Interpretação de Texto e Funções da Linguagem: questões resolvidas

Confira a resolução de questões do Enem sobre funções da linguagem! São 3 questões de diferentes níveis e uma videoaula para você acabar com suas dúvidas de interpretação de textos.

Nesta primeira lista da série de Português sobre Interpretação de Texto, vamos focar nas questões de funções da linguagem de um modo geral, sem especificar nenhuma em particular. O Enem sempre coloca em todos as suas provas pelo menos uma questão de funções em geral.

Mas, antes de analisarmos as questões selecionadas, vamos recapitular rapidamente quais são as funções da linguagem. Veja um pequeno resumo na imagem a seguir:

Tabela de funções da linguagem

Questões sobre funções da linguagem

Agora que você já relembrou as funções da linguagem, veja um resumo com a professora Mercedes Bonorino, e depois ver as questões do Enem que abordam esse tema em três níveis diferentes de dificuldade:

Questão de nível fácil

(ENEM-2018) Deficientes visuais já podem ir a algumas salas de cinema e teatros para curtir, em maior intensidade, as atrações em cartaz. Quem ajuda na tarefa é o aplicativo Whatscine, recém-chegado ao Brasil e disponível para os sistemas operacionais iOS (Apple) ou Android (Google).

Ao ser conectado à rede wi-fi de cinemas e teatros, o app sincroniza um áudio que descreve o que ocorre na tela ou no palco com o espetáculo em andamento: o usuário, então, pode ouvir a narração em seu celular.

O programa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Carlos III, em Madri. “Na Espanha, 200 salas de cinema já oferecem o recurso e filmes de grandes estúdios já são exibidos com o recurso do Whatscine!”, diz o brasileiro Luis Mauch, que trouxe a tecnologia para o país. “No Brasil, já fechamos parceria com a São Paulo Companhia de Dança para adaptar os espetáculos deles! Isso já é um avanço. Concorda?”

Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2014 (adaptado).

Por ser múltipla e apresentar peculiaridades de acordo com a intenção do emissor, a linguagem apresenta funções diferentes. Nesse fragmento, predomina a função referencial da linguagem, porque há a presença de elementos que

a) buscam convencer o leitor, incitando o uso do aplicativo.

b) definem o aplicativo, revelando o ponto de vista da autora.

c) evidenciam a subjetividade, explorando a entonação emotiva.

d) expõem dados sobre o aplicativo, usando linguagem denotativa.

e) objetivam manter um diálogo com o leitor, recorrendo a uma indagação.

Comentários

Uma primeira dica importante que deve ser usada para todas as questões: vá direto para comando da questão! Para economizar tempo, antes de mais nada, leia o enunciado. Assim, você irá ler o texto já tendo ideia dos pontos onde você deve focar sua atenção.

Na questão acima, o comando traz uma pergunta sobre as características de uma função específica: a função referencial (note que o Enem já coloca em negrito). Portanto, essa é uma questão considerada como fácil, já que o Enem está lhe dando “de bandeja” a função que ele quer. Basta ver nas alternativas qual delas traz a característica.

Nesse caso, vale lembrar as palavras-chave que definem cada uma e perceber como cada alternativa usa essas palavras-chave para já lhe dar uma dica importante de quais você deve desconsiderar.

Assim, como o comando da questão explicita que quer a característica da função referencial, podemos descartar as alternativas:

a) “convencer o leitor”: a função referencial não convence leitor. Já pare aqui e descarte essa!

b) “ponto de vista da autora”: mesmo que haja alguma opinião secundária, o texto não tem como intenção opinar sobre um assunto. Mas, se ficou com dúvida, compare com as demais.

c) “subjetividade”: subjetividade e emoção é característica da função emotiva. Descarte essa!

d) “expor dados”, “linguagem denotativa”: é exatamente a correta, pois define o que é função referencial. (Dessa forma, se você tinha achado a B não tão ruim, é nessa hora que você simplesmente descarta a alternativa B, pois há uma alternativa muito melhor!)

e) “manter diálogo com o leitor”: essa é a característica típica da função fática.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Questão de nível médio

(ENEM-2010) A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Predomina no texto a função da linguagem

a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.

b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.

c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.

d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

Comentários

Essa segunda questão que selecionei é considerada de nível médio, pois o comando joga para o leitor uma proatividade. Isso porque o candidato deve tentar perceber no texto qual função predomina. Dessa forma, o texto deve ser lido e você deve perceber a predominância de uma função em detrimento das outras.

Lembre-se: ao ler o texto, não se esqueça de começar lendo os elementos extratextuais (informações fora do texto, como as condições de circulação daquele texto ou até mesmo suas referências de publicação)! Lá já é possível antever qual a função que predomina.

Observe que o comando da questão quer a função que PREDOMINA no texto. Portanto, o texto pode haver mais de uma função. Note que, nessa questão, as informações extratextuais já indicam “O guia dos curiosos”. Ora, sendo um “guia”, você já poderia descartar a função emotiva e poética, pelo menos.

Ao ler o texto, pelas primeiras linhas, já é possível perceber que está se falando de biosfera. Dessa forma, percebe-se claramente que se trata de um texto informativo cuja função predominante é a REFERENCIAL.

Note que já “de cara” você encontra o nome de cada função bem no começo de cada alternativa – o que facilita muito a nossa vida, né? Assim você já pode descartar aquelas funções que nada tem a ver com o(s) textos(s).

a) “emotiva”: como dito acima, o tipo de publicação já descarta essa opção!

b) “fática”: descartada!

c) “poética”: da mesma forma que descartamos a letra A, o próprio título da publicação já descarta essa possibilidade de função.

d) “conativa”: o texto não procura orientar comportamento.

e) “referencial”: exatamente essa! Note que o texto traz conceitos e informações técnicas em linguagem denotativa.

Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Questão de nível difícil

A próxima questão possui um grau de dificuldade bem maior, uma vez que o comando não traz uma especificação de uma função. Em vez disso, a partir do texto, cabe ao candidato inferir qual a função que predomina.

Vale destacar que o texto a seguir é verbal e não verbal. Textos mistos (verbais e não verbais) trazem maior complexidade de análise, uma vez que, pela sua natureza, provavelmente mais de uma função ocorre e gera muitos mais elementos a serem analisados.

(ENEM – 2013)

 Quadrinho quadrado

Quadrinho sobre livros

XAVIER, C. Disponível em: www.releituras.com. Acesso em: 24 abr. 2010.

Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução, o predomínio de uma ou de outra função de linguagem. Nesse texto, predomina a função que se caracteriza por

a) tentar persuadir o leitor acerca da necessidade de se tomarem certas medidas para a elaboração de um livro.

b) enfatizar a percepção subjetiva do autor, que projeta para sua obra seus sonhos e histórias.

c) apontar para o estabelecimento de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor e o livro.

d) fazer um exercício de reflexão a respeito dos princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.

e) retratar as etapas do processo de produção de um livro, as quais antecedem o contato entre leitor e obra.

Comentários

Em questões complexas como essa, é ainda mais importante você primeiro ler o comando da questão para ir de modo objetivo para a leitura do texto.

Destaca-se no comando da questão: “Os objetivos que motivam os seres humanos a estabelecer comunicação determinam, em uma situação de interlocução”. Por esse comando, podemos perceber que as funções que poderiam estar associadas ao estabelecido de comunicação poderiam ser as funções fática, metalinguística e referencial. Com certeza, descartaríamos as funções emotiva e conativa.

Primeiramente, o que se percebe em evidência neste texto é a presença do livro e das informações que mostram que é feito “letras, palavras e sentenças”.

a) “tentar persuadir o leitor”: função conativa está descartada, pois o comando fala em “estabelecer comunicação” e não “persuasão”.

b) “percepção subjetiva do autor”: função emotiva pelo recorte feito no comando da questão.

c) “de interlocução de modo superficial e automático, entre o leitor e o livro”: não há diálogo e, se houvesse, não aponta para algo superficial e automático.

d) “princípios que estruturam a forma e o conteúdo de um livro.”: o texto de fato enfatiza o processo de produção do livro, o que se configura função metalinguística: centrada no código. Esta é a resposta certa!

e) “as quais antecedem o contato entre leitor e obra”: alternativa perigosa! A primeira parte da alternativa está correta, pois o texto retrata etapas de um processo de produção de um livro, mas o faz sem estabelecer posteriormente um contato com o leitor. Note que, no último quadrinho, aparece um leitor lendo o livro, mas não estabelece contato com o leitor e o produtor do livro.

A alternativa E é perigosa, pois está parcialmente correta, já que retrata as etapas do processo de produção do livro, mas o texto não fica apenas no momento.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Videoaula sobre funções da linguagem

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Sobre o(a) autor(a):

A professora Mercedes Bonorino é Graduada em Letras Clássicas e Vernáculas e Linguística pela USP e mestre em Linguística pela UFSC. Leciona Língua Portuguesa na rede de ensino privada de São Paulo e Florianópolis desde 1998.