Um prisma é um poliedro convexo que possui duas bases iguais, poligonais e paralelas, e faces planas laterais que as unem. Confira exemplos e saiba como calcular área e volume!
Nesta aula vamos estudar diferentes tipos de prisma, objetos da geometria espacial que aparecem nas questões de volume e área de superfície. Ao fim do post também daremos uma atenção especial aos cilindros. Acompanhe a sétima aula da nossa série “Aprenda geometria de uma vez por todas”.
Os prismas são poliedros convexos que possuem duas bases iguais, poligonais e paralelas, e faces planas laterais que as unem. Vejamos um exemplo:
Podemos imaginar que um prisma é o resultado de pegarmos um polígono da geometria plana (um triângulo, um quadrado etc.) e o “esticarmos” por uma terceira dimensão. Ainda podemos entender que são objetos cotidianos, como uma pilha de papéis de mesmo formato, uma caixa, etc.
Questões envolvendo prismas geralmente exigem que você saiba calcular uma de duas grandezas: o seu volume ou sua área de superfície. Para aprender a calcular esses elementos precisamos notar algumas coisas sobre o prisma.
Elementos dos prismas
Como sua base é um elemento da geometria plana, poderemos utilizar conhecimentos que já aprendemos nas últimas aulas da série para calcular sua área e seu perímetro. Além disso, como o prisma é um elemento da geometria espacial, fica fácil determinar que uma de suas dimensões será sua altura, veja na imagem:
Podemos classificar os prismas quanto à sua base. Por exemplo, se um prisma possui uma base quadrilátera, dizemos que ele é um prisma quadrangular; se possui triângulo como uma base, dizemos que é um prisma triangular, etc. Veja alguns exemplos mais comuns:
Cálculo de volume de um prisma
Antes de falar diretamente sobre o cálculo do volume do prisma, vamos pensar em quais tipos de questões ele pode aparecer. É muito comum em provas que se peça para calcular a quantidade de líquido em um recipiente ou, ainda, o quanto de uma certa medida de volume de um produto caberia neste recipiente. Nesses casos, se o recipiente for prismático (duas bases iguais e uma altura), poderemos utilizar as fórmulas de volume do prisma para o cálculo direto.
Agora, como os prismas podem possuir bases diferentes, o cálculo para cada tipo de base será diferente. Entretanto, o modelo para a fórmula será o mesmo.
Para calcular o volume de um prisma, primeiramente precisamos calcular a área de sua base. Com isso feito, basta multiplicar a área da base pela altura do prisma. Assim, a fórmula para o volume do prisma fica:
V = Abase . h
Onde Abase representa a área da base e h representa a altura.
Exemplo de cálculo de volume
Calcule o volume do prisma triangular a seguir.
Para resolver esta questão, vamos começar isolando a base do nosso prisma. Ficamos apenas com o triângulo:
Veja que este triângulo tem altura 3 cm e base 2 cm. Portanto, usamos a fórmula da área do triângulo para calcular a área da base:
Em seguida, voltamos para o prisma inteiro. Veja que, mesmo com o prisma deitado, podemos verificar que sua altura é de 5 cm (atenção aqui que estamos usando a altura do prisma e não de sua base). Podemos aplicar esses dois valores encontrados na fórmula do volume de um prisma:
V = Abase . h
V = 3 cm³ . 5 cm
V = 15 cm³
Cálculo de área de superfície de um prisma
Antes de irmos para o cálculo da área de superfície, vamos entender bem esse conceito. A área de superfície de um prisma é a soma de todas as áreas presentes em todas as suas faces. Elas incluem as duas bases e todas as faces planas laterais.
Para ilustrar um pouco mais, pense em uma caixa retangular feita de papelão. Essa caixa é um prisma e sua área de superfície é a soma de toda a área de papelão necessária para montar essa caixa (sem considerar as sobrinhas e imperfeições em cada lado).
O cálculo dessa área não precisa necessariamente de fórmula. Na verdade, como várias questões do Enem envolvem interpretação, é até melhor que não usemos fórmulas. Vamos ver um exemplo.
Exemplo de cálculo de área
Calcule a área e superfície do prisma retangular a seguir
Como dito anteriormente, vamos calcular a área de todas as faces. Começando pelas bases, vemos que temos duas bases quadradas de lado 3 cm. Portanto, vamos calcular a área dessas bases. Como são duas, será duas vezes esta área.
2 . (3 cm . 3 cm) = 2 . (9 cm²) = 18 cm²
O prisma possui 4 faces laterais e todas são retangulares. Cada face tem um dos lados medindo exatamente a altura do prisma, que é 6 cm, e o outro lado medindo 3 cm, são os lados compartilhados com as bases quadradas. Dessa forma, temos o seguinte:
4 . (6 cm . 3 cm) = 4 . (18 cm²) = 72 cm²
Note que na primeira expressão calculamos a área de duas faces e na segunda calculamos a área de 4 faces, de forma conjunta. Como a área de superfície é a soma de todas essas áreas, basta somá-las.
Asuperfície = 18 cm² + 72 cm² = 90 cm²
Alternativamente, pode-se usar a seguinte fórmula:
Asuperfície = 2 . Abase + Pbase . h
Onde Pbase é o perímetro da base. No mesmo exemplo ficaríamos com:
Entretanto, como dito anteriormente, não é tão recomendado depender dessa fórmula e temos alguns motivos para isso. O primeiro deles é que ela não será oferecida no caderno de questões, fazendo você ter que gravar mais uma fórmula em vez de entender o processo de soma de área e fazer manualmente.
O segundo motivo é que em muitas questões o objetivo não será calcular a área de superfície total, e sim uma fração dela. Um exemplo desse tipo de questão é pedir para calcular a área de superfície (ou ainda, o quanto em m² de papelão será utilizado) para uma caixa sem tampo.
Quando fazemos as contas manualmente, fica fácil perceber essas nuances e remover o tampo da conta. Nesse caso seria deixar de somar a área da base uma vez. Se utilizássemos a forma, isso poderia passar despercebido.
Cilindros
Cilindros são figuras muito parecidas com prismas, só que em vez das bases serem polígonos, elas são círculos. Felizmente, as questões envolvendo cilindros continuam parecidas e envolvem, em sua maioria, cálculo de volume e área.
De forma ainda mais positiva, as fórmulas continuam bem parecidas. No caso do cilindro, é mais recomendado que você se lembre da fórmula para o cálculo da área, já que calcular a área manualmente no meio da prova pode levar muito tempo. As fórmulas são as seguintes:
V = Abase . h = 2πr . h
A = 2πr (r + h)
Onde r é o raio do círculo e h a altura do prisma. Perceba que a primeira fórmula é a mesma que usamos para prismas, apenas substituindo a área da base pela área do círculo.
Videoaula
Para finalizar sua revisão, não deixe de assistir ao 7º episódio da série “Aprenda geometria de uma vez por todas” com o professor Lucas!
Exercícios sobre prisma
Por fim, teste seus conhecimentos sobre prismas e cilindros com a lista de questões do Enem:
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Uma construtora pretende conectar um reservatório central (Rc) em formato de um cilindro, com raio interno igual a 2 m e altura interna igual a 3,30 m, a quatro reservatórios cilíndricos auxiliares (R1, R2, R3 e R4), os quais possuem raios internos e alturas internas medindo 1,5 m.
As ligações entre o reservatório central e os auxiliares são feitas por canos cilíndricos com 0,10 m de diâmetro interno e 20 m de comprimento, conectados próximos às bases de cada reservatório. Na conexão de cada um desses canos com o reservatório central há registros que liberam ou interrompem o fluxo de água.
No momento em que o reservatório central está cheio e os auxiliares estão vazios, abrem-se os quatro registros e, após algum tempo, as alturas das colunas de água nos reservatórios se igualam, assim que cessa o fluxo de água entre eles, pelo princípio dos vasos comunicantes.
A medida, em metro, das alturas das colunas de água nos reservatórios auxiliares, após cessar o fluxo de água entre eles, é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2018)
Um artesão possui potes cilíndricos de tinta cujas medidas externas são 4 cm de diâmetro e 6 cm de altura. Ele pretende adquirir caixas organizadoras para armazenar seus potes de tinta, empilhados verticalmente com tampas voltadas para cima, de forma que as caixas possam ser fechadas.
No mercado, existem cinco opções de caixas organizadoras, com tampa, em formato de paralelepípedo reto retângulo, vendidas pelo mesmo preço, possuindo as seguintes dimensões internas:
Qual desses modelos o artesão deve adquirir para conseguir armazenar o maior número de potes por caixa?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Comum em lançamentos de empreendimentos imobiliários, as maquetes de condomínios funcionam como uma ótima ferramenta de marketing para as construtoras, pois, além de encantar clientes, auxiliam de maneira significativa os corretores na negociação e venda de imóveis.
Um condomínio está sendo lançado em um novo bairro de uma cidade. Na maquete projetada pela construtora, em escala de 1 : 200, existe um reservatório de água com capacidade de 45 cm3.
Quando todas as famílias estiverem residindo no condomínio, a estimativa é que, por dia, sejam consumidos 30 000 litros de água.
Em uma eventual falta de água, o reservatório cheio será suficiente para abastecer o condomínio por quantos dias?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Um mestre de obras deseja fazer uma laje com espessura de 5 cm utilizando concreto usinado, conforme as dimensões do projeto dadas na figura. O concreto para fazer a laje será fornecido por uma usina que utiliza caminhões com capacidades máximas de 2 m3, 5 m3 e 10 m3 de concreto.
Qual a menor quantidade de caminhões, utilizando suas capacidades máximas, que o mestre de obras deverá pedir à usina de concreto para fazer a laje?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Uma empresa de transporte disponibiliza, para embalagem de encomendas, caixas de papelão no formato de paralelepípedo retoretângulo, conforme dimensões no quadro.
Para embalar uma encomenda, contendo um objeto esférico com 11 cm de raio, essa empresa adota como critério a utilização da caixa, dentre os modelos disponíveis, que comporte, quando fechada e sem deformá-la, a encomenda e que possua a menor área de superfície total.
Desconsidere a espessura da caixa.
Nessas condições, qual dos modelos apresentados deverá ser o escolhido pela empresa?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Para decorar sua casa, uma pessoa comprou um vaso de vidro em forma de um paralelepípedo retangular, cujas medidas internas são: 40 cm de comprimento, 35 cm de largura e 60 cm de altura. Em seguida, foi até uma floricultura e escolheu uma planta aquática para colocar nesse vaso. Segundo uma proposta do gerente do local, essa pessoa avaliou a possibilidade de enfeitar o vaso colocando uma certa quantidade de pedrinhas artificiais brancas, de volume igual a 100 cm3 cada uma delas, que ficarão totalmente imersas na água que será colocada no vaso. O gerente alertou que seria adequado, em função da planta escolhida, que metade do volume do vaso fosse preenchido com água e que, após as pedrinhas colocadas, a altura da água deveria ficar a 10 cm do topo do vaso, dando um razoável espaço para o crescimento da planta. A pessoa aceitou as sugestões apresentadas, adquirindo, além da planta, uma quantidade mínima de pedrinhas, satisfazendo as indicações do gerente.
Nas condições apresentadas, a quantidade de pedrinhas compradas foi
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Uma rede hoteleira dispõe de cabanas simples na ilha de Gotland, na Suécia, conforme Figura 1. A estrutura de sustentação de cada uma dessas cabanas está representada na Figura 2. A ideia é permitir ao hóspede uma estada livre de tecnologia, mas conectada com a natureza.
ROMERO, L. Tendências. Superinteressante, n. 315, fev. 2013 (adaptado).
A forma geométrica da superfície cujas arestas estão representadas na Figura 2 é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2014)
Na alimentação de gado de corte, o processo de cortar a forragem, colocá-la no solo, compactá-la e protegê-la com uma vedação denomina-se silagem. Os silos mais comuns são os horizontais, cuja forma é a de um prisma reto trapezoidal, conforme mostrado na figura.
Considere um silo de 2 m de altura, 6 m de largura de topo e 20 m de comprimento. Para cada metro de altura do silo, a largura do topo tem 0,5 m a mais do que a largura do fundo. Após a silagem, 1 tonelada de forragem ocupa 2 m3 desse tipo de silo.
Após a silagem, a quantidade máxima de forragem que cabe no silo, em toneladas, é
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM MEC/2012)
Alguns objetos, durante a sua fabricação, necessitam passar por um processo de resfriamento. Para que isso ocorra, uma fábrica utiliza um tanque de resfriamento, como mostrado na figura.
O que aconteceria com o nível da água se colocássemos no tanque um objeto cujo volume fosse de 2 400 cm3?
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
Muitos restaurantes servem refrigerantes em copos contendo limão e gelo. Suponha um copo de formato cilíndrico, com as seguintes medidas: diâmetro = 6 cm e altura = 15 cm. Nesse copo, há três cubos de gelo, cujas arestas medem 2 cm cada, e duas rodelas cilíndricas de limão, com 4 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura cada. Considere que, ao colocar o refrigerante no copo, os cubos de gelo e os limões ficarão totalmente imersos. (Use 3 como aproximação para π).
O volume máximo de refrigerante, em centímetro cúbico, que cabe nesse copo contendo as rodelas de limão e os cubos de gelo com suas dimensões inalteradas, é igual a
Correto
Parabéns! Siga para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Revise o conteúdo para acertar na hora da prova!
Sobre o(a) autor(a):
Essa aula foi preparada pelo professor Inácio Ávila. Inácio Ávila é graduando em matemática-licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade