Conjunções na coesão textual: questões do Enem resolvidas

Confira a resolução de questões do Enem sobre a função das conjunções na coesão textual! São 3 questões de diferentes níveis e uma videoaula para você acabar com suas dúvidas!

Essa é a última aula da nossa série “Interpretação de texto para o Enem”. Nela você vai aprender a reconhecer os tipos de conjunções e entender de que forma elas contribuem para a coesão em um texto. Fique atento/a, pois saber utilizar conjunções na coesão textual é essencial não somente para a prova de Linguagens, como também para aumentar a fluidez de seu texto na redação do Enem.

Para começarmos, veja o resumo teórico sobre as conjunções na coesão textual no quadro a seguir:

Conjunções na coesão textual

Questões sobre conjunções na coesão textual

Agora que você já sabe qual é a função das conjunções na coesão textual, assista a um resumo com a professora Mercedes Bonorino. Em seguida, confira as questões do Enem que abordam esse tema em três níveis diferentes de dificuldade.

Questão de nível fácil

(Enem-2010)

O Flamengo começou a partida no ataque, enquanto o Botafogo procurava fazer uma forte marcação no meio campo e tentar lançamentos para Victor Simões, isolado entre os zagueiros rubro-negros. Mesmo com mais posse de bola, o time dirigido por Cuca tinha grande dificuldade de chegar à área alvinegra por causa do bloqueio montado pelo Botafogo na frente da sua área.

No entanto, na primeira chance rubro-negra, saiu o gol. Após cruzamento da direita de Ibson, a zaga alvinegra rebateu a bola de cabeça para o meio da área. Kléberson apareceu na jogada e cabeceou por cima do goleiro Renan. Ronaldo Angelim apareceu nas costas da defesa e empurrou para o fundo da rede quase que em cima da linha: Flamengo 1 a 0.

Disponível em: http://momentodofutebol.blogspot.com (adaptado).

O texto, que narra uma parte do jogo final do Campeonato Carioca de futebol, realizado em 2009, contêm vários conectivos, sendo que

a) após é conectivo de causa, já que apresenta o motivo de a zaga alvinegra ter rebatido a bola de cabeça.

b) enquanto conecta duas opções possíveis para serem aplicadas no jogo.

c) no entanto tem significado de tempo, porque ordena os fatos observados no jogo em ordem cronológica de ocorrência.

d) mesmo traz ideia de concessão, já que “com mais posse de bola”, ter dificuldade não é algo naturalmente esperado.

e) por causa de indica consequência, porque as tentativas de ataque do Flamengo motivaram o Botafogo a fazer um bloqueio.

Comentários

Essa é uma questão básica de conjunções: saber o valor semântico (interpretativo) das conjunções ou locuções conjuntivas. Assim, o candidato deve ter em mente os principais valores semânticos (veja tabela do resumo teórico) e ver qual está correta a cada caso nas alternativas.

Nessa questão, Veja:

a) “após”: indica tempo. Errada.

b) “enquanto”: indica tempo ou oposição. Errada.

c) “no entanto”: indica oposição. Errada.

d) “mesmo” ou “mesmo que”: indica concessão. Certa!

e) “por causa de”: indica causa. Errada.

Percebeu como fica fácil se soubermos a relação semântica básica das conjunções mais importantes?

Questão de nível médio

(Enem PPL-2010)

Como ocorrem os eclipses solares?

Quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, o astro que ilumina nosso planeta some por alguns minutos. O espetáculo só ocorre durante a lua nova e apenas nas ocasiões em que a sombra projetada pelo satélite atinge algum ponto da superfície do planeta. Aliás, é o tamanho dessa sombra que vai determinar se o desaparecimento do astro será total, parcial ou anular. Geralmente, ocorrem ao menos dois eclipses solares por ano. Um eclipse solar é uma excelente oportunidade para estudar melhor o Sol

Disponível em: https://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 21 ago. 2017 (adaptado).

Nesse texto, a palavra “aliás” cumpre a função de

a) promover uma conclusão de ideias valendo-se das informações da frase anterior.

b) indicar uma mudança de assunto e de foco no tema desenvolvido.

c) conectar a informação da frase anterior com a da posterior.

d) conferir um caráter mais coloquial à reportagem.

e) salientar a negação expressa na frase posterior.

Comentários

Considero essa questão bem mais trabalhosa que a anterior. Isso porque a expressão “aliás” nem sempre aparece nos quadros-resumo das conjunções. Nesse caso, o candidato deve perceber que essa palavra está fazendo uma ligação entre as ideias; logo, também estabelece relação de coesão.

Com isso em mente, vamos ver as alternativas:

a) Errada. Não promove a conclusão de ideias.

b) Errada. Não indica mudança de assunto.

c) Certa. Como dissemos no comentário acima, a expressão “aliás” estabelece a coesão entre as partes do texto – a informação anterior e posterior.

d) Errada. “Aliás” não é expressão apenas de linguagem coloquial.

e) Errada. Não indica negação.

Essa questão faz o aluno perceber como certas palavras contribuem para a interpretação de texto.

Questão de nível difícil

(Enem-2019)

Slow Food favor da alimentação com prazer e da responsabilidade socioambiental, o slow food é um movimento que vai contra o ritmo acelerado de vida da maioria das pessoas hoje: o ritmo fast-food, que valoriza a rapidez e não a qualidade. Traduzido na alimentação, o fast-food está nos produtos artificiais, que, apesar de práticos, são péssimos à saúde: muito processados e muito distantes da sua natureza como os lanches cheios de gorduras, os salgadinhos e biscoitos convencionais etc. etc.

Agora, vamos deixar de lado o fast e entender melhor o slow food. Segundo esse movimento, o alimento deve ser: bom, tão gostoso que merece ser saboreado com calma, fazendo de cada refeição uma pausa especial do dia; limpo: bom à saúde do consumidor e dos produtores, sem prejudicar o meio ambiente nem os animais; justo: produzido com transparência e honestidade social e, de preferência, de produtores locais.

Deu pra ver que o slow food traz muita coisa interessante para o nosso dia a dia. Ele resgata valores tão importantes, mas que muitas vezes passam despercebidos. Não é à toa que ele já está contagiando o mundo todo, inclusive o nosso país.

www.maeterra.com.br acesso em: 5 ago. de 1017.

Algumas palavras funcionam como marcadores textuais, atuando na organização dos textos e fazendo-os progredir. No segundo parágrafo desse texto, o marcador “agora”:

a) define o momento em que se realiza o fato descrito na frase.

b) sinaliza a mudança de foco no tema que se vinha discutindo.

c) promove uma comparação que se dá entre dois elementos do texto.

d) Indica uma oposição que se verifica entre o trecho anterior e o seguinte.

e) delimita o resultado de uma ação que foi apresentada no trecho anterior.​

Comentários

Essa é uma típica questão com pegadinhas. Se você pensa que a palavra “agora” significa apenas tempo, cuidado! Com isso em mente, vamos ver as alternativas:

a) Errada. No texto essa expressão não inicia tempo.

b) Certa! Note que a expressão “agora” marca a mudança de assunto: de fast food para slow food! Fique atento: o conector “agora” é super comum em situações de mudança de assunto.

c) Errada. Não indica comparação.

d) Cuidado! Pegadinha! Apesar de ocorrer na passagem do assunto do fast food para o slow food (que são conceitos opostos), o enunciado é claro que o que interessa para responder à questão é: o aspecto de progressão textual que o conector gera. Assim, o aspecto mais importante não é a oposição dos dois termos, mas a progressão das ideias na troca de assunto. Portanto, a melhor resposta continua sendo a alternativa B.

e) Errada. Não indica negação.

Essa questão faz o aluno perceber como certas palavras contribuem para a progressão textual.

Terminamos nossa jornada de questões de interpretação e aspectos linguísticos do texto.

Com certeza, com essa imersão nas questões de interpretação, você terá mais confiança para responder e ir muuuuuito bem no Enem!

Bora gabaritar?! Abração!

Sobre o(a) autor(a):

A professora Mercedes Bonorino é Graduada em Letras Clássicas e Vernáculas e Linguística pela USP e mestre em Linguística pela UFSC. Leciona Língua Portuguesa na rede de ensino privada de São Paulo e Florianópolis desde 1998.