5 temas de Filosofia para o Enem

Conheça os principais temas de Filosofia para o Enem e entenda os conceitos de Mundo das Ideias, Contrato Social, Racionalismo, entre outros.

Muitos alunos deixam Filosofia de lado para estudar conteúdos mais “famosos”, como os de Matemática e os de História. Mas você sabia que a Filosofia está ligada a essas matérias? Não? Então você precisa conhecer um pouquinho mais! Aqui nesse post separamos 5 temas de Filosofia para o Enem que vão te ajudar na hora de resolver sua prova.

5 temas de Filosofia para o Enem

1) Filosofia Política

Você já ouviu a frase “Os fins justificam os meios” e associada ao nome de Nicolau Maquiavel? Aposto que sim, mas na verdade ele nunca disse essa frase! Então, cuidado. Na obra O Príncipe, Maquiavel escreveu sobre as relações de um soberano com a nobreza, o clero e o povo. Explicou, ainda, como manipular a vontade do povo.

Outro filósofo que fala de Política e que costuma aparecer no Enem é Rousseau, um dos contratualistas mais famosos. Rousseau aborda o contrato social, a educação, a democracia e o “Bom Selvagem”.

2) Filosofia Clássica

Mundo das Ideias, Mundo dos Sentidos, Mito da Caverna. Você com certeza já ouviu falar sobre isso, mas já estudou a fundo para conseguir acertar as questões do Enem? Isso porque Platão é um dos filósofos mais cobrados na prova! Discípulo de Sócrates, Platão se decepcionou com a democracia ateniense e decidiu viajar por outras cidades conhecendo suas realidades. Platão acreditava que por de trás de nossa realidade material (mundo dos sentidos) existe uma realidade abstrata (mundo das ideias).

Outro representante da Filosofia Clássica é Aristóteles. Depois de estudar na Academia de Platão, Aristóteles tornou-se professor de filosofia e conselheiro de chefes de estado. O filósofo entendia que o ser humano trazia na sua natureza a sociabilidade, pois para sobreviver precisa relacionar-se com os seus semelhantes. Para realizar este fim, surge a pólis, ou seja, a cidade. Entenda mais sobre Platão e Aristóteles em nossas aulas:

resumo Platão e Aristóteles filosofia enem
Resumo trazendo diferenças entre os pensamentos de Platão e Aristóteles
3) Filosofia Pré-Socrática

A mitologia foi um elemento cultural importante na Grécia antiga, uma vez que proporcionava ordem, unidade e uma certa identidade a um povo que, embora fosse uma nação, era dividido em cidades-estados. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros gregos a explicar o mundo de maneira racional, ou seja, sem se basear nos mitos e em seus poderes.

Esses filósofos também ficaram conhecidos como filósofos da natureza, porque queriam entender a realidade a sua volta e estudavam a natureza para isso.

4) Filosofia Moderna

Dentro da Filosofia Moderna, a dica é se concentrar em filósofos como Francis Bacon e René Descartes. O primeiro defendia que a ciência deveria ser estudada de maneira separada da religião. Com isso, a aquisição do conhecimento seria algo bem mais fácil e rápido. A maior contribuição do filósofo foi a elaboração de um método científico, muito interessante para você estudar para o Enem.

Descartes se inspirou na filosofia de Bacon. Em sua obra intitulada Meditações, Descartes vai se aventurar nos domínios da Metafísica a fim de comprovar a possibilidade de um conhecimento verdadeiro, ainda que partindo das mais céticas posições. René é conhecido pelo seu Racionalismo Cartesiano.

5) Filosofia Contemporânea

Assim como em Sociologia, História e Artes, a Indústria Cultural também está presente nas questões de Filosofia. Ela está dentro da filosofia contemporânea, que tem seu início no século XIX e se estende até os dias atuais. Surgem aqui correntes filosóficas que voltam a pensar o próprio ser humano num todo e não somente na razão. Na Indústria Cultural, existe uma reflexão acerca da produção cultural e da alienação da sociedade. Entenda mais com nossas aulas:

Antes de finalizar nosso post de dicas, lembre que a Filosofia pode ajudar na prova de Ciências Humanas, mas também na redação, principalmente na reflexão sobre a nossa sociedade. Então dedique um tempo especial para estudar os 5 temas de Filosofia para o Enem. Boa sorte!