Como fazer a argumentação na redação do Enem: veja agora

Confira agora as dicas da professora Daniela Garcia. Você vai aprender os segredos sobre como Argumentar no texto dissertativo-argumentativo. Tem tudo pra você aqui na aula 6 do curso Redação Enem: Começando do Zero!

Afinal, o que significa a argumentação na redação do tipo de texto dissertativo-argumentativo? É só trazer informação? Ou basta escrever sua opinião? Nesta aula do curso “Redação Enem: começando do zero” você vai aprender como argumentar na redação do Enem!

Confira todas as aulas do curso

  1. Perca o medo da redação do Enem
  2. Leitura da proposta e dos textos motivadores
  3. Organize suas ideias
  4. A estrutura do texto
  5. Como criar repertório
  6. Dicas de argumentação
  7. Técnicas de coesão
  8. A proposta de intervenção
  9. Detalhamento da proposta de intervenção
  10. Os macetes da conclusão

O que é a argumentação na redação

A argumentação nada mais é do que a relação entre opinião e a informação. Mas os argumentos não devem aparecer de maneira solta no texto. Para construir os argumentos é necessário ter como base os objetivos do parágrafo.

Lembre-se que na aula 4 a professora Daniela Garcia ensinou que cada parágrafo de desenvolvimento deve ter um objetivo bem definido. A partir da definição do objetivo você vai pensar em uma informação e numa reflexão. Ou seja, você seleciona um repertório e o utiliza para demonstrar as suas próprias ideias.

Publicidade
Argumentação na redação do Enem

Mas, tome cuidado para não colocar muitas ideias num parágrafo só. É necessário dar conta apenas do objetivo daquele parágrafo, e não do tema da redação como um todo.

Exemplo de argumentação

Em seguida, vamos ver um parágrafo do desenvolvimento de uma redação nota mil e analisar a argumentação:

Em primeiro lugar, é relevante destacar que o estigma associado às doenças mentais faz com que as pessoas acometidas por essas enfermidades sejam excluídas do meio social. Nesse sentido, Nise da Silveira, médica psiquiatra, revelou que muitas famílias se envergonham por terem um ente com transtornos mentais e optam por o deixar, de forma vitalícia e quase sem visitas, em hospitais especializados. Desse modo, o preconceito com doenças mentais na sociedade brasileira gera a ocultação, em clínicas médicas, das pessoas que não se enquadram dentro de um perfil esperado de normalidade, engendrando a exclusão social.

Perceba que na primeira frase do parágrafo é feita uma afirmação que será o objetivo do parágrafo. Isto é, esse trecho tem como objetivo discutir a exclusão social de pessoas com doenças mentais.

Em seguida, na segunda frase, o(a) autor(a) traz Nise da Silveira como uma forma de informação para explicar o objetivo. Assim, com a afirmação da médica de que as pessoas eram deixadas em hospitais, o(a) candidato(a) sustenta a afirmação de que essas pessoas são excluídas do meio social.

Por fim, na frase final, é apresentada uma reflexão própria acerca da informação citada anteriormente.

Ou seja, a argumentação foi construída de modo a estabelecer um objetivo, trazer uma informação e apresentar uma reflexão que se relacionam ao objetivo.

Cuidado para não copiar os textos motivadores

Um alerta importante para você não perder pontos nos parágrafos de desenvolvimento, onde você apresenta os seus argumentos, é não copiar trechos dos textos motivadores como se eles fossem seus.  

Você pode citar os textos motivadores, e mesmo incluir uma frase ou outra como parte do seu raciocínio argumentativo. Mas, você deve escrever com as suas próprias palavras.

Técnicas de Argumentação na Redação

Confira com a professora Daniela Garcia as técnicas de argumentação básicas para você utilizar no desenvolvimento da sua redação do Enem:

Para treinar suas técnicas de argumentação, pense nas seguintes questões:

  • Em relação ao tema proposto, como é a nossa realidade?
  • Por que ela é assim? Quais as causas disso?
  • Quais as possíveis consequências disso?
  • Sempre foi assim ou em outras épocas era diferente?
  • Como é em outras culturas?
  • Trata-se de algo benéfico/maléfico para qual aspecto?
  • É possível mudar?  É necessário mudar?
  • Como esse tema é abordado pelas artes (literatura, artes plásticas, cinema etc.)?
  • Existem exemplos concretos (atuais, históricos, fictícios)?

Correção gratuita de redação

Se você ainda não ativou a sua correção de redação gratuita, não perca tempo e acesse a plataforma do Redação Online no link abaixo!

Vídeo sobre argumentação na redação

Para finalizar, assista agora ao vídeo desta aula 6 do curso “Redação Enem: começando do zero”, com a professora Dani:

Sobre o(a) autor(a):

João Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.

Compartilhe: