Conteúdos de Química que mais caem no Enem

Separe um tempinho na sua revisão para estudar os temas que mais aparecem na prova de Química do Enem! Eletroquímica, atomística e funções orgânicas são alguns dos conteúdos.

A Química pode ser muito complexa para algumas pessoas, já que exige o conhecimento de funções, fórmulas, constantes, entre outros nomes assustadores. Mas, na verdade, ela está presente em processos muito comuns do dia a dia, como o cozimento dos alimentos. Por isso, nessa reta final preparamos a lista com o que mais cai em Química no Enem para você se preparar!

O que mais cai em Química no Enem

Abaixo você encontra os 10 conteúdos de Química que mais caem no Enem. Todos esses temas são abordados no nosso Aulão da Salvação que ocorre na semana anterior ao Enem. Faça sua inscrição para receber todos os e-books e ter acesso às videoaulas!

  1. Água – importância para os seres vivos, propriedades químicas e tipos de reações em que está envolvida.
  2. Atomística;
  3. Energia;
  4. Meio ambiente – poluição da atmosfera;
  5. Concentração de soluções;
  6. Estequiometria;
  7. Química orgânica;
  8. Termoquímica;
  9. Eletroquímica;
  10. Radioatividade

Em seguida você confere resumos sobre cada conteúdo de Química que mais cai no Enem.

Publicidade

Água

Este pode parecer um conteúdo muito simples e que você não precisa revisar. No entanto, é importante conhecer as características da água e o seu comportamento em processos químicos. Então não deixe de conferir nossas aulas:

Atomística

A atomística é um dos assuntos que aparece com bastante frequência no Enem. Essa é a parte da Química que estuda o átomo e suas características. Confira nossas aulas sobre o assunto:

Apesar de serem vários conteúdos, recomendamos que você priorize a estrutura atômica e saiba as características básicas dos átomos. Aproveite para começar pela videoaula do prof. Sobis:

Energia

Energia é um dos temas que tem tudo para ser abordado em uma questão interdisciplinar de Química e Física. Isso porque os diferentes tipos de energia são estudados por ambas as disciplinas, cada uma com sua perspectiva.

As principais formas de energia estudadas pela Química são a energia térmica e a energia química. Por isso, vamos abordar os conteúdos de energia nos tópicos de termoquímica eletroquímica. Pode ficar tranquilo que não vamos pular nenhum item da nossa lista do que mais cai em Química no Enem. 😉

Termoquímica

Termoquímica é a parte da química que estuda as quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante uma reação química. Uma boa forma de começar a revisar o assunto é com a videoaula do professor Sobis:

Abaixo você confere as principais aulas sobre o assunto:

Eletroquímica

A eletroquímica é um ramo da Química que estuda o fenômeno da transferência de elétrons para a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. É aqui que estão os conteúdos de oxirredução, eletrólise e pilhas. Não deixe de revisar esses assuntos, pois caem direto no Enem!

Para complementar seus estudos, confira nossa aula sobre eletroquímica:

Meio ambiente

Mais um conteúdo que tem tudo para aparecer numa questão interdisciplinar. Mas, desta vez, é Biologia que pode aparecer junto. No nosso post do que mais cai em Biologia no Enem você também vai encontrar aulas sobre meio ambiente.

Abaixo você confere algumas aulas de Química sobre o tema:

As aulas de Geografia também podem te ajudar a estudar este conteúdo! Confira nosso post sobre o que estudar de Geografia para o Enem.

Concentração de soluções

As soluções também são super comuns no Enem. Todo ano cai pelo menos uma questão sobre o assunto. É legal dar prioridade para as aulas sobre concentração de soluções. Mas, para chegar até lá, é preciso conhecer assuntos mais introdutórios. Então confira as nossas aulas:

Para ver um resumo rápido sobre o tema, confira a videoaula em seguida:

Estequiometria

Estequiometria está na lista dos assuntos que sempre aparecem no Enem, então não dá para fugir do tema. Os cálculos estequiométricos são cálculos de massa, de quantidade de matéria e, em alguns casos, de volume das substâncias envolvidas em uma reação química.

Parece simples, mas é preciso estar atento ao balanceamento das equações (quantidade de reagentes e produtos) e garantir um bom desempenho na regra de três também! Mas, em especial, o que o Enem gosta de cobrar é a parte de rendimento e de pureza.

Se você já quiser treinar para as questões do Enem, a melhor estratégia é assistir a este vídeo da Larissa e depois resolver exercícios!

Química orgânica

Se tem um assunto que todo mundo sabe que cai no Enem, esse assunto é química orgânica. Mas, isso não quer dizer muita coisa, né? Porque existe uma infinidade de temas dentro desse conteúdo. Por isso que a gente recomenda que você veja este vídeo da professora Larissa. Ela fala sobre o que você deve priorizar nos estudos de química orgânica:

Portanto, veja nossas aulas sobre funções orgânicas e características dos compostos orgânicos:

Para completar, veja o post do nosso Instagram com as principais funções orgânicas:

Radioatividade

Por fim, o Enem costuma abordar a questão de acidentes nucleares e perguntar sobre o tempo de vida do composto radioativo. Com o sucesso da série Chernobyl, seria interessante dar uma revisada no conteúdo de meia vida, período de vida e radioatividade.

Confira agora um resumo sobre Radioatividade:

Últimas dicas para a prova

Aproveite para ver mais dicas do prof. Sobis sobre o que você não pode deixar de revisar em Química!

Sobre o(a) autor(a):

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda em História na mesma universidade. Também é redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.

Compartilhe: