As técnicas de coesão na redação do Enem: aprenda agora

Na aula 7 do curso “Redação Enem: começando do zero” você vai entender o que é coesão. Também vai aprender como utilizar elementos coesivos para garantir pontos no seu texto!

A coesão é um dos aspectos avaliados pelos corretores da redação do Enem. Mas você sabe o que isso significa? E sabe o que deve fazer para escrever um texto coeso? Na aula 7 do “Redação Enem: começando do zero” a professora Daniela Garcia vai te ensinar como usar elementos de coesão na sua redação! 

O que é coesão

A competência 4 da Redação do Enem cobra dos candidatos que apresentem os mecanismos de coesão dentro do texto. Não é nada complicado. É preciso que o texto esteja coerente ao mostrar que existe uma relação entre o que já foi escrito e o que vem a seguir.

Um texto que apresenta coesão é aquele onde o período que vem a seguir “conversa” com o período anterior. Lembre-se que você sempre precisa demonstrar qual é a relação entre cada período da sua redação. Então, sempre que colocar um ponto final, pense numa maneira de referenciar o assunto que você acabou de abordar.

Tipos de coesão

Existem dois tipos de coesão: a referencial e a sequencial. Mas, fica de boa, você não precisa decorar esses nomes. O que interessa mesmo é que você compreenda como tudo acontece.

A coesão referencial tem a função de retomar ou antecipar tópicos já abordados no texto. Assim, você evita a repetição de palavras. Para isso, você pode utilizar pronomes ou advérbios.

Enquanto isso, a coesão sequencial é o que garante a progressão dos elementos do texto, estabelecendo uma continuidade ao que está sendo escrito. A fim de construir esse tipo de coesão, utilizamos, principalmente, os conectivos.

Conectivos - coesão na redação do Enem

Exemplos de coesão na redação

Confira o parágrafo abaixo que foi retirado da introdução de uma redação nota mil do Enem de 2019. Perceba os elementos coesivos referenciais em negrito:

O filme ‘’Cine Hollywood’’ narra a chegada da primeira sala de cinema na cidade de Crato, interior do Ceará. Na obra, os moradores do até então vilarejo nordestino têm suas vidas modificadas pela modernidade que, naquele contexto, se traduzia na exibição de obras cinematográficas.

Quando o autor escreve “na obra”, ele está utilizando a coesão referencial para retomar o filme. Assim, ele não precisa escrever o título novamente. O mesmo ocorre com o uso de “naquele contexto”, que se refere à chegada da sala de cinema em Crato. São esses elementos referenciais que demonstram como um período está relacionado ao outro.

Exemplo 2

Em seguida, confira o 3º parágrafo da mesma redação. Agora, estão destacados os elementos de coesão sequencial:

Outrossim, é imperativo pontuar que a negligência de empresas do setor – como produtoras, distribuidoras de filmes e cinemas – também colabora para a dificuldade em democratizar o acesso ao cinema no Brasil. Isso decorre, principalmente, da postura capitalista de grande parte do empresariado desse segmento, que prioriza os ganhos financeiros em detrimento do impacto cultural que o cinema pode exercer sobre uma comunidade. Nesse sentido, há, de fato, uma visão elitista advinda dos donos de salas de exibição, que muitas vezes precificam ingressos com valores acima do que classes populares podem pagar. Consequentemente, a população de baixa renda fica impedida de frequentar esses espaços.

Perceba que o autor iniciou o parágrafo utilizando o conectivo “outrossim”, indicando uma adição. A palavra foi utilizada dessa maneira porque é o 2º argumento do texto. Enquanto isso, o uso de “nesse sentido” indica uma consequência do que havia sido apresentado nos períodos anteriores.

Por fim, “consequentemente” dá ideia de sequência de ideias e aponta para uma conclusão das ideias anteriores.

Resumo sobre coesão na redação do Enem

Confira agora com a professora Dani o resumo sobre a importância de coesão na redação e a análise de exemplos em redações nota mil.

Você já está quase no final do curso. Avance para a aula 8

Aula 8: A Proposta de Intervenção na Conclusão da Redação

Muitos candidatos tremem só de pensar na conclusão da redação do Enem. Ela exige do candidato requisitos que valem pontos na hora da correção.

Estrutura completa do Curso de Redação

  1. Perca o medo da redação do Enem
  2. Leitura da proposta e dos textos motivadores
  3. Organize suas ideias
  4. A estrutura do texto
  5. Como criar repertório
  6. Dicas de argumentação
  7. Técnicas de coesão
  8. A proposta de intervenção
  9. Detalhamento da proposta de intervenção
  10. Os macetes da conclusão

Sobre o(a) autor(a):

João Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.