O Reino Protista reúne seres vivos de origem variada. Um exemplo disso são os organismos eucariontes que não se encaixam em nenhum outro reino. Sendo assim, dizemos que o Reino Protista contém organismos de origem polifilética.
O Reino Protista ou Protoctista é um “balaio de gato”. Ou seja, dentro desse grupo temos seres vivos de origem variada, diferentemente de outros Reinos, cujos membros compartilham um ancestral/ancestrais em comum.
No Reino Protista encontramos organismos eucariontes cujas características não permitem que se encaixem em nenhum outro reino dos seres vivos. Sendo assim, dizemos que o Reino dos Protistas contém organismos de origem polifilética.
Dentro desse Reino heterogêneo, encontramos cerca de 20 mil espécies de seres vivos. Estes, variam desde seres unicelulares microscópicos até algas com mais de 100 metros de comprimento.
Popularmente podemos agrupar os seres vivos do Reino Protista em dois grandes grupos (não filéticos, sem valor taxonômico): os protozoários (seres heterótrofos) e as algas (autótrofas fotossintetizantes ou mixotróficas).
A história do Reino Protista
Inicialmente os protozoários pertenciam a um filo dentro do Reino dos Animais. Isso porque suas células possuem características semelhantes às células animais (como o fato de não terem parede celular). Além disso, são heterótrofos e muitas vezes possuem estruturas locomotoras, como cílios e flagelos.
Dessa maneira, os cientistas consideravam que os protozoários eram animais microscópicos, unicelulares e primitivos.
Por isso seu nome: Proto, do grego “primeiro”, e zoa, que significa “animal”. Já as algas (uni e pluricelulares) eram todas classificadas dentro do Reino dos vegetais por conta da presença de cloroplasto e parede celular.
Introdução ao Reino Protista
Veja agora com a professora de biologia Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo inicial para você dominar o Reino Protista:
Justamente por serem polifiléticos, muitas foram as idas e vindas desse grupo. Mas, em 1969, o taxonomista Whittaker criou o sistema de cinco Reinos dos seres vivos, utilizado até hoje como principal sistema taxonômico.
Assim, foram colocados dentro do Filo dos Protistas todos os seres unicelulares e eucariontes que não tinham características que se encaixavam em outros Reinos. Dessa maneira, dizemos que a classificação desse Reino não é natural. Ou seja, o agrupamento dos Protistas é artificial, para fins didáticos.
Mas, por que Whitaker colocou esses seres vivos tão diversos dentro desse único Reino? O que eles têm em comum? Basicamente, o fato de eles seres os primeiros eucariontes a surgirem na Terra. Os protistas conservam características mais primitivas que os demais eucariontes.
Classificações atuais do reino protista
Nas classificações mais atuais tivemos a inclusão de outros seres vivos dentro do Reino dos Protistas. Além das algas unicelulares, que já constavam dentro desse Reino na classificação de Whittaker, foram incluídas também as demais algas (pluricelulares).
Sendo assim, as algas pluricelulares até então colocadas dentro do Reino das Plantas, passaram a fazer parte do Reino Protoctista. Isso se deve principalmente ao fato de que, apesar de serem pluricelulares, não têm tecidos verdadeiros (talófitas). Isso quer dizer que suas células não se diferenciam e se especializam tão diversificadamente quanto o que ocorre nos seres do Reino Plantae.
Características celulares do Reino Protista
Como você já viu ao longo dessa aula, as células dos protoctistas são eucariontes. Isso quer dizer que as células desses seres vivos possuem o DNA delimitado por uma membrana (carioteca) formando o núcleo.
Além disso, as células eucariontes como as que encontramos nos Protoctistas possuem organelas celulares delimitadas por membranas que desempenham diferentes funções dentro das células.
No interior do paramécio, esse protozoário de água doce da foto acima, podemos observar várias “bolhas” membranosas chamadas de vacúolos. Os vacúolos são um dos tipos de organelas membranosas que encontramos no interior das células eucariontes.
Resumo sobre os Protozoários
Confira agora com a professora Juliana os detalhes para você gabaritar nas questões sobre Protozoários:
Dentro desse Reino dos Protistasé comum que encontremos células com estruturas locomotoras, como cílios e flagelos. Tanto protozoários quanto as algas unicelulares podem ter estas estruturas locomotoras.
Observe na foto abaixo, no canto inferior direito, que há uma espécie de fio. Esse fio é, na verdade, a estrutura locomotora dessa alga unicelular, chamada de flagelo.
Algumas espécies de protoctistas podem apresentar também uma espécie de carapaça protetora em volta de suas células.
Essas carapaças têm a função de proteger as células e podem ser constituídas de carbonato de cálcio ou de sílica.
Como acabamos de ver, dentro desse Reino podemos encontrar tanto seres vivos unicelulares quanto pluricelulares. Os protozoários são todos unicelulares, em sua maioria microscópicos. Já as algas podem ser tanto uni quanto pluricelulares.
Porém, apesar de pluricelulares, lembre-se que não formam tecidos verdadeiros. Suas células são todas semelhantes, com poucas diferenciações.
Nutrição dos protoctistas
Em um Reino onde encontramos seres vivos tão diversos, é claro que também encontraremos uma grande diversidade de tipos de nutrição.
Porém, podemos dizer que, em geral, os protozoários são heterótrofos. A maioria dos protozoários são de vida livre, atuando como “predadores” ou apenas absorvendo matéria orgânica. Muitas espécies podem também ser parasitas, causando doenças, inclusive, nos seres humanos.
Já as algas, tanto as unicelulares quanto as pluricelulares, são autótrofas fotossintetizantes. Elas têm cloroplastos onde encontramos clorofila que, além de darem cor à essas algas, são responsáveis pela captação da energia solar.
Há ainda protoctistas que desenvolveram hábitos extremamente oportunistas, como as algas unicelulares do gênero Euglena. Essas algas flageladas são consideradas mixotróficas, um tipo de nutrição que mescla nutrição heterotrófica e autotrófica. Quando elas têm acesso à energia luminosa realizam fotossíntese. Porém, quando não há a presença de luz, podem se alimentar de outros seres vivos, agindo como heterótrofas.
Hábitos dos seres do Reino Protista
Por serem, em geral, constituídos de uma única célula, são facilmente suscetíveis à desidratação. Sendo assim, a enorme maioria das espécies de Protistas é aquática, habitando mares, rios, lagos e lama.
Muitas dessas espécies aquáticas fazem parte do zooplâncton (parte do plâncton composto por seres vivos heterótrofos, como os protozoários e larvas de peixes e crustáceos) e do fitoplâncton (seres fotossintetizantes, como as algas). Encontramos também vários protoctistas que habitam ambientes terrestres úmidos.
Há ainda uma grande variedade de espécies que são consideradas mutualísticas. Isso quer dizer que são seres vivos que desenvolvem uma relação de interdependência com outras espécies. Como, por exemplo, os protozoários do gênero Triconympha. Esses protozoários vivem no sistema digestório de cupins, ajudando o organismo desses insetos a processar a celulose ingerida.
Como dito anteriormente temos também espécies de protozoários parasitas, causando doenças a vários seres vivos. Podemos destacar entre essas espécies os protozoários do gênero Plasmodium, que causam a malária.
Reprodução dos protoctistas
Como temos muitas espécies de unicelulares dentro do Reino dos Protoctistas, o tipo de reprodução mais frequente é a bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, a célula copia seu material genético e em seguida se divide em duas, formando duas novas células geneticamente iguais à célula-mãe.
Porém, algumas espécies de protoctistas unicelulares podem também fazer reprodução sexuada. Como por exemplo os plasmódios, que produzem gametas e misturam material genético ao longo de seu ciclo vital.
Por fim, as algas pluricelulares possuem ciclos reprodutivos bastante complexos que chamamos de haplobiônticos.
O que é Reprodução Assexuada
Veja como acontece a reprodução por Cissiparidade, e domine todas as formas de Reprodução Assexuada para gabaritar biologia no Enem:
Exercícios sobre o Reino Protista
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
0 de 10 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
Registrar seu resultado no ranking de pontuações
Carregando
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(FCM MG/2019)
A palavra malária significa “mau ar”. Ela vem das palavras italianas mal aria porque, durante muitos séculos, pensou-se que essa doença era causada por cerrações venenosas e vapores deletérios emanados de pântanos baixos. Sua causa, porém, é um parasito microscópico que talvez seja o maior responsável por mortes humanas em todos os tempos.
(LE COUTEUR, P; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p.301).
Esse parasito microscópico é um ser:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(UDESC SC/2018)
“Os protozoários apresentam dimensões predominantemente microscópicas. Sua denominação deriva do grego protos e zoon, que significam, respectivamente, ‘primeiro’ e ‘animal’. Atualmente, o termo protozoário diz respeito a protistas heterotróficos unicelulares (na maioria) e que obtém seus alimentos por ingestão ou absorção.”
Fonte: RUPPERT & BARNES, 2005.
Analise as proposições em relação aos protozoários, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A maioria dos protozoários é microscópica, no entanto, alguns podem ser vistos a olho nu, como é o caso do Spirostomum, um ciliado de água doce, que alcança 3 mm de comprimento, e o Globigerina, um sarcodíneo marinho, que vive em suspensão na água do mar. ( ) Os protozoários marinhos, assim como os parasitas, não possuem vacúolo pulsátil uma vez que são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à da água salgada.
( ) Há espécies de protozoários de vida livre que vivem na água doce, no mar e em regiões úmidas, e também espécies simbióticas. Ainda não foram identificadas espécies de protozoários parasitas.
( ) Os protozoários podem utilizar diferentes estruturas para a obtenção de alimentos como pseudópodos, cílios e flagelos, incorporando os alimentos por absorção ou por ingestão, alimentando-se de matéria orgânica morta e também de microorganismos como bactérias, algas e outros protozoários.
( ) A Malária é uma doença causada pelo protozoário Plasmodium, que parasita as células sanguíneas e as células hepáticas dos seres humanos, causando acessos febris conhecidos como “tremedeira” ou “batedeira”.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(FPS PE/2018)
A estrutura de locomoção é um dos critérios utilizados para classificar os protistas. Com base nesse critério, é correto afirmar que o Paramecium é um
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UFGD MS/2018)
O reino Protista engloba seres unicelulares eucariontes, autótrofos ou heterótrofos, coloniais ou não. Consideram-se protistas os autótrofos como algas unicelulares e os heterótrofos como protozoários. No entanto, ambos os grupos não representam categorias taxonômicas tais como filo, classe ou ordem, mas apenas uma forma de diferenciar os organismos quanto à capacidade ou não de sintetizar compostos orgânicos a partir de inorgânicos. Os hábitos alimentares também são variados. Quanto ao modo de nutrição, os protozoários são classificados como heterótrofos ou holozoicos. Assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNITAU SP/2017)
Os protozoários reúnem uma imensa quantidade de organismos unicelulares eucariontes, distribuídos em muitos filos, exibindo grande variedade de hábitos e habitats. Dentre esses organismos, existem espécies aquáticas que vivem em ambientes marinhos, e outras, em rios e lagos. Algumas exploram ambientes terrestres úmidos. Há, ainda, espécies de natureza patogênica, ou seja, que podem causar doenças.
Assinale a alternativa que apresenta apenas características dos organismos do filo Ciliophora.
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(IFPE/2017)
Um determinado organismo X possui parede celular constituída por peptoglicano e, em seu citoplasma, a única organela responsável pela síntese de proteínas são os ribossomos. O organismo Y possui, em seu citoplasma, uma organela denominada vacúolo contrátil responsável pelo seu equilíbrio osmótico. Por fim, o organismo Z possui o corpo formado por hifas. Esses organismos pertencem aos seguintes reinos, respectivamente:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(Centro Universitário de Franca SP/2016)
A imagem representa o protozoário Trypanosoma ssp.
A estrutura celular apontada na imagem é útil para o micro-organismo porque é usada para
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(UECE/2016)
Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:
I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;
II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;
III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência. As descrições acima correspondem, respectivamente, às
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(UEPA/2015)
A ideia de utilizar organismos vivos e elementos químicos como instrumentos bélicos não é nova. Ao que tudo indica a criatividade, uma incrível faculdade humana, trabalha há muito tempo a serviço da maldade. Desde o século XIV, na época em que a peste bubônica eliminou quase um quarto da população europeia, cadáveres humanos eram catapultados para dentro dos muros das cidades para causar contaminações. Entre os organismos patogênicos causadores de doença destacam-se os pertencentes aos grupos de Vírus, Monera e Protistas.
(Texto Modificado de Bio, Sônia Lopes, 2008.)
Quanto aos grupos destacados no texto, assinale a alternativa que contempla as características de cada grupo, respectivamente:
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(FMJ SP/2014)
Quando uma ameba engloba uma partícula grande ou sólida, forma-se um
Correto
Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.
Incorreto
A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!
Sobre o(a) autor(a):
Juliana Evelyn dos Santos é bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e cursa o Doutorado em Educação na mesma instituição. Ministra aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007 e é coordenadora pedagógica do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito.
Compartilhe:
Acesso gratuito
Faça seu cadastro de acesso ao Curso Enem Gratuito
Usamos cookies para aprimorar a experiência do usuário. Se você permanecer navegando neste site, assumiremos que você concorda com nossa política de privacidade.ACEITARPolítica de Privacidade