Confira a resolução de questões do Enem sobre função metalinguística! São 3 questões de diferentes níveis e uma videoaula para você acabar com suas dúvidas!
Se você já deu uma espiadinha na prova do Enem, já deve ter percebido que na prova de Linguagens há muitas questões com textos que são frequentes em nosso cotidiano, explorando diferentes formas de comunicação. Nesses textos é frequente a utilização de um recurso de comunicação que conhecemos como função metalinguística.
Nesta terceira aula da série “Interpretação de texto para o Enem”, vamos compreender o que é essa função da linguagem. Além disso, a professora Mercedes Bonorino irá resolver com você 3 questões do Enem onde a metalinguística aparece. Bora revisar?
Função metalinguística
Como dito acima, nesta aula vamos focar em uma das funções mais importantes no Enem: a função metalinguística. Afinal, como o próprio nome da prova nos indica, “Linguagens”, nada mais natural que o Enem explorar a fundo as diferentes formas de comunicação, e a metalinguística é um prato cheio para isso.
Antes, vamos recapitular rapidamente as principais características da função metalinguística. Observe o resumo da teoria na imagem a seguir:
Questões sobre função metalinguística
Agora que você já relembrou da função metalinguística, assista a um resumo com a professora Mercedes Bonorino. Em seguida, confira as questões do Enem que abordam esse tema em três níveis diferentes de dificuldade.
Questão de nível fácil
(Enem-2021)
Anatomia
Qual a matéria do poema?
A fúria do tempo com suas unhas e algemas?
Qual a semente do poema?
A fornalha da alma com os seus divinos dilemas?
Qual a paisagem do poema?
A selva da língua com suas feras e fonemas?
Qual o destino do poema?
O poço da página com suas pedras e gemas?
Qual o sentido do poema?
O sol da semântica com suas sombras pequenas?
Qual a pátria do poema?
O caos da vida e a vida apenas?
CAETANO, A. Disponível em: www.antoniomiranda.com.br. Acesso em: 27 set. 2013 (fragmento).
Além da função poética, predomina no poema a função metalinguística, evidenciada
a) pelo uso de repetidas perguntas retóricas.
b) pelas dúvidas que inquietam o eu lírico.
c) pelos usos que se fazem das figuras de linguagem.
d) pelo fato de o poema falar de si mesmo como linguagem.
e) pela prevalência do sentido poético como inquietação existencial.
Comentários
Na questão acima, o comando já te informa que há tanto a função poética quanto a função metalinguística no texto a ser analisado. Mas, o que a questão quer saber de você são as características da função metalinguística. Portanto, só tome cuidado para não confundir com a função poética.
Tomado esse cuidado, é só achar a alternativa que contenha as palavras-chave típicas da função metalinguística. Vamos lá:
a) “perguntas retóricas”: essa é uma das características da função referencial.
b) “inquietam o eu-lírico”: essa característica tem relação com a função emotiva da linguagem.
c) “figuras de linguagem”: característica relacionada à função poética.
d) “o poema falar de si mesmo”: essa é a alternativa correta, já que a linguagem utilizada fala dela própria.
e) “sentido poético”: novamente, uma característica relacionada à função poética.
Observe que as alternativas marcam características bem específicas das diferentes funções linguísticas. Sendo assim, essa questão é considerada fácil, já que o Enem está lhe ando “prontinha” a função que ele quer – a metalinguística.
Basta ver nas alternativas qual delas traz a característica dessa função. Para isso, sempre confira o quadro teórico das características de cada função.
Questão de nível médio
(Enem-2020)
Vou-me embora p’ra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. […] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas” ou “tesouro dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias, como o de L’invitation au Voyage, de Baudelaire. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito em minha vida por motivo da doença, saltou-me de súbito do subconsciente este grito estapafúrdio: “Vou-me embora p’ra Pasárgada!”. Senti na redondilha a primeira célula de um poema, e tentei realizá-lo, mas fracassei. Alguns anos depois, em idênticas circunstâncias de desalento e tédio, me ocorreu o mesmo desabafo de evasão da “vida besta”. Desta vez o poema saiu sem esforço como se já estivesse pronto dentro de mim. Gosto desse poema porque vejo nele, em escorço, toda a minha vida; […] Não sou arquiteto, como meu pai desejava, não fiz nenhuma casa, mas reconstruí e “não de uma forma imperfeita neste mundo de aparências”, uma cidade ilustre, que hoje não é mais a Pasárgada de Ciro, e sim a “minha” Pasárgada.
BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 1984.
Os processos de interação comunicativa preveem a presença ativa de múltiplos elementos da comunicação, entre os quais se destacam as funções da linguagem. Nesse fragmento, a função da linguagem predominante é a
a) emotiva, porque o poeta expõe os sentimentos de angústia que o levaram à criação poética.
b) referencial, porque o texto informa sobre a origem do nome empregado em um famoso poema de Bandeira.
c) metalinguística, porque o poeta tece comentários sobre a gênese e o processo de escrita de um de seus poemas.
d) poética, porque o texto aborda os elementos estéticos de um dos poemas mais conhecidos de Bandeira.
e) apelativa, porque o poeta tenta convencer os leitores sobre sua dificuldade de compor um poema.
Comentários
Essa questão é considerada de nível médio, pois já “assusta” o aluno pelo tamanho do texto. Mas, calma! Principalmente nesses casos, você deve seguir as minhas duas dicas de ouro para não perder tempo lendo o texto todo:
- Uma primeira dica importante que deve ser usada para todas as questões: vá direto para comando da questão.
- Lembre-se: ao ler o texto, não se esqueça de começar pelos elementos extratextuais, como as referências. Lá já é possível antever qual é a função que predomina.
Dessa forma, se você seguir essa recomendação, a questão vai ficar mais fácil. Veja: o texto fala do “itinerário” de Pasárgada – o poema mais famoso de Manuel Bandeira. Além disso, o comando da questão pede a função que predomina.
Se você ler o primeiro período do texto (as duas primeiras linhas), você perceberá que o autor está falando de como ele fez o poema Pasárgada.
Dessas informações preliminares, o candidato pode imaginar duas funções que são compatíveis com esse tipo de texto: a função metalinguística e a função poética. Entretanto, não é o poema em si que está na questão, mas um texto no qual o autor fala sobre como foi feito o poema. Logo, neste caso, o predomínio é da função metalinguística.
Assim, só falta verificar em qual alternativa ocorre a referência à função metalinguística: a alternativa C!
Questão de nível difícil
(Enem-2020)
O resgate de um barco com 25 imigrantes africanos na costa do Maranhão reacendeu a discussão sobre o quanto o Brasil estaria, cada vez mais, atraindo pessoas de outros países em busca de refúgio ou de melhores condições de vida.
O país recebeu 33 866 pedidos de refúgio de imigrantes no ano de 2017, segundo um relatório recente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça.
A definição clássica de refugiado é “o imigrante que sofre de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas”.
No entanto, a Acnur, agência da ONU para refugiados, já tem um entendimento ampliado do que pode configurar um refugiado, incorporando também as características de uma crise humanitária: fome generalizada, ausência de acesso a medicamentos e serviços básicos e perda de renda.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 22 maio 2018 (adaptado).
Nesse texto, a função metalinguística tem papel fundamental, pois revela que o direito de o imigrante ser tratado como refugiado no Brasil depende do(a)
a) número de pedidos de refúgio já registrados no relatório do Conare.
b) compreensão que o Ministério da Justiça tem da palavra “refugiado”.
c) crise humanitária que se abate sobre os países mais pobres do mundo.
d) profundidade da crise econômica pela qual passam determinados países.
e) autorização da Acnur, que gerencia a distribuição de refugiados pelos países.
Comentários
Na questão acima, o comando já informa que há função metalinguística. Mas, a questão se torna de nível difícil, pois a característica metalinguística está “escondida” em um texto predominantemente referencial e informativo.
Em uma leitura rápida, talvez até passe despercebido que, no 3º parágrafo, o autor pausa o texto informativo para fornecer uma definição do que vem a ser a palavra “refugiado” – ou seja – explica um vocábulo e sua definição. Ora, a função metalinguística faz exatamente isto: explica a própria linguagem. Dessa forma, o trecho metalinguístico do texto é o 3º parágrafo que está contido na alternativa B.