A estrutura da redação do Enem: introdução, desenvolvimento e conclusão

Aprenda a fazer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Você pode usar o modelo para criar o texto em qualquer tema de redação do Enem. Veja agora, na 4ª aula do curso “Redação Enem: começando do zero”!

Você tem dúvidas sobre como estruturar o seu texto dissertativo-argumentativo para o Enem? A melhor forma de acabar com qualquer incerteza sobre a redação é estudar duas coisas: a estrutura da redação e as competências de avaliação.

Nesta aula do curso “Redação Enem: começando do zero”, a professora Daniela Garcia vai te ensinar como estruturar um texto com 4 parágrafos. Além disso, vai mostrar o que você deve fazer em cada um deles para atender as exigências das competências de avaliação da redação.

Confira todas as aulas do curso

  1. Perca o medo da redação do Enem
  2. Leitura da proposta e dos textos motivadores
  3. Organize suas ideias na redação
  4. A estrutura do texto
  5. Como criar repertório
  6. Dicas de argumentação
  7. Técnicas de coesão (4/8)
  8. A proposta de intervenção (9/8)
  9. Detalhamento da proposta de intervenção (11/8)
  10. Os macetes da conclusão (16/8)

Estrutura da Redação do Enem

A redação do Enem deve ter entre 7 e 30 linhas e, como todo texto, deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Como o espaço é limitado, você precisa pensar bem em como organizar cada uma dessas 3 partes.

Publicidade

Por isso, a recomendação da professora Dani é que você faça a estrutura da redação com 4 parágrafos: um para introdução, dois para o desenvolvimento e outro para a conclusão.

Estrutura da redação do Enem

O parágrafo de introdução

A função da introdução é, justamente, apresentar o tema e o direcionamento do seu texto. Portanto, para iniciar a introdução da redação você precisa escrever uma frase de contextualização. O contexto é algo mais amplo do que o tema, mas que se relaciona com ele.

Em seguida, você deve demonstrar como o contexto te leva ao tema. Lembre-se de tentar escrever o tema com suas palavras em vez de copiar da proposta de redação. Após ter citado o tema, você deve mencionar dois objetivos, um para ser explorado no primeiro parágrafo de desenvolvimento e o outro no segundo.

Para entender melhor como fazer tudo isso, confira o vídeo da professora Dani ensinando, como fazer a introdução perfeita na redação do Enem:

Parágrafos de desenvolvimento

Feita a introdução, você deve partir para o primeiro parágrafo de desenvolvimento. Para escrevê-lo, você vai apresentar um dos dois objetivos que você já definiu. Nessa apresentação você deve construir uma frase afirmando a ideia que você teve.

Em seguida, precisa utilizar argumentos e exemplos para dar sustentação à afirmação inicial. É aqui que você deve trazer elementos do seu repertório sociocultural.

No segundo parágrafo de desenvolvimento é só repetir o processo utilizando o outro objetivo estabelecido na introdução.

A Dani também tem vídeo explicando frase a frase como escrever o desenvolvimento da sua redação:

Parágrafo de conclusão

Por fim, você precisa de três elementos para escrever a conclusão: conectivo de conclusão, retomada dos objetivos e proposta de intervenção.

Primeiramente, você deve lembrar que o parágrafo de conclusão sempre deve iniciar com um conectivo. Você pode usar “portanto” ou “dessa forma”, por exemplo. Isso ajuda você a construir a coesão e a coerência do seu texto.

Em seguida, é necessário retomar brevemente os objetivos da sua redação. Assim você demonstra que conseguiu atingir o que se propôs no início do texto.

Confira as dicas da professora Dani sobre como elaborar a sua conclusão, fechando a estrutura da redação do Enem:

Por último, você deve escrever a famosa proposta de intervenção. Essa parte sozinha já vale 200 pontos. Para você obter todos esses pontos, precisa apresentar os seguintes elementos:

  1. Ação (o que?)
  2. Agente (quem?)
  3. Modo (como?)
  4. Efeito (para quê?)
  5. Detalhamento (explicação e exemplos)

Lembre-se que a sua proposta de intervenção não precisa apresentar uma solução para o problema do tema da redação. Basta que você sugira uma proposta para mitigar ou indicar os caminhos de melhoria ou solução do problema.

E a proposta de intervenção é tão importante para a estrutura da redação que nosso curso tem duas aulas totalmente dedicadas a ela. Então, se você quer saber como não errar na sua proposta, não perca as próximas aulas!

Correção gratuita de redação

Se você ainda não ativou a sua correção de redação gratuita, não perca tempo e acesse a plataforma do Redação Online no link abaixo!

Resumo sobre a estrutura da redação

Confira agora o vídeo desta aula 4 do nosso curso para concluir seus estudos sobre a estrutura da redação:

Sobre o(a) autor(a):

João Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.

Compartilhe: