Recomposição de aprendizagem: trilhas de recuperação específicas

Agora você pode aprender o básico que precisa para seguir no ritmo da sua turma, ou ver um tema que ficou pra trás. Tem tudo nas aulas grátis das trilhas de Recomposição de Aprendizagem.

Elas fazem parte do conceito “Explica do Zero”, com os tópicos de fundamento em cada matéria. É tudo “desde o início”. Assim você aprende e vence até os temas complexos.

O acesso às trilhas de Recomposição de Aprendizagem é livre. Vale para os alunos, professores, escolas, coordenadores pedagógicos, diretores e para as Secretarias de Educação.

O projeto foi criado pelo Curso Enem Gratuito com apoio das Secretarias da Educação de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e com participação da Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário Uniasselvi.

Como utilizar a Recomposição de Aprendizagem

Para os educadores, os materiais servem como apoio em três áreas:

  1. Identificação das lacunas de aprendizagem ao final do Ensino Fundamental, que podem afetar o progresso dos estudantes no Ensino Médio;
  2. Implementação de ações para preencher essas lacunas identificadas;
  3. Foco no aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Já para os estudantes, a iniciativa pode ser aproveitada tanto por quem ainda está no Ensino Médio ou Fundamental, quanto aqueles que já concluíram os estudos. Basta escolher a matéria de sua preferência e fazer a revisão dos conteúdos.

O Curso Enem Gratuito lança semanalmente novas trilhas para a Recomposição de Aprendizagem, com textos, vídeos e exercícios para as disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Português.

Acompanhe as novidades aqui e também no canal do Curso Enem Gratuito!

O que é e por que fazer recomposição de aprendizagem

No Brasil, a pandemia de Covid-19 aumentou a distância entre o conteúdo que seria idealmente ensinado aos alunos e o que, de fato, eles conseguiram absorver.

Como resultado, restaram diversas lacunas de competências e de conhecimentos, que dificultam o progresso acadêmico de crianças e adolescentes.

A defasagem, que já era uma questão historicamente preocupante no país, foi ampliada durante esse período, com o fechamento de escolas e a adoção do ensino remoto. Uma pesquisa do UNICEF aponta que, no final de novembro de 2020, havia cerca de 5 milhões de alunos fora da escola ou sem atividades escolares.

Conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, os efeitos e impactos poderão ser sentidos até 2031. Daí a urgência em considerar estratégias que assegurem que todos os estudantes tenham pleno acesso aos seus direitos educacionais.

A Recomposição de Aprendizagem oferecida pelo Curso Enem Gratuito está fundamentada no projeto da Unesco, e concentra esforços na recuperação de conteúdos-chave, que são importantes para pavimentar o caminho em direção a uma compreensão sólida das matérias mais complexas, preparando os estudantes de forma abrangente.

É o caso de cálculos de raiz quadrada, potência ou operações com números decimais, na disciplina de Matemática, ou movimento uniforme, de Física, por exemplo.

Além de ser uma ferramenta essencial para recuperar aprendizados, a série também desempenha um papel fundamental no fortalecimento da confiança desses estudantes. Ao oferecer um ambiente de aprendizado consistente e progressivo, ela permite que os alunos enfrentem outros conteúdos com mais segurança e compreensão.

Diferença entre recuperação, reforço e recomposição da aprendizagem

Existem três principais abordagens para lidar com as defasagens de aprendizagem: recuperação, reforço e recomposição. Cada uma tem características e objetivos específicos para ajudar os alunos a superar suas dificuldades.

  • Recuperação da Aprendizagem:
    • Ocorre no início do ano letivo.
    • Avalia os conhecimentos consolidados no ano anterior.
    • Define o cronograma e currículo do novo ano.
  • Reforço Escolar:
    • Utilizado para ajudar alunos com dificuldades específicas.
    • Pode ser incluído em planos de recomposição, dependendo das necessidades.
    • Foca no desenvolvimento de habilidades e competências.
  • Recomposição da Aprendizagem:
    • Surgiu em resposta aos impactos da Covid-19.
    • Inclui uma variedade maior de estratégias.
    • Envolve avaliação diagnóstica, acolhimento, readaptação e uso de diferentes metodologias para reparar e acelerar o aprendizado.

A recomposição de aprendizagem é, portanto, essencial para diminuir as desigualdades no ensino e na educação. Investir no futuro significa assegurar que todas as crianças e adolescentes possam adquirir as competências fundamentais para sua vida pessoal e profissional.