O que mais cai em Química no Enem

O Enem não vai te surpreender! Veja nossa lista com o que mais cai em Química no Enem e prepare-se para a prova com as aulas e simulados gratuitos.

A Química pode ser muito complexa para algumas pessoas, já que exige o conhecimento de funções, fórmulas, constantes, entre outros nomes assustadores. Mas, na verdade, ela está presente em processos muito comuns do dia a dia, como o cozimento dos alimentos. Por isso, nessa reta final preparamos a lista com o que mais cai em Química no Enem para você se preparar!

Lembrando: Ao final de cada tópico, você pode acessar as aulas relacionadas ao tema e resolver os simulados com 10 questões de cada assunto.

O que mais cai em Química no Enem

1) Química Orgânica

Aqui é interessante estudas as propriedades dos compostos orgânicos, lembrando que esses são aqueles compostos formados por carbono. Um conteúdo dentro da Química Orgânica que o Enem gosta de cobrar são as funções orgânicas, como a cetona, o aldeído, entre outros. Vale a pena também revisar a parte ambiental e como esses compostos aparecem no nosso dia a dia.

2) Equilíbrio químico

As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, quando os reagentes são completamente consumidos e também de maneira reversível. Alguns elementos podem alterar o equilíbrio químico de uma reação, como a temperatura e a pressão.

3) Estequiometria

Estequiometria está na lista dos assuntos que sempre aparecem no Enem, então não dá simplesmente para fugir do tema. Os cálculos estequiométricos são cálculos de massa, de quantidade de matéria e, em alguns casos, de volume das substâncias envolvidas em uma reação química. Parece simples, mas é preciso estar atento ao balanceamento das equações (quantidade de reagentes e produtos) e garantir um bom desempenho na regra de três também! Mas, em especial, o que o Enem gosta de cobrar é a parte de rendimento e de pureza.

4) Eletroquímica

A Eletroquímica estuda a  transferência de elétrons para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. Esse conteúdo sempre aparece no Enem relacionado a pilhas e baterias, com as reações de oxirredução. É legal estudar os esquemas também e o deslocamento dos elétrons.

5) Radioatividade

O Enem costuma abordar a questão de acidentes nucleares e perguntar sobre o tempo de vida do composto radioativo. Com o sucesso da série Chernobyl este ano, seria interessante dar uma revisada no conteúdo de meia vida, período de vida e radioatividade.