Conteúdos de Física que mais caem no Enem

Separe um tempinho na sua revisão para estudar os temas que mais aparecem na prova de Física do Enem! Eletrodinâmica, ondulatória e termodinâmica são alguns dos conteúdos.

Conforme o tempo vai passando e as provas vão chegando, sua cabeça fica girando se perguntando o que mais cai em Física no Enem? Bom, você chegou no post certo, então! Aqui você confere a lista dos temas que mais aparecem em Física, um resuminho de cada um, e o link para as aulas gratuitas.

Mas antes de começarmos, lembre-se: ninguém aqui é vidente. O mais interessante é você conseguir estudar o máximo de temas possíveis (a gente tem mais de 90 aulas gratuitas de Física) antes da prova. Confira o que mais cai, e os resumos.

O que mais cai em Física no Enem

Abaixo você encontra os 10 conteúdos de Física que mais caem no Enem. Todos esses temas são abordados no nosso Aulão da Salvação que ocorre na semana anterior ao Enem. Faça sua inscrição para receber todos os e-books e ter acesso às videoaulas!

Publicidade
  1. MU e MUV;
  2. Leis de Newton;
  3. Conservação de Energia;
  4. Equação Fundamental das Ondas e espectro eletromagnético;
  5. Óptica da Visão;
  6. Lei de Faraday no gerador de uma hidrelétrica;
  7. Cálculo do consumo de energia elétrica;
  8. Circuito elétrico misto;
  9. 1ª Lei da Termodinâmica;
  10. Calor sensível x calor latente.

Em seguida você confere resumos sobre cada conteúdo de Física que mais cai no Enem.

MU e MUV

O Movimento Uniforme (MU) e o Movimento Uniformemente Variado (MUV) costumam marcar presença em todas as edições do Enem. É importante conhecer tanto a teoria quanto as fórmulas desses conteúdos. Não deixe de fora da sua revisão porque costumam cair questões fáceis sobre o assunto!

Saiba mais sobre o movimento uniforme com a videoaula do professor Rossetto:

Leis de Newton

Se você está estudando para o Enem e deixou as Leis de Newton passarem, será necessário voltar a esse assunto pois ele é presença quase certa na prova. A 1ªLei diz respeito à inércia, ou seja, um corpo tende a manter seu estado de equilíbrio a menos que haja sobre ele a ação de uma força resultante.

Sabe aquela sensação de ser jogado longe quando o ônibus freia bruscamente? Então, essa é a inércia agindo. A fim de saber mais sobre as leis e conteúdos relacionados a elas, veja nossas aulas:

Veja agora um resumo sobre as Leis de Newton que saiu no nosso Instagram:

Conservação de energia

A conservação de energia mecânica é mais um dos conteúdos da nossa lista do que mais cai em Física no Enem. Para você relembrar do conteúdo, aqui vai uma definição:

A energia mecânica de um sistema será conservada quando nele atuarem somente forças conservativas: forças peso, elástica, elétrica e forças cujo trabalho total é nulo. Em outras palavras, o sistema deve estar livre da ação de forças dissipativas como o atrito cinético e a resistência do ar.

Ficou difícil? Então relembre do conteúdo com nossas aula:

Para entender ainda melhor, confira a videoaula sobre sistemas conservativos:

Ondulatória

Identificar os tipos de ondas, suas características e elementos podem te garantir alguns pontos na prova do Enem. Além disso, é interessante saber onde as ondas aparecem no nosso dia a dia: as ondas mecânicas no mar, as ondas eletromagnéticas na internet, entre outros exemplos.

Mas os pontos mais importante em ondulatória é saber aplicar a equação fundamental das ondas e conhecer as características do espectro eletromagnético.

Veja agora um resumo de sobre os tipos de ondas e as diferentes formas de propagação com o professor Marcelo:

Óptica

A óptica é o estudo da luz e dos fenômenos associados a ela. O Enem pode cobrar questões sobre refração, reflexão, propagação retilínea da Luz, entre outros temas. Mas a nossa dica é priorizar os estudos sobre lentes e problemas de visão

Fica a dica essencial: a luz se propaga sempre em linha reta! Cuidado pra não cair em pegadinha no Enem.

Eletromagnetismo

O eletromagnetismo é um assunto que começou a cair muito no Enem nos últimos anos. Portanto, você deve conhecer os principais conceitos sobre o conteúdo:

Os raios tem tudo a ver com esse conteúdo! Então não deixe de conferir a aula do professor Otávio Seco no nosso canal:

Eletrodinâmica

O conteúdo de eletrodinâmica também é um forte candidato a aparecer no Enem. Ainda mais porque consumo de energia elétrica tem tudo a ver com o nosso cotidiano, não é? Mas antes de estudar sobre o assunto é necessário conhecer conceitos básicos, como corrente elétrica e potência.

Nas aulas a seguir você vai encontrar conteúdos sobre consumo de energia e circuitos elétricos. São dois dos assuntos da lista do que mais cai em Física no Enem.

Confira agora uma introdução de Eletricidade que vai te ajudar muito:

Termodinâmica

A termodinâmica é uma área da Física que analisa os processos de troca de calor. Dentro deste conteúdo são analisadas as variações de temperatura, de pressão e de volume, e como elas interferem nos sistemas físicos.

Esse é um conteúdo que abrange vários temas. Por isso, recomendamos que você priorize a 1ª Lei da Termodinâmica nos seus estudos de Física para o Enem.

Confira a 1ª Lei da Termodinâmica com a videoaula do nosso canal:

Calor sensível e calor latente

O último conteúdo da nossa lista do que mais cai em Física no Enem também tem a ver com calor. Mas, dessa vez é o calor sensível e o calor latente. O calor sensível faz o corpo variar sua temperatura sem mudar seu estado físico. O calor latente, por sua vez, é aquele que, recebido ou cedido pelo corpo, provoca a mudança de seu estado físico.

Saiba mais sobre o assunto com nossas aulas:

Calor sensível e latente - O que mais cai em Física no Enem

Agora, depois de conferir a lista com o que mais cai em Física no Enem, é importante se organizar e realmente estudar os temas! Separe algumas horas na sua semana (importante não estudar tudo seguidamente para não se cansar!), faça resumos e depois resolva os exercícios.

Sobre o(a) autor(a):

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda em História na mesma universidade. Também é redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.

Compartilhe: