Questões resolvidas sobre intertextualidade

Confira a resolução de questões do Enem sobre intertextualidade! São 3 questões de diferentes níveis e uma videoaula para você acabar com suas dúvidas!

Algo que você vai encontrar com muita frequência no Enem são as questões sobre intertextualidade. Sua estrutura é a seguinte: um enunciado com dois textos e um comando que pergunta o que há de comum ou de diferente entre eles.

Esse tipo de questão tem a intenção de medir sua capacidade de perceber inter-relações entre diferentes textos. Essa forma de construção de pergunta utiliza um tipo intertextualidade, já que faz o candidato comparar textos, vendo possíveis semelhanças e diferenças entre eles.

Não há uma “teoria” sobre essa forma de “intertextualidade”. Mas, o diagrama abaixo fornece uma visualização do que se pretende nesse tipo de questão:

Questões sobre intertextualidade

Questões sobre intertextualidade

Nesta 7 ª aula da nossa série “Interpretação de texto para o Enem”, você vai aprender a analisar questões desse tipo de forma rápida e eficiente. Acompanhe a videoaula da professora Mercedes e veja a resolução de questões de diferentes níveis de dificuldade que ela selecionou para você.

Questão de nível fácil

(Enem-2021)

TEXTO I
Para que seja caracterizada como bullying, e não como uma agressão ocasional, a ação praticada e sofrida pela vítima deve responder a alguns critérios: a agressividade (física, verbal, social) e a intencionalidade do ato, ou seja, o desejo de causar dor e constrangimento; a frequência da agressão, uma vez que o bullying é um ato repetitivo; e a desigualdade na relação de poder, manifestada pela diferença de força física ou social entre o agressor e a vítima.

ABDALLA, S. Bullying na escola: uma ameaça que não é brincadeira. Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 9 ago. 2017 (adaptado).

TEXTO II

Charge de bolas

De acordo com as características apresentadas nos textos, depreende-se que o bullying nas aulas de educação física escolar tem sido resultante das

a) atitudes constantes de desrespeito à diversidade nas práticas corporais.

b) lesões provocadas durante jogos de contato por estudantes agressivos.

c) disputas entre os alunos para ocuparem posições de destaque nas equipes.

d) assimetrias entre meninos e meninas durante a vivência das atividades propostas.

e) práticas de inclusão de alunos com menos habilidade motora nos jogos coletivos.

Comentários

Na primeira das questões sobre intertextualidade, é importante observar que um dos textos é formado por linguagem verbal e o outro contém linguagem não verbal. Aliás, a linguagem não verbal predomina no texto II, que pode ser caracterizado como pertencente ao gênero charge. Dessa forma, na charge, há uma temática crítica que você deve relacionar à temática do texto I. Veja:

a) “desrespeito à diversidade nas práticas corporais”: correta! Note que essa alternativa é um resumo genérico das preocupações que estão por trás (subjacentes) aos dois textos. Como foi dito na introdução teórica, você deve procurar a alternativa que faça uma “ponte” entre os dois textos. A diversidade e as questões corporais estão presentes em ambos os textos. Note que a bola oval, pelo seu formato, sofre por ser diferente das outras.

b) “lesões corporais”: não aparece no texto II. Errada.

c) “posições de destaque”: não aparece no texto II. Errada.

d) “assimetrias entre meninos e meninas”: o texto II não traz essa preocupação.

e) “inclusão de alunos com menos habilidade motora nos jogos coletivos”: no texto II, algumas bolas (de tênis, por exemplo) são típicas de jogos individuais. Além disso, na charge (texto II) nada faz referência à questão de habilidades motoras.

Percebe como fica fácil quando eliminamos as alternativas que não fazem parte dos dois textos?

Questão de nível médio

(Enem 2022)

TEXTO I

A gestão da ignorância

Novas tecnologias mudaram a forma de pensar, planejar e também de se relacionar dentro das empresas. Agora, o que vale é ter flexibilidade, colaboração, segurança digital e confiança nas relações. Mas quais são as oportunidades para crescer nesse ambiente cada vez mais disruptivo?

CAMANHO, R. Revista da ESPN, n. 4, out.-nov.-dez. 2017 (adaptado).

TEXTO II

A falsa sensação de segurança

O número de usuários cresce, e, paralelo a isso, a falsa sensação de que a conexão digital é completamente segura e livre de ameaças. Profissionais de TI têm enfrentado problemas com falhas de segurança. E isso porque, em certos cenários, apenas um antivírus e/ou firewall bem configurados não são mais suficientes para mitigar os riscos atuais.

MOGAMI, S. Guia de produtos para infraestrutura de data centers. RTI Redes, Telecom e Instalações, n. 213, fev. 2018.

Ao abordarem a temática da tecnologia, os textos I e II apresentam como ponto comum 

a) o aumento dos riscos de disseminação de vírus.

b) o incremento do número de usuários das redes sociais.

c) a falta de conhecimento para lidar com problemas da web.

d) os avanços alcançados no campo da gestão de problemas de TI.

e) a preocupação com a vulnerabilidade inerente ao ambiente digital. 

Comentários

O comando da questão deixa claro que a temática é a tecnologia. Assim, cabe ao candidato perceber o que há em comum. Vejamos:

a) “vírus”: “vírus” só aparece no texto II. Errada.

b) “aumento de usuários”: só aparece no texto II. Errada.

c) “falta de conhecimento”: só aparece no texto I. Errada.

d) “problemas de TI”: só aparece no texto II. Errada.

e) “vulnerabilidade do ambiente digital”: os dois textos apresentam essa preocupação. Esta é a correta!

Parece fácil? Mas, cuidado! É importante perceber que a alternativa correta é aquela que traz um assunto subjacente aos dois textos. A palavra “vulnerabilidade”, apesar de não estar presente em nenhum dos dois textos, os une.

Questão de nível difícil

TEXTO I

O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.

Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.

Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes,

Disponível em: www.folhadelondrina.com.br. Acesso em: 9 dez. 2018 (adaptado).

TEXTO  II

Direito dos idosos - questões sobre intertextualidade

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 9 dez. 2018.

Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso

a) apresentam vantagens em relação às de outros países.

b) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.

c) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.

d) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.

e) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.

Comentários

O comando da questão quer que você fale sobre as regras do Estatuto do Idoso, sendo que o texto II é o próprio estatuto. O texto I, por sua vez, cita o Estatuto, mas não fala sobre seu conteúdo. Assim, pelo enunciado, o candidato terá de se esforçar mais aqui, pois ele só pode escolher uma alternativa que fale sobre o Estatuto ou alguma conclusão a partir da leitura dele.

a) “outros países”: nada é dito sobre comparação de países. Errada.

b) “ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos”: nada é dito sobre isso nos dois textos. Errada.

c) “altera a qualidade de vida”: certa! Veja que ambos os textos se preocupam com a qualidade de vida. Especificamente o Estatuto tem esse objetivo.

d) “precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população”: pegadinha. O texto fala e critica a questão de revisão, mas o texto II não fala sobre revisão. Além disso, pelo que está exposto sobre o Estatuto no texto II, as regras parecem boas e não há motivo de revisão. Errada!

e) “contrastam com as condições de vida”: esse aspecto só aparece no texto I e não está no Estatuto essa informação. Errada.

Muitos candidatos marcaram D ou E, o que demonstra que o que foi falado no texto I se sobrepôs ao que a questão quer: o Estatuto em si e algo comum aos dois textos. Fique atento!

Sobre o(a) autor(a):

A professora Mercedes Bonorino é Graduada em Letras Clássicas e Vernáculas e Linguística pela USP e mestre em Linguística pela UFSC. Leciona Língua Portuguesa na rede de ensino privada de São Paulo e Florianópolis desde 1998.