Leitura e interpretação da proposta da redação do Enem e dos textos motivadores

Veja como aproveitar os textos motivadores para compreender o contexto do tema de redação. Confira as dicas desta aula 2 do curso “Redação Enem: começando do zero” para arrasar no seu texto!

Você já parou para ler alguma proposta com tema de redação do Enem? Você conseguiu compreender logo de primeira o que a proposta queria dizer? Se você não entendeu direito aquele “comando” do tema da redação, a professora Daniela Garcia vai te ensinar como fazer a leitura da proposta e a interpretação do tema da redação.

Veja agora na aula 2 do curso Redação Enem: começando do zero. Você vai aprender em dez aulas exclusivas e um com E-book completo todas as dicas para o texto dissertativo-argumentativo.

Leitura da proposta de redação e a interpretação do tema

A primeira dica da professora Dani é você começar pela leitura da proposta de redação, onde está destacado o tema. Somente após você já saber qual é o tema é que deve começar a ler os textos motivadores.

Essa sequência é importante porque é nos textos motivadores que você vai tirar suas dúvidas sobre a leitura da proposta e a interpretação do tema. Confira na imagem:

Proposta de redação do Enem

O papel dos textos motivadores

Muita gente pensa que os textos motivadores existem apenas para ilustrar a proposta com dados e contexto. Mas, na verdade eles trazem muito mais do que isso: eles ajudam você a fazer a interpretação correta, e a definir o(s) contexto(s) para você desenvolver o seu texto.

Nos textos motivadores, o Enem pode apresentar fotografias, charges, trechos de reportagens, obras de arte, normas técnicas ou legislações relacionadas ao tema da redação. A função desses textos é ajudar o candidato a se situar em relação à abrangência do tema.

A dica da professora Dani é você fazer um movimento de leitura em 3 tempos:

  1. Leia o enunciado da proposta para conhecer o tema.
  2. Em seguida, leia os textos motivadores para tirar suas dúvidas.
  3. Por fim, leia novamente o enunciado para rever o tema.

Tire suas dúvidas nos textos motivadores

Por exemplo, na aplicação do Enem 2019, o tema foi “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”.  Muitos participantes ficaram sem saber se o foco estava na questão do cinema enquanto a sala de exibição, do espaço físico, ou se deveriam falar sobre a arte do cinema.

Outra dúvida era se a redação poderia ser sobre o jeito de assistir aos filmes, com as inovações do streaming de vídeo, por exemplo.

Para tirar essa dúvida bastava ler os textos motivadores. O candidato poderia falar tanto das salas de cinema quanto do streaming ou do cinema enquanto arte e cultura. Então, os textos motivadores funcionam como este apoio para a compreensão da proposta.

Como interpretar a proposta de redação

No vídeo da 2ª aula do nosso curso, a professora Dani fala de outro exemplo bem prático. Ela mostra que no Enem 2021, quando caiu o tema da “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“, muitos candidatos ficaram confusos sobre o que seria a “invisibilidade” e o “registro civil”.

Mas, ao ler os textos motivadores, ficava claro que a invisibilidade citada estava relacionada às dificuldades enfrentadas pelas pessoas que não possuíam a certidão de nascimento, que era o “registro civil” do enunciado.

Aula sobre leitura e interpretação da proposta da redação

Assista agora ao vídeo da aula 2 do curso “Redação Enem: começando do zero”, com a professora Daniela.

Em seguida avance para a Aula 3: Organize suas ideias para a Redação.

Acesse a Aula 3 – Organize suas ideias da Redação

Muita gente se perde no tempo porque não faz o planejamento certo para criar o texto dissertativo-argumentativo. Veja agora com a professora Daniela como você pode mandar bem com tranquilidade.

Agora, aqui com a Aula 3: Organize suas ideias da Redação

Veja a estrutura completa do curso de Redação:

  1. Perca o medo da redação do Enem
  2. Leitura da proposta e dos textos motivadores
  3. Organize suas ideias da Redação
  4. A estrutura do texto
  5. Como criar repertório
  6. Dicas de argumentação
  7. Técnicas de coesão
  8. A proposta de intervenção
  9. Detalhamento da proposta de intervenção
  10. Os macetes da conclusão

Sobre o(a) autor(a):

João Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.