhões, em busca de alimento; e logo a seguir entre choro, grito, lamento, protesto, birra e baba, riso assovio sopro engasgo soluços começam a correr atrás de mais comida e de bolas, as bocas sempre abertas no eterno clamor, e pedindo exigindo comendo mastigando engolindo engasgando pedindo mais, tomando à força, procurando pegar mais para guardar nos bolsos, conservar nas mãos, ocultar nos sovacos ou entre as coxas, para mais tarde voltar a encher a boca, engolir no desespero de sua milenar desnutrição, para prosseguir na corrida atrás da bola, em demanda de gols e mais gols, numa ilusória derrota àqueles que por séculos não os deixaram comer até fartar.

[…]

(ÉLIS, Bernardo. Explosão demográfica. In:
______. Melhores contos. 4. ed. São Paulo:
Global, 2015. p. 106-107.)

O texto faz referência à explosão demográfica e sua relação com a demanda de alimentos, especialmente no denominado mundo subdesenvolvido. Muitos países ainda passam por fases de crescimento demográfico em contraste com o baixo poder aquisitivo de sua população, que, não raras vezes, lhe dificulta até a compra de alimentos. Em relação a essa temática, analise as afirmativas a seguir:

I. O Brasil vem reduzindo a sua taxa de crescimento populacional nas últimas décadas, mas ainda se encontra entre os cinco países mais populosos do mundo.

II. Estados Unidos e Bangladesh atualmente são os dois países de maior densidade demográfica do mundo.

III.   Japão e Coreia do Sul estão entre os cinco países mais populosos e povoados do mundo.

IV. China e Índia são os países mais populosos do mundo, e a soma de suas populações equivale a mais de um terço da população mundial.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

Gab: C

Questão 02 – (Mackenzie SP/2018)    

População mundial vai crescer 53% e chegar a 11,2 bilhões em 2100, diz relatório da ONU. Estudo demográfico prevê que a Índia vai ultrapassar a China e se tornar o país mais populoso até 2022.

https://oglobo.globo.com/sociedade/sustenta-
bilidade/populacao-mundial-vai-crescer-53
chegar-112-bilhoes-em-2100-diz-
relatorio-da-onu-17003177

A respeito dos estudos referentes ao crescimento da população mundial, é INCORRETO afirmar que

a) a teoria da transição demográfica procura traçar as oscilações nas taxas de natalidade e mortalidade das populações, classificando as sociedades em grupos de crescimentos vegetativos semelhantes.

b) no Brasil, observa-se uma tendência à redução no número de filhos por casal. De acordo com o IBGE, atualmente os casais têm, em média, menos de 2 filhos. Na década de 1960, esse valor atingia os 6,2 filhos por casal em estudos realizados pelo mesmo Instituto.

c) as taxas de natalidade, mortalidade, fecundidade e crescimento vegetativo contribuem para uma análise estritamente quantitativa da evolução populacional de um país. Assim sendo, não oferecem referenciais para o estudo de suas condições sociais, econômicas e de infraestrutura.

d) uma das principais Metas do Milênio é a redução da taxa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade que tem sido alcançada com êxito nos últimos anos.

e) a pirâmide etária é uma forma de representar graficamente a distribuição da população de um determinado local por faixas etárias e por sexo.

Gab: C

Questão 03 – (UFCG PB/2006)     

A população mundial é desigualmente distribuída entre os continentes. Além das extensões territoriais, essa desigualdade é também ocasionada por fatores relacionados à questão de ordem demográfica (diferenças na dinâmica populacional de países pobres e ricos), aos condicionantes naturais (áreas ecumênicas e anecumênicas), sócio-econômicos e culturais. De acordo com essas informações e analisando a tabela abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

tabela população mundial

a) O continente africano apresenta densidade demográfica maior que a do continente americano. Na África, a porção saariana é a que apresenta maior concentração populacional, e na América, essa população está mais concentrada no norte do Canadá, na Amazônia sul-americana e na Patagônia argentina.

b) A Oceania apresenta a mais baixa densidade demográfica, pois esse continente foi colonizado por ingleses fugidos das perseguições religiosas que adotaram políticas de controle da natalidade desde o início da ocupação.

c) Embora com tendência à redução da natalidade e ao menor crescimento populacional do mundo, o continente europeu apresenta uma alta densidade demográfica, porque é formado principalmente por países desenvolvidos.

d) Grande quantidade da população do continente americano está concentrada em países subdesenvolvidos que apresentam altas taxas de natalidade. Estão fora desse contexto países como os Estados Unidos, Canadá e Brasil, que apresentam crescimento populacional de menos de 1% ao ano.

e) O continente asiático é o que possui maior contingente populacional. Na composição de sua população estão presentes os povos descendentes das matrizes mongolóide, chinesa e indiana.

Gab: E

 

 

Sobre o(a) autor(a):

Este texto foi elaborado pelo geógrafo e professor de Geografia Marcelo de Araújo para o Curso Enem Gratuito. Marcelo é formado em Geografia (licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente trabalha como autônomo. https://www.facebook.com/mdearaujo22