Pronomes na coesão textual: questões do Enem comentadas

Confira a resolução de questões do Enem sobre a função dos pronomes na coesão textual! São 3 questões de diferentes níveis e uma videoaula para você acabar com suas dúvidas!

A coesão é um assunto fundamental tanto nas questões da prova de Linguagens como na sua redação. Na prova de Linguagens, esse assunto geralmente foca dois aspectos: pronomes e conjunções. Nesta 8ª aula da série “Interpretação de texto para o Enem”, vamos abordar o papel dos pronomes na coesão textual.

Pronomes na coesão textual

Para você se sair bem, veja antes esse resuminho teórico:

Pronomes na coesão textual

Você notou que os vocábulos “lo” e “isso” retomam expressões ou trechos já expressos? Para não repetir a palavra “livro”, foi usado o pronome “lo”. Esse pronome estabelece coesão textual anafórica com o seu referente “livro”. Esse recurso é muito importante nas redações e em qualquer texto.

O mesmo ocorre com o pronome “isso” que retoma a ideia “não concedeu aumento”. Vale dizer que pronome demonstrativo “isso” é frequentemente usado para resumir o que já foi dito. Assim, funciona como um termo resumidor.

Você percebeu como é importante o uso dos pronomes na coesão textual? E como pode cair na prova de Linguagens? O comum é a questão trazer um texto onde há um pronome e perguntar a função dele no texto ou perguntar à qual expressão antecedente o pronome se refere. Vamos ver?

Questões sobre pronomes na coesão textual

Agora que você já relembrou sobre o papel dos pronomes na coesão textual, assista a um resumo com a professora Mercedes Bonorino. Em seguida, confira as questões do Enem que abordam esse tema em três níveis diferentes de dificuldade.

Questão de nível fácil

(ENEM-2020)

Seu nome define seu destino. Será?

“O nome próprio da pessoa marca a sua identidade e a sua experiência social e, por isso, é um dado essencial na sua vida”, diz Francisco Martins, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília e autor do livro Nome próprio (Editora UnB). “Mas não dá para dizer que ele conduz a um destino específico. É você quem constrói a sua identidade. Existe um processo de elaboração, em que você toma posse do nome que lhe foi dado. Então, ele pesa, mas não é decisivo”. De acordo com Martins, essa apropriação do nome se dá em várias fases: na infância, quando se desenvolve a identidade sexual; na adolescência, quando a pessoa começa a assinar o nome; no casamento, quando ela adiciona (ou não) o sobrenome do marido ao seu. “O importante é a pessoa tomar posse do nome, e não ficar brigando com ele”.

CHAMARY, J. V.; GIL, M. A. Knowledge, jul. 2010.

Pronomes funcionam nos textos como elementos de coesão referencial, auxiliando a manutenção do tema abordado. No trecho da reportagem, o vocábulo “nome” é retomado pelo pronome destacado em

a) “Seu nome define seu destino”.

b) “É você quem constrói a sua identidade”.

c) “Existe um processo de elaboração, em que você toma posse do nome […]”.

d) “[…] você toma posse do nome que lhe foi dado”.

e) “[…] não ficar brigando com ele”.​

Comentários

Essa é uma questão básica de pronomes: saber em qual alternativa ocorre um pronome que retoma uma palavra específica do texto. Fique atento à palavra RETOMA: isso quer dizer que o pronome deve se referir à palavra NOME já dita antes no texto.

Assim, o candidato precisará ler o texto e ir verificando qual palavra cada pronome de cada alternativa retoma até achar a alternativa na qual o pronome retoma a palavra “nome”. É um pouco cansativo, mas não é difícil. Recomendo que você tome um gole de água e vá checando cada uma. Vamos fazer isso?

Nessa questão, veja:

a) “seu nome”: esse trecho está no título, logo, não há a possibilidade de retomar a expressão “nome”, uma vez que ela não foi dita antes. Errada.

b) “sua identidade” retoma a palavra “você. Errada.

c) “em que” retoma a expressão “processo de elaboração”. Errada.

d) “lhe” retoma a expressão “você”. Errada.

e) “não ficar brigando com ele”: “ele” retoma a palavra “nome”. Veja que é possível reescrever usando a própria palavra “ele” no lugar: “não ficar brigando com o nome”. Certa!

Percebeu que é só ler com calma?

Questão de nível médio

(Enem PPL-2019)

As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. O jornal dera notícia do crime. O corpo da menina encontrado naquelas condições, em lugar ermo. A selvageria de um tempo que não deixa mais rir. As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.

ANDRADE, C. D. Essas meninas. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.

No texto, há recorrência do emprego do artigo “as” e do pronome “essas”. No último parágrafo, esse recurso linguístico contribui para

a) intensificar a ideia do súbito amadurecimento.

b) indicar a falta de identidade típica da adolescência.

c) organizar a sequência temporal dos fatos narrados.

d) complementar a descrição do acontecimento trágico.

e) expressar a banalidade dos assuntos tratados na escola.

Comentários

Considero essa questão bem mais trabalhosa que a anterior. Aqui o comando da questão não quer saber do antecedente do pronome, mas da interpretação ou uso criativo dele no texto. Além disso, não pergunta apenas sobre pronomes, mas outras classes gramaticais e seus efeitos de sentido (no caso, o artigo “as”).

Em suma: a questão quer saber sobre a contribuição que os palavras “as” e “essas” trazem ao texto – especificamente no último período: “As alegres meninas, agora sérias, tornaram-se adultas de uma hora para outra; essas mulheres.”

Note que sempre estamos pedindo para você ler primeiro os elementos extratextuais (título, referências…)? Pois bem. O título desse texto é “essas meninas” e, no último período do texto, ocorre a expressão “essas mulheres”. Trata-se claramente de uma passagem de tempo e o pronome tanto quanto o artigo contribuem para essa passagem.

Com isso em mente, vamos ver as alternativas:

a) “intensificar a ideia de súbito amadurecimento”: correta! Veja que há a passagem súbita de menina para mulher.

b) “falta de identidade”: não está de acordo com o trecho final. Errada.

c) “organizar sequência temporal”:cuidado! Pegadinha: a ideia temporal está associada à personagem e não simplesmente uma ideia de tempo isolada.

d) “completar descrição”: não está de acordo com o trecho final. Errada

e) “expressar a banalidade de assuntos”: em nenhum momento passa a ideia de banalidade. Errada.

Essa questão faz o aluno perceber como certas palavras contribuem para a interpretação de texto.

Questão de nível difícil

(Enem-2011)

Tirinha sobre pronomes

O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois

a) contraria o uso previsto para o registro oral da língua.

b) contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto.

c) gera inadequação na concordância com o verbo.

d) gera ambiguidade na leitura do texto.

e) apresenta dupla marcação de sujeito.

Comentários

Essa questão parece ser de gramática, mas não é bem assim. Existem os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles), que exercem papel de sujeito da oração. Também existem os pronomes pessoais oblíquos (me, te, se, lhe(s), o(a)(s), nos, vos), que exercem função de objeto direto ou indireto.

No último quadrinho, há uma crítica ao uso do pronome, uma vez que “acordar eles” fere a norma culta, pois nessa posição, o correto seria usar um pronome oblíquo. O enunciado quer saber o porquê da inadequação desse uso. Nessa questão, veja:

a) Errada. Não contraria o registro oral. Na verdade, contraria o registro escrito culto.

b) Certa. É inadequado, pois contraria o uso padrão na posição de objeto direto.

c) Errada. A concordância está adequada, uma vez que o verbo concorda na 3ª pessoa do singular com o sujeito.

d) Errada. A frase não gera duplo sentido (ambiguidade).

e) Errada. Não ocorre dupla marcação do sujeito. O que ocorre é o uso de um pronome destinado a representar o sujeito na posição de objeto.

Essa questão exige que o candidato articule a parte interpretativa – texto informal – com a parte gramatical em norma culta – uso dos pronomes. Essa articulação é cobrada sempre no Enem. Portanto, não perca de vista que os conhecimentos gramaticais serão bons aliados nas questões de interpretação.

Sobre o(a) autor(a):

A professora Mercedes Bonorino é Graduada em Letras Clássicas e Vernáculas e Linguística pela USP e mestre em Linguística pela UFSC. Leciona Língua Portuguesa na rede de ensino privada de São Paulo e Florianópolis desde 1998.