Questões resolvidas sobre a função conativa

A função conativa tem o objetivo de convencer o receptor de uma mensagem. Confira a resolução de 3 questões que já caíram no Enem sobre o assunto!

Na segunda aula da série “Interpretação de texto para o Enem”, vamos focar em uma das funções mais importantes no Enem: a função conativa. Sem dúvida, essa é uma das funções mais importantes, já que estabelece a interlocução entre emissor e destinatário com o objetivo de persuadir, convencer, passar uma ordem.

Entretanto, normalmente, tal função vem acompanhada de outras, como a referencial, a metalinguística e até a função poética. Estabelecer um vínculo entre duas funções em um texto – já que, muitas vezes, o texto possui mais de uma função – é clássico no Enem.

Relembre rapidamente as principais características da função conativa:

Resumo da função conativa

Questões sobre função conativa

Agora que você já relembrou da função conativa, assista a um resumo com a professora Mercedes Bonorino. Em seguida, confira as questões do Enem que abordam esse tema em três níveis diferentes de dificuldade.

Questão de nível fácil

(ENEM-2018) “Escrever não é uma questão apenas de satisfação pessoal”, disse o filósofo e educador pernambucano Paulo Freire, na abertura de suas Cartas a Cristina, revelando a importância do hábito ritualizado da escrita para o desenvolvimento de suas ideias, para a concretização de sua missão e disseminação de seus pontos de vista. Freire destaca especial importância à escrita pelo desejo de “convencer outras pessoas”, de transmitir seus pensamentos e de engajar aqueles que o leem na realização de seus sonhos.”

KNAPP, L. Linha fina. Comunicação Empresarial, n. 88, out. 2013.

Segundo o fragmento, para Paulo Freire, os textos devem exercer, em alguma medida, a função conativa, porque a atividade de escrita, notadamente, possibilita

a) levar o leitor a realizar ações.

b) expressar sentimentos do autor.

c) despertar a atenção do leitor.

d) falar da própria linguagem.

e) repassar informações

Comentários

Observe que, “de cara”, a letra A está ótima. Isso porque a função conativa incita o receptor da mensagem a realizar determinada ação.

No fragmento, Paulo Freire destaca a importância do hábito de escrita para a transmissão de pensamentos e para o engajamento de novos leitores. Nesse contexto, o autor associa a ideia de “convencer outras pessoas” ao poder da escrita para o desenvolvimento de ideias e disseminação de pontos de vista, construindo relação dialógica que visa à persuasão.

O alcance de novos leitores, portanto, caracteriza a função conativa exercida pelos textos, uma vez que esses indivíduos são levados a realizar ações a partir de sua leitura.

Note que, nas demais temos características de outras funções:

b) “expressar sentimentos”: função emotiva.

c) “despertar a atenção do leitor”: função fática.

d) “falar da própria linguagem”: função metalinguística.

e) “repassar informações”: função referencial.

Veja que nessa questão o comando fala que a função conativa predomina. Por isso, é considerada fácil, já que o Enem está lhe dando “prontinha” a função que ele quer. Basta ver nas alternativas qual delas traz a característica da função conativa.

A alternativa correta é a letra A.

Questão de nível médio

(Enem-2020)

Propaganda sobre votação - função conativa

Disponível em: www.ricmais.com.br. Acesso em: 10 nov. 2011 (adaptado).

De acordo com as intenções comunicativas e os recursos linguísticos que se destacam, determinadas funções são atribuídas à linguagem. A função que predomina nesse texto é a conativa, uma vez que ele

a) atua sobre o interlocutor, procurando convencê-lo a realizar sua escolha de maneira consciente.

b) coloca em evidência o canal de comunicação pelo uso das palavras “corrige” e “confirma”.

c) privilegia o texto verbal, de base informativa, em detrimento do texto não verbal.

d) usa a imagem como único recurso para interagir com o público a que se destina.

e) evidencia as emoções do enunciador ao usar a imagem de uma criança.

Comentários

A questão acima é considerada de nível médio, pois o comando joga para o leithttps://cursoenemgratuito.com.br/linguagem-verbal/or uma proatividade. Ou seja, o candidato deve tentar perceber qual a característica da função conativa está no texto. Assim, tenha em mente as características dessa função.

Note, ainda, que o texto é verbal e não verbal, um texto misto. Dessa forma, deve ser lido na interação entre as informações verbais e não verbais.

Visto isso, vamos analisar as alternativas:

a) “convencer a realizar sua escolha”: aí está a palavra-chave da função conativa! Já separe esta alternativa, pois ela está ótima. Mas, leia as outras para confirmar ser esta a correta.

b) “canal de comunicação”: função fática.

c) “privilegia o texto verbal, (…), em detrimento do texto não verbal”: muito ruim. Explico: o texto como um todo é composto de linguagem verbal e não verbal. Não há um privilégio de uma linguagem sobre a outra – o que há é uma interação.

d) “usa a imagem como único recurso”: ruim tanto quanto a anterior pelo mesmo motivo: o que há é a iteração na imagem com o texto escrito.

e) “evidencia as emoções”: função emotiva.

Nessa questão, o comando já fala sobre a função conativa. Por isso, é considerada de nível médio, pois o candidato preciso escolher dentre as alternativas aquela que contém as características da função conativa.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Questão de nível difícil

(Enem-2019)

14 coisas que você não deve jogar na privada 

Nem no ralo. Elas poluem rios, lagos e mares, o que contamina o ambiente e os animais. Também deixa mais difícil obter a água que nós mesmos usaremos. Alguns produtos podem causar entupimentos:

  • cotonete e fio dental;
  • medicamento e preservativo;
  • óleo de cozinha;
  • ponta de cigarro;
  • poeira de varrição de casa;
  • fio de cabelo e pelo de animais;
  • tinta que não seja à base de água;
  • querosene, gasolina, solvente, tíner.

Jogue esses produtos no lixo comum. Alguns deles, como óleo de cozinha, medicamento e tinta, podem ser levados a pontos de coleta especiais, que darão a destinação final adequada.

MORGADO, M.; EMASA. Manual de etiqueta. Planeta Sustentável, jul.-ago. 2013 (adaptado).

O texto tem objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que busca

a) despertar no leitor sentimentos de amor pela natureza, induzindo-o a ter atitudes responsáveis que beneficiarão a sustentabilidade do planeta.

b) informar o leitor sobre as consequências da destinação inadequada do lixo, orientando-o sobre como fazer o correto descarte de alguns dejetos.

c) transmitir uma mensagem de caráter subjetivo, mostrando exemplos de atitudes sustentáveis do autor do texto em relação ao planeta.

d) estabelecer uma comunicação com o leitor, procurando certificar-se de que a mensagem sobre ações de sustentabilidade está sendo compreendida.

e) explorar o uso da linguagem, conceituando detalhadamente os termos utilizados de forma a proporcionar melhor compreensão do texto.

Comentários

Nesse caso, a função conativa predomina no título, mas o comando quer que você atente também para a função referencial que está presente. Portanto, basta ver nas alternativas qual delas traz a característica da função referencial .

Assim, como o comando da questão explicita que quer a característica da função referencial, podemos analisar que:

a) “despertar sentimentos”: a função emotiva – errada.

b) “informar o leitor”: é esta! Note que o texto informa (função referencial) e orienta o leitor ao correto descarte do lixo (função conativa). É isso que o Enem quer.

c) “mensagem de caráter subjetivo”: subjetividade e emoção é característica da função emotiva. Errada.

d) “estabelecer uma comunicação com o leitor”: essa é a característica típica da função fática. Errada.

e) “conceituando detalhadamente os termos”: típico da função metalinguística. Errada.

Sobre o(a) autor(a):

A professora Mercedes Bonorino é Graduada em Letras Clássicas e Vernáculas e Linguística pela USP e mestre em Linguística pela UFSC. Leciona Língua Portuguesa na rede de ensino privada de São Paulo e Florianópolis desde 1998.