Frases de filósofos para citar na redação do Enem

De A à Zygmunt, vamos sugerir algumas das melhores frases, aforismas e estratégias para turbinar a redação do Enem com aquela pitada de Filosofia!

Se tem uma coisa que os filósofos se aperfeiçoaram ao longo das eras foi falar bonito. São raras as coisas que soam mais intelectuais e cultas do que uma citação filosófica. Então, se você busca dar aquele toque de filosofia no seu repertório sociocultural, confira nossa seleção de frases de filósofos para citar na redação do Enem!

Filosofia na redação do Enem

Para começar, vamos partir da premissa que a redação do Enem é do tipo dissertativa-argumentativa. Isto é, você terá que dissertar sobre o tema utilizando uma boa estrutura argumentativa. Para isso, é uma ótima ideia ter na manga algumas citações de filósofos que certamente fundamentarão as ideias que você busca defender em sua redação.

Como a Filosofia estuda uma ampla gama de problemas, não é difícil achar algum filósofo que cubra um tema de redação, seja ele qual for. Quer ver só? Nos idos de 1998, o tema da redação do Enem foi: “Viver e Aprender”. Esse é um excelente convite para uma discussão embasada nas escolas do helenismo, que debatem essencialmente como devemos levar a vida.

Publicidade

Daí, podemos deixar a redação bem bonita com um toque estoico, por exemplo. Vou deixar meu camarada Marcus Aurélius dar a letra:

“Não espere que o mundo seja como você deseja, mas sim como ele realmente é. Dessa forma, você terá uma vida tranquila”.

Nesse sentido, podemos aprender muito sobre a vida com o Marcão, que enriquece o tema e deixa a argumentação mais macia. Assim, ter um domínio sobre as temáticas filosóficas favorece bastante a composição de uma redação.

Como usar citações de filósofos na redação

Todavia, parece-me interessante salientar que muitas citações não são exatamente aquilo que aparentam e, nesse sentido, é importante conhecer bem – ou conhecer minimamente – quem você escolher citar. Autores com Friedrich Nietzsche, Platão ou mesmo Sócrates costumam ser os campeões em citações equivocadas.

Em 2020, o tema de redação do Enem Digital foi “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Vamos eleger uma palavra-chave nessa proposta, e trabalhar o conceito de desigualdade.

Partindo daí, muitos são os filósofos que se propuseram a falar esse tema. Para fazer um filtro, vale reforçar que o tema é voltado ao Brasil. Esse pode ser um bom ponto de partida para escolher melhor os filósofos para citar na redação, já que nosso país é uma nação bastante nova, cheia de desafios contemporâneos para serem resolvidos.

Uma boa escolha nesse caso seria Jean-Jacques Rousseau, cuja obra “Discurso sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens” fala justamente sobre o tema. Entretanto, você pode optar por algo mais passional, como por exemplo Pierre-Joseph Proudhon, um anarquista que sonhava em pôr fim às desigualdades sociais no mundo.

Assim sendo, podemos argumentar algo como: “Dada as peculiaridades das regiões de um país de dimensões continentais, agravam-se ainda mais as mazelas sociais, pois a raiz da desigualdade entre as regiões se dá pela junção de indivíduos diferentes sob uma causa incomum. Sensato, então, foi Proudhon ao dizer: pereça a pátria e salve-se a humanidade.”

Frases e aforismas

Note que a frase dita pelo meu camarada Pierre é bem curtinha, fácil de lembrar! Por isso, é bastante útil você ter algumas dessas armazenadas em algum lugar da cachola. Aliás, essas frases são úteis em várias situações cotidianas (como largar uma delas no grupo da família no zap e sair correndo!).

Aforismas - Frases de filósofos para citar na redação

Mas, se você quiser uma coisa maior, mas não exagerada, podemos buscar algumas frases menos diretas. Tomando como pano de fundo o tema de redação de 2016, “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, podemos utilizar uma famosa frase atribuída a Voltaire, e dificilmente será mal empregada. Ela diz o seguinte:

“Não concordo com uma palavra do que diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-las”.

Acrescentando um argumento à citação, conseguimos expressar facilmente uma ideia. Isso torna o argumento mais sólido e certamente mais apelativo. Além disso, como a professora Dani aqui do Curso Enem Gratuito nos ensina, trazer citações demonstra para o corretor que você tem repertório sociocultural e sabe relacioná-lo ao tema. Saiba mais com o vídeo em seguida:

Filósofos para citar na redação

Em seguida, se liga em alguns filósofos que podem dar aquela ajudinha em colocar Filosofia na redação dos mais variados temas.

Arthur Schopenhauer

O meu camarada Schopenhauer, por exemplo, é um alemão que escreveu sobre muita coisa! Em seu livro “Parerga e Paralipomena” (ou para nós mortais, “Escritos filosóficos menores”), ele comentou sobre vários assuntos cotidianos. Um capítulo de destaque é  intitulado “Aforismos para a sabedoria de vida”. Essas problemáticas mais ordinárias tornam esse sujeito um bom coringa das citações para redação do Enem.

Schopenhauer - Filósofos para citar na redaçãoEmbora seja considerado um pessimista, Arthur Schopenhauer possui um grande acervo de teorias sobre o mundo. Dentre essas, apenas uma parcela pode ser taxada como pessimista.

Podemos usar o “Schop” para falar de coisas bem atuais, como empreendedorismo – embora me pareça que ele não seria um grande entusiasta dessa onda empreendedora:

“As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo”.

Podemos falar de arte:

“A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende”.

Ou de economia:

“O dinheiro é uma felicidade humana abstrata; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele”.

Viu por que ele não seria um entusiasta do empreendedorismo?

Agora, se você é dessas dessoas que curtem os doguinhos e outros animais, saca só essa frase:

“A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem”.

Vai dizer que não dá um match perfeito para uma redação que fale sobre animais?

Sócrates

Outra pessoa interessante a ser destacada é Sócrates. O filósofo grego também discutia uma variedade muito grande de temas e deixou uma boa quantidade de frases de efeito para posteridade. As mais famosas citações do professor de Platão foram: “Conhece-te a ti mesmo” e aquela parada de “Só sei que nada sei”.

Simone de Beauvoir

Agora, se você é do tipo que se importa com os oprimidos, talvez conheça a filósofa Simone de Beauvoir. Cara, essa mina é sensacional quando o assunto é equidade de gênero. O tema de redação de 2015, inclusive, apresentou uma proposta dentro dessa linha.

Ao eleger “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, o Enem foi muito assertivo em trazer para o palco um problema que assola o país. Daí para argumentar de maneira exímia é quase imprescindível que o candidato mande alguma frase da Simone, como, por exemplo:

“Quando se respeita alguém, não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento”.

Ou aquela famigerada:

“Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”.

Mais frases de filósofos para citar na redação do Enem

Por fim, vale o esforço de entender algumas grandes máximas da Filosofia para desenvolver um argumento mais embasado. Vou deixar aqui algumas frases selecionadas especialmente para você, vestibulando:

“Aquele que botar as mãos sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo”.

Pierre-Joseph Proudhon

“É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta”.

Simone de Beauvoir

“A liberdade do outro estende a minha ao infinito”.

Bakunin

“O que não provoca minha morte faz com que eu fique mais forte”.

Friedrich Nietzsche

“A paz obtida com a ponta de uma espada não passa de uma simples trégua”.

Pierre-Joseph Proudhon

“As liberdades não se concedem, conquistam-se”.

Piotr Kropotkin

“Torna-te aquilo que és”.

Friedrich Nietzsche

“Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais”.

Immanuel Kant

“A competição é a lei da selva, a cooperação é a lei da civilização”.

Piotr Kropotkin

“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não se tornar também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”.

Friedrich Nietzsche

“Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal”.

Immanuel Kant

“Quanto mais inteligente ele é, mais sofrimento ele tem”.

Arthur Schopenhauer

“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo”.

Karl Marx

“Édipo não se cegou por culpa, mas por excesso de informação”.

Michel Foucault

“Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”.

Zygmunt Bauman

 

“O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário”.

Sêneca

“O homem é o único animal que precisa de trabalhar”.

Immanuel Kant

Citação direta e indireta

Nem sempre temos uma memória tão boa para lembrarmos ao pé da letra o que determinado filósofo falou. Sendo assim, podemos fazer o que chamamos de citação indireta. Nesse tipo de citação, você escreve com suas próprias palavras a ideia geral do que citou o filósofo e o referencia.

Já na citação direta, você vai reproduzir fielmente a frase do filósofo. Nesse caso, você deve usar aspas para delimitar a sua citação.

Videoaula com frases de filósofos para citar na redação

Para fechar o conteúdo de citações de filósofos na redação do Enem, confira o vídeo de sugestões do professor Alan no nosso canal:

Sobre o(a) autor(a):

Os textos e exemplos acima foram preparados pelo professor Ernani Silva para o Blog do Enem. Ernani é formado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista. Ministra aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis. Facebook: https://www.facebook.com/ErnaniJrSilva

Compartilhe: