5 temas de Sociologia mais cobrados no Enem

Veja os 5 temas de Sociologia mais cobrados no Enem e fique ligado nas atualidades com nossa ajuda!

A Sociologia como disciplina surgiu com Auguste Comte, que sistematizou a Sociologia como ciência específica. Ele foi responsável por negar a teologia e explicações metafísicas. A Sociologia é uma das disciplinas mais importantes nas Ciências Humanas para o Enem e exige muita reflexão, leitura e atenção. Para ajudar, criamos uma lista com os 5 temas de Sociologia mais cobrados no Enem!

5 temas de Sociologia mais cobrados no Enem

1) Diversidade Cultural e questão de gênero

Entender o que é Cultura, diversidade cultural, suas diferenças e como elas se manifestam na nossa sociedade pode ajudar na interpretação dos textos e nas questões de Sociologia do Enem. Um tema muito em alta no mundo nos últimos anos é a questão de gênero, que também pode aparecer nesses tópicos. Leia as aulas relacionadas ao tema:

2) Movimentos Sociais

Os movimentos sociais podem ser definidos como ações coletivas de caráter político e cultural. Temos visto nos últimos anos no Brasil muitos movimentos tomando as ruas em busca de seus direitos, o que pode se tornar questões do Enem. Porém, é errado pensar que os movimentos sociais são recentes, quando na verdade eles estiveram presentes em todas as sociedades humanas.

3) A questão do Trabalho

Com a reforma trabalhista de 2017 no Brasil, o tema tornou-se bem quente para as edições do Enem e também dos vestibulares. Diversos sociólogos já trabalharam a questão e contam com diferentes visões sobre o mesmo. Nossa aula especial sobre o tema traz as reflexões de Karl Marx, Max Weber e Durkheim.

4) Política e poder

Tema bem atual para o Enem, principalmente após a polarização política das eleições de 2018. A verdade é que muito se fala em política, mas poucos sabem exatamente o que ela significa, tanto na teoria como na prática. Agora chegou o momento de você entender o conceito e como ele envolve relações de poder.

5) Indústria Cultural

Entender o conceito de Indústria Cultural é de suma importância para as suas provas de Sociologia. Desenvolvido por Adorno e Horkheimer, a ideia de indústria cultural aborda os meios de comunicação de massa e a produção de vários setores artísticos e culturais. Adorno e Horkheimer foram pensadores da Escola de Frankfurt. Saiba mais sobre na nossa aula:

Antes de terminar essa nossa lista especial dos 5 temas de Sociologia mais cobrados no Enem, fica aqui uma dica: os assuntos falados aqui podem te ajudar tanto na prova de Sociologia, quanto na sua redação. Como a Sociologia estuda a nossa sociedade, os temas costumam ser atuais e podem ser utilizados nas reflexões dentro do seu tema de redação. Então dê um gás especial nas aulas acima selecionadas e boa sorte no Enem!