Como organizar as suas ideias na redação do Enem

Veja agora no curso “Redação Enem: começando do zero” como organizar as ideias antes de planejar a sua estrutura do texto dissertativo-argumentativo e de escrever o seu texto. Tem ideias demais? Ideias de menos? Saiba o que fazer nesta aula 3!

Depois de fazer a leitura da proposta na Aula 1, e de aprender a interpretar o tema na aula 2, chegou a hora de começar a escrever. Mas, e agora? Como organizar as ideias para começar a fazer o texto dissertativo-argumentativo da redação do Enem?

É isso que você vai eaprender agora na 3ª aula do curso “Redação Enem: começando do zero”. Na primeira aula você aprendeu as linhas gerais para estruturar seu texto. Na segunda, compreendeu a proposta e como identificar os elementos do tema.

Agora, você vai dominar a organização básica para colocar suas ideias no papel.

Publicidade

Aulas do curso “Redação Enem: começando do zero”

  1. Perca o medo da redação do Enem
  2. Leitura da proposta e dos textos motivadores
  3. Organize suas ideias
  4. A estrutura do texto
  5. Como criar repertório
  6. Dicas de argumentação
  7. Técnicas de coesão
  8. A proposta de intervenção
  9. Detalhamento da proposta de intervenção
  10. Os macetes da conclusão

Como organizar suas ideias no papel

A primeira coisa que você precisa fazer para organizar as suas ideias para a redação do Enem é deixar fluir uma chuva de pensamentos ou sugestões.

Anote tudo, vá alinhando os tópicos que estão saindo de dentro da sua cabeça e passando para o papel. Escreva apenas tópicos ou palavras-chaves, e deixe surgir também repertórios que você foi guardando ao interpretar o tema e ler os textos motivadores.

Faça uma filtragem

Ok, colocou para fora? Escreveu as palavras-chave para poder olhar para elas? Então, o próximo passo é fazer um filtro inicial para você não ficar no risco de ter “um excesso de ideias” que não vai caber no texto.

Você precisa descartar a chuva de ideias depois de fazer o filtro. A dica é deixar em evidência dois argumentos para você demonstrar repertório e dados para uma argumentação consistente.

As 5 competências da redação

Quando você ainda estiver na fase de organizar as suas ideias, a dica da professora Daniela Garcia é para que você leve em consideração o que vale e o que tira pontos na correção. Existem 5 competências observadas pelos corretores do Enem e cada uma delas vale 200 pontos:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado

Para entender melhor como funciona a pontuação para cada uma das 5 competências, confira o vídeo da professora Dani:

Definir objetivos para o seu texto

Depois de selecionar as ideias que irá utilizar na redação, você deverá definir objetivos a serem alcançados no seu texto. Para isso, você deve se perguntar: o que eu acho desse tema? Vou falar bem, ou falar mal? Eu considero que o tema contém uma questão positiva ou negativa?

Por exemplo: no Enem 2019, o tema foi “A democratização do acesso ao cinema”. Nesse caso, você deveria pensar se a democratização do cinema é positiva para a sociedade e argumentar nessa direção.

Por outro lado, no Enem 2015 o tema foi “A persistência da violência contra a mulher”. Aqui o candidato precisou refletir sobre a negatividade desse fenômeno e mostrar por que a persistência da violência é ruim.  

Definir o seu posicionamento em relação ao problema que está no enunciado do tema ajuda você a estabelecer os objetivos de cada um dos parágrafos da sua redação.

Como organizar as ideias na Redação

Estrutura dos parágrafos da redação

Na próxima aula do curso “Redação Enem: começando do zero” você vai aprender a montar a estrutura do seu texto com 4 parágrafos. O primeiro é a introdução, onde você apresenta a sua tese, o seu posicionamento. 

Em seguida, você elabora dois parágrafos de desenvolvimento. Aqui é onde você apresenta os seus argumentos e dados para dar sustentação ao posicionamento definido na introdução.

Por fim, no parágrafo de conclusão você apresenta a sua proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos.

Correção de redação

Se você ainda não ativou a sua correção de redação gratuita, não perca tempo e acesse a plataforma do Redação Online no link abaixo!

Resumo da organização das ideias para a redação

Para terminar a aula 3, assista à professora Dani ensinando como organizar as ideias da sua redação:

Sobre o(a) autor(a):

João Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.

Compartilhe: