Macetes para a proposta de intervenção da redação do Enem

Para finalizar o curso “Redação Enem: começando do zero”, confira os macetes para a proposta de intervenção. Com as dicas da professora Dani, você vai garantir os 200 pontos da competência 5!

Você já aprendeu no curso “Redação Enem: começando do zero” como deve ser a proposta de intervenção. Também já sabe que precisa indicar ação, agente, modo, efeito e detalhamento, e que cada um desses elementos vale 40 pontos.

Agora chegou o momento de você conhecer macetes para a proposta de intervenção que vão te garantir os 200 pontos!

Macetes para a proposta de intervenção

As dicas da professora Daniela Garcia são para que você marque bem cada um dos 5 elementos da proposta de intervenção. Lembre-se que os corretores leem as redações muito rápido e é importante deixar sua proposta bem objetiva e evidente. Confira os macetes:

Macetes para a proposta de intervenção

1- Ação

Utilize a alocução verbal “deve + verbo de ação” para indicar a ação da sua proposta. Por exemplo: “Fulano deve fazer campanhas”, ou “Fulano deve criar políticas públicas”. Desta forma, utilizando o “deve”, o corretor logo identifica a sua ação.

2- Agente

Para caracterizar de maneira clara quem seria o agente responsável pela execução da sua proposta, procure evidenciar se na sua proposta há competência para uma instituição.

O agente pode ser o governo federal, estadual ou municipal. Além disso, você pode indicar entidades como associações, igrejas, sindicatos etc.

3- Meio

Para indicar o meio, a dica é você utilizar conectivos como “por meio de”, “através de”, ou “mediante a”. Para realizar uma campanha, por exemplo, o modo poderia ser “… por meio da distribuição de folhetos”.

4- Efeito

Para conquistar os pontos da finalidade, a dica da professora Dani é bem simples: utilize a expressão “a fim de” ou “com a finalidade de”. 

Se for criar uma campanha, por exemplo, você pode escrever “… com a finalidade de combater o preconceito”. A utilização desse recurso deixa claro para o corretor da redação que você cumpriu o requisito de indicar a finalidade.

5- Detalhamento

Por fim, o último macete da proposta de intervenção é você colocar o detalhamento entre vírgulas. Você pode perceber na aula 9 do curso “Redação Enem: Começando do Zero” que a maioria dos exemplos de detalhamentos está entre vírgulas.

Por exemplo, “Este curso de redação Enem foi criado pela Dani, professora de redação, que dá aulas no Curso Enem Gratuito.”

Neste exemplo acima o Detalhamento fica expresso em “professora de redação”. Você consegue ler a frase mesmo sem o detalhamento, que ela mantém o sentido.

Ficaria assim: “Este curso de redação Enem foi criado pela Dani, que dá aulas no Curso Enem Gratuito.” Ou seja, a informação “professora de redação” era um detalhe.

Julho é o mês pra você dominar a Redação do Enem:

Agora que você completou o roteiro das aulas do curso, baixe as novas propostas de Redação e teste o seu nível: Veja a Proposta 1. Veja a Proposta 2

Vídeo com os macetes da proposta de intervenção

Confira agora a aula da professora Dani com os macetes para a proposta de intervenção:

E, a última dica da professora Dani, do Curso Enem Gratuito, você conferiu aí no vídeo: Bora lá escrever?

Veja o curso completo de Redação Enem Começando do Zero

Se você ainda não viu os tópicos anteriores, a hora de fazer isso é agora. Aprenda a fazer a leitura da proposta e interpretação do tema, conheça a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e saiba como definir os objetivos e criar os argumentos.

  1. Perca o medo da redação do Enem
  2. Leitura da proposta e dos textos motivadores
  3. Organize suas ideias
  4. A estrutura do texto
  5. Como criar repertório
  6. Dicas de argumentação
  7. Técnicas de coesão
  8. A proposta de intervenção
  9. Detalhamento da proposta de intervenção
  10. Os macetes da conclusão