Leitura e interpretação da proposta da redação do Enem e dos textos motivadores

Veja como aproveitar os textos motivadores para compreender o contexto do tema de redação. Confira as dicas desta aula 2 do curso “Redação Enem: começando do zero” para arrasar no seu texto!

Você já parou para ler alguma proposta com tema de redação do Enem? Você conseguiu compreender logo de primeira o que a proposta queria dizer? Se você não entendeu direito aquele “comando” do tema da redação, a professora Daniela Garcia vai te ensinar como fazer a leitura da proposta e a interpretação do tema da redação.

Veja agora na aula 2 do curso Redação Enem: começando do zero. Você vai aprender em dez aulas exclusivas e um com E-book completo todas as dicas para o texto dissertativo-argumentativo. E ainda tem o bônus de uma redação corrigida. Veja o link no final desta aula.

Confira todas as aulas do curso

  1. Perca o medo da redação do Enem
  2. Leitura da proposta e dos textos motivadores
  3. Organize suas ideias da Redação
  4. A estrutura do texto
  5. Como criar repertório
  6. Dicas de argumentação
  7. Técnicas de coesão
  8. A proposta de intervenção
  9. Detalhamento da proposta de intervenção
  10. Os macetes da conclusão

Leitura da proposta de redação e a interpretação do tema

A primeira dica da professora Dani é você começar pela leitura da proposta de redação, onde está destacado o tema. Somente após você já saber qual é o tema é que deve começar a ler os textos motivadores.

Publicidade

Essa sequência é importante porque é nos textos motivadores que você vai tirar suas dúvidas sobre a leitura da proposta e a interpretação do tema. Confira na imagem:

Proposta de redação do Enem

O papel dos textos motivadores

Muita gente pensa que os textos motivadores existem apenas para ilustrar a proposta com dados e contexto. Mas, na verdade eles trazem muito mais do que isso: eles ajudam você a fazer a interpretação correta, e a definir o(s) contexto(s) para você desenvolver o seu texto.

Nos textos motivadores, o Enem pode apresentar fotografias, charges, trechos de reportagens, obras de arte, normas técnicas ou legislações relacionadas ao tema da redação. A função desses textos é ajudar o candidato a se situar em relação à abrangência do tema.

A dica da professora Dani é você fazer um movimento de leitura em 3 tempos:

  1. Leia o enunciado da proposta para conhecer o tema.
  2. Em seguida, leia os textos motivadores para tirar suas dúvidas.
  3. Por fim, leia novamente o enunciado para rever o tema.

Tire suas dúvidas nos textos motivadores

Por exemplo, na aplicação do Enem 2019, o tema foi “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”.  Muitos participantes ficaram sem saber se o foco estava na questão do cinema enquanto a sala de exibição, do espaço físico, ou se deveriam falar sobre a arte do cinema.

Outra dúvida era se a redação poderia ser sobre o jeito de assistir aos filmes, com as inovações do streaming de vídeo, por exemplo.

Para tirar essa dúvida bastava ler os textos motivadores. A professora Dani mostra no vídeo abaixo que nos textos III e IV da página da redação já estavam indicados todos os contextos possíveis.

O candidato poderia falar tanto das salas de cinema quanto do streaming ou do cinema enquanto arte e cultura. Então, os textos motivadores funcionam como este apoio para a compreensão da proposta.

Como não fugir do tema da redação

Confira agora uma dica essencial da professora Dani para você não correr os riscos de perder pontos pela fuga do tema.

Como interpretar a proposta de redação

No vídeo da 2ª aula do nosso curso, a professora Dani fala de outro exemplo bem prático. Ela mostra que no Enem 2021, quando caiu o tema da “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“, muitos candidatos ficaram confusos sobre o que seria a “invisibilidade” e o “registro civil”.

Mas, ao ler os textos motivadores, ficava claro que a invisibilidade citada estava relacionada às dificuldades enfrentadas pelas pessoas que não possuíam a certidão de nascimento, que era o “registro civil” do enunciado.

Correção de redação

Se você ainda não ativou a sua correção de redação gratuita, não perca tempo e acesse a plataforma do Redação Online no link abaixo!

Aula sobre leitura da proposta da redação

Assista agora ao vídeo da aula 2 do curso “Redação Enem: começando do zero”, com a professora Dani:

Sobre o(a) autor(a):

João Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.

Compartilhe: