Conteúdos de Sociologia que mais caem no Enem

Descubra o que mais cai em Sociologia no Enem e confira resumos de conteúdos como teorias do trabalho, cultura, movimentos sociais e cidadania!

A Sociologia como disciplina surgiu com Auguste Comte, que sistematizou a Sociologia como ciência específica. Ele foi responsável por negar a teologia e explicações metafísicas. A Sociologia é uma das disciplinas mais importantes nas Ciências Humanas para o Enem e exige muita reflexão, leitura e atenção. Para ajudar, criamos uma lista com o que mais cai em Sociologia no Enem!

O que mais cai em Sociologia no Enem

Abaixo você encontra os 10 conteúdos de Sociologia que mais caem no Enem. Todos esses temas são abordados no nosso Aulão da Salvação que ocorre na semana anterior ao Enem. Faça sua inscrição para receber todos os e-books e ter acesso às videoaulas!

  1. Mundo do trabalho;
  2. Cultura e indústria cultural;
  3. Movimentos sociais;
  4. Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa;
  5. Cidadania.

Em seguida você confere resumos sobre cada conteúdo de Sociologia que mais cai no Enem.

Publicidade

Mundo do trabalho

O trabalho é um tema que sempre cai no Enem, seja sobre teorias clássicas sobre o tema ou transformações recentes no mundo do trabalho. Para responder às questões sobre trabalho é importante associar conteúdos como Revolução Industrial, teorias do trabalho, tecnologia e globalização. Confira nossas aulas que vão te ajudar com o tema:

Para se preparar para a prova, não deixe de assistir ao vídeo da professora Anna sobre teorias do trabalho:

Cultura e Indústria Cultural

Entender o conceito de Indústria Cultural é de suma importância para as provas de Sociologia. Desenvolvido por Adorno e Horkheimer, a ideia de indústria cultural aborda os meios de comunicação de massa e a produção de vários setores artísticos e culturais. Adorno e Horkheimer foram pensadores da Escola de Frankfurt. Saiba mais sobre o assunto na nossa aula:

Se você quiser entender direitinho o que é indústria cultural e Escola de Frankfurt, não perca esta videoaula:

Movimentos Sociais

Os movimentos sociais podem ser definidos como ações coletivas de caráter político e cultural. Temos visto nos últimos anos no Brasil muitos movimentos tomando as ruas em busca de seus direitos, o que pode se tornar questões do Enem. Contudo, é errado pensar que os movimentos sociais são recentes, quando na verdade eles estiveram presentes em todas as sociedades humanas. Confira nossas aulas para entender melhor:

Meios de comunicação, tecnologia e cultura de massa

Uma das maiores transformações provocadas pela globalização foi nos meios de comunicação. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, as comunicação se tornou instantânea e atinge um número ilimitado de pessoas. As consequências desse processo sempre aparecem no Enem! Então confira nosso material sobre o tema:

Aproveite para ver uma das videoaulas da professora Heloisa sobre o assunto:

Cidadania

Cidadania é um tema bastante amplo, mas muito importante para o Enem. É preciso estudar sobre as diferentes formas de participação popular em assuntos de interesse público e as dinâmicas políticas atuais. Confira nossas aulas que te ajudarão a pensar sobre cidadania:

Para entender melhor sobre a construção histórica do Estado, da cidadania e dos direitos, confira a aula da professora Heloisa:

Antes de terminar a lista dos conteúdos Sociologia que mais caem no Enem, fica aqui uma dica: os assuntos falados aqui podem te ajudar tanto na prova de Sociologia, quanto na sua redação. Como a Sociologia estuda a nossa sociedade, os temas costumam ser atuais e podem ser utilizados nas reflexões dentro do seu tema de redação. Então dê um gás especial nas aulas acima selecionadas e boa sorte no Enem!

Sobre o(a) autor(a):

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda em História na mesma universidade. Também é redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.

Compartilhe: