Veja a lista com todos os temas, desde 1998, e as principais apostas do Curso Enem Gratuito para os temas da redação Enem 2024. É agora. Vem!
Confira todos que já caíram e as dicas quentes dos Temas de Redação Enem 2024. A lista abaixo mostra os tópicos contemporâneos alinhados com o perfil preferido pelos professores organizadores do Enem.
Temas de redação para o Enem
Cai sempre uma questão de fundo social, de amplo alcance, e cuja solução demanda a criação de uma política pública com mobilização de conscientização comunitária. Esta construção está nos temas sugeridos para você treinar. Veja após a lista dos temas que já entraram no Enem:
Todos os temas que já caíram:
- Tema Redação Enem 1998: Viver e Aprender
- Tema Redação Enem 1999: Cidadania e participação social
- Redação Enem 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?
- Redação Enem 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?
- Redação Enem 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
- Redação Enem 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desses jogo?
- Redação Enem 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
- Redação Enem 2005: O trabalho infantil na realidade brasileira
- Tema Redação Enem 2006: O poder de transformação da leitura
- Redação Enem 2007: O desafio de se conviver com a diferença
- Redação Enem 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar?
- Tema Redação Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
- Redação Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
- Redação Enem 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
- Redação Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
- Redação Enem 2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
- tema Redação Enem 2014: “Publicidade infantil em questão no Brasil”
- Redação Enem 2015: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
- Redação Enem 2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
- Redação Enem 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
- Redação Enem 2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
- Redação Enem 2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
- Tema Redação Enem 2020: “Estigma associado às doenças mentais”
- Redação Enem 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
- Redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“
- Redação Enem 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
Observe que todos esses temas mostram problemas enfrentados pela sociedade. Ou seja, o Enem sempre propõe aos candidatos uma reflexão sobre questões reais do nosso País. Abre o olho nesse aspecto!
Temas de redação para o Enem 2024
1. Mudança Climática e responsabilidade por danos ambientais
Faz tempo que o Enem não cobra, na redação, algo ligado à temática da mudança climática e meio ambiente. Por isso, acreditamos que o tema pode ser proposto neste ano.
O debate internacional sobre as tragédias como a das enchentes no Rio Grande do Sul em 2023 e 2024, derrubada de partes da floresta amazônica seguida de grandes queimadas, e de incêndios em grandes proporções devastando o Pantanal e outras áreas de reserva ecológica colocam em cena a questão da responsabilidade por danos ambientais.
Vale lembrar que em 2015 aconteceu uma das maiores tragédias ambientais da história brasileira: o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco na cidade de Mariana, em Minas Gerais (foto). Em 2019 o país viveu a tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), com mais de 200 mortos.Os desastres causaram não apenas centenas de mortes e deixaram famílias desabrigadas. Além disso, os vazamento de lama contaminada causaram (e causam ainda) impacto ambiental grave na região, poluindo rios e matando plantas e animais.
Em 2020 completam-se 5 anos do ocorrido em Mariana, até hoje, uma das maiores insatisfações da população e dos defensores do meio ambiente é a demora para a devida reparação pelos danos causados. A justiça é lenta, e as empresas ficam protegidas pela legislação arcaica.
Para saber como desenvolver uma redação sobre o tema, é importante saber o que é impacto ambiental! Além disso, temos um post que fala sobre como abordar temas ligados ao meio ambiente na redação do Enem.
Como fazer a Introdução da Redação do Enem
Veja agora com a professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo rápido com as dicas para uma Introdução Perfeita:
2. Vacinas e o movimento anti-vacinação no Brasil
Apesar de as vacinas terem a segurança e a eficácia comprovadas cientificamente, movimentos contrários a elas vêm crescendo nos últimos anos. Com medo de possíveis efeitos adversos da imunização, muitos pais deixam de vacinar seus filhos, contrariando os protocolos médicos.
O movimento anti-vacinação ganhou tal força no Brasil que em 2018 e 2019 o país passou a enfrentar um surto de sarampo, doença que se considerava erradicada no País. Já em 2020 e 2021, a pandemia de Covid-19 ocasionou milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas caso o governo tivesse adquirido e fornecido vacinas com antecedência.
Apesar de ter renovado as campanhas de vacinação para crianças e adultos, o alcance da imunização permanece abaixo do esperado, representando um problema grave e crescente a ser combatido.
Considerando a relevância do tema, preparamos um post sobre a importância das vacinas e o movimento anti-vacinação no Brasil.
3. Migrações e a crise de refugiados
Este é um tema de repercussão nacional e global. A cada dia o Brasil tem recebido mais migrantes de países que enfrentam sérias crises econômicas e guerras civis, como a Venezuela e a Síria. Debater as dificuldades da inserção dessas pessoas na sociedade brasileira é uma ótima proposta para a redação do Enem!
A proposta de redação pode trazer temas relacionados a migrações como, por exemplo, o problema da xenofobia, ou seja, o preconceito contra estrangeiros.
Outra questão interessante a ser debatida é a barreira da linguagem enfrentada pelos imigrantes em um novo país, o que dificulta a socialização e a busca por empregos.
Para aprofundar seus argumentos sobre o tema, leia também o nosso post sobre etnocentrismo e relativismo cultural – esse conteúdo certamente vai enriquecer o seu texto!
4. Temas relacionados à igualdade de gênero
Embora a redação do Enem de 2015 tenha abordado a pauta dos direitos das mulheres, a questão de gênero é um assunto inesgotável que encontra cada vez mais repercussão no Brasil.
Para abordar temas dessa área na redação do do Enem, você deve ir além dos argumentos usados nas redes sociais e embasar seu texto em teorias acadêmicas.
Por isso, sugerimos que você leia, antes de tudo, o nosso texto sobre igualdade de gênero e as lutas feministas. Esse é um ótimo ponto de partida!
Um problema que pode ser facilmente apresentado pelo Enem aos seus candidatos é a questão da divisão do trabalho doméstico e da criação dos filhos. Isto pode ser abordado pelo viés da divisão e ocupação dos espaços públicos e privados. Nesse sentido, pode-se discutir a posição da mulher no mercado de trabalho e a participação de homens nas tarefas domésticas e nos cuidados com os filhos.
Outro tema relacionado à igualdade de gênero é a discussão sobre a imposição de padrões de beleza na nossa sociedade: podemos refletir sobre como eles são construídos e perpetuados de maneiras muitas vezes danosas àqueles que não se encaixam no padrão tido como correto.
5. Direitos das pessoas LGBT
Os últimos anos vêm sendo marcado por avanços históricos na conquista de direitos pela comunidade LGBT no Brasil, como o reconhecimento dos direitos à união estável homoafetiva e ao uso do nome social. Ainda assim, resta um longo caminho a ser percorrido para que a igualdade plena seja alcançada.
Para discorrer sobre os direitos das pessoas LGBT, você deve conhecer as lutas dessa comunidade e as violências por ela sofridas, além de entender a diferença entre gênero e orientação sexual!
6. Corrupção e a crise de representatividade política no Brasil
Depois de tantos escândalos de corrupção, parece que nenhum político está a salvo. Os brasileiros não sabem em quem acreditar e se veem cada vez mais decepcionados com o sistema político.
Se esse tema cair na redação deste ano, o candidato deve estar preparado para falar sobre as relações entre política, poder e Estado. Ou seja, prepare-se para discorrer sobre o papel do Estado na sociedade, democracia e a disputa pelo poder político.
Para te ajudar, escrevemos um post sobre como abordar temas de política e cidadania na redação do Enem! Dá uma conferida!
Como escrever uma redação sobre um tema que não conheço?
Um dos maiores medos de quem vai fazer o Enem é cair um tema completamente desconhecido na proposta de redação. Por mais que a gente estude vários temas diferentes, há sempre a chance de cair alguma temática completamente aleatória, da qual nunca ouvimos falar.
Saiba como se preparar para essa possibilidade com o vídeo abaixo:
Outro aspecto em comum dos temas de redação dos últimos anos é a perspectiva dos direitos humanos: o Enem gosta de propor debates em que coloquem em foco alguma minoria.
Tanto é assim que até o ano de 2017 o edital do Enem previa que o candidato que desrespeitasse os direitos humanos poderia ter o texto zerado! Isso gerou um grande debate no final de 2017 e, no final das contas, a disposição do edital foi vetada por uma decisão judicial, e sumiu a partir de 2018.
Assim, desde o edital de 2018, o desrespeito aos direitos humanos não consta mais como uma das hipóteses de atribuição de nota zero à redação. Porém, permanece no edital que a Proposta de Intervenção, na Conclusão da Redação, precisa levar em conta a perspectiva dos direitos humanos.
Ainda assim, é importante que o estudante continue respeitando os direitos humanos na redação do Enem! Quando foi lançado o edital de 2018, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, declarou que o desrespeito aos direitos humanos pode descontar pontos da redação, mesmo que o texto não venha a ser anulado.
Ou seja, ficou claro que uma das diretrizes da correção da redação do Enem é o respeito aos direitos humanos e que, se o teor do texto feri-los, o candidato poderá ter uma pontuação menor.
Portanto, independentemente do tema que venha a ser cobrado, mantenha o seu texto alinhado à perspectiva dos direitos humanos!
Ao escrever sua redação, pense em como resolver o problema proposto respeitando e promovendo as liberdades individuais, a igualdade entre os cidadãos, a preservação do meio ambiente e, acima de tudo, a dignidade da pessoa humana.
Bons estudos!