Conteúdos de Filosofia que mais caem no Enem

Saiba quais os conteúdos de Filosofia que mais caem no Enem e confira resumos de assuntos como ética e justiça, Escola de Frankfurt e filósofos contratualistas!

Muitos alunos deixam Filosofia de lado para estudar conteúdos mais “famosos”, como os de Matemática e os de História. Mas você sabia que a Filosofia está ligada a essas matérias? Não? Então você precisa conhecer um pouquinho mais! Aqui nesse post vamos falar do que mais cai em Filosofia no Enem para você não errar na prova!

O que mais cai em Filosofia no Enem

Acompanhe a seguir os principais temas de Filosofia para o Enem e priorize seus estudos a partir da nossa seleção! Todos esses temas são abordados no nosso Aulão da Salvação que ocorre na semana anterior ao Enem. Faça sua inscrição para receber todos os e-books e ter acesso às videoaulas!

  1. Ética e justiça;
  2. Platão e Aristóteles;
  3. Escola de Frankfurt;
  4. Filósofos contratualistas;
  5. Natureza do conhecimento.

Em seguida você confere resumos sobre cada conteúdo de Filosofia que mais cai no Enem.

Publicidade

Ética e justiça

Esses dois assuntos sempre caem no Enem, então não podem ficar de fora dos seus estudos. As questões podem debater a visão de determinado pensador ou levantar discussões sobre temas como redes sociais, amizades e liberdade. Então vale a pena relembrar do que filósofos antigos, modernos e contemporâneos pensam sobre ética e justiça. Além disso, estar por dentro de debates atuais sempre ajuda!

Para aprofundar seus conhecimentos sobre ética, confira a aula do professor Alan:

Platão e Aristóteles

Mundo das Ideias, Mundo dos Sentidos, Mito da Caverna. Você com certeza já ouviu falar sobre isso, mas já estudou a fundo para conseguir acertar as questões do Enem? Isso porque Platão é um dos filósofos mais cobrados na prova! Discípulo de Sócrates, Platão se decepcionou com a democracia ateniense e decidiu viajar por outras cidades conhecendo suas realidades. Platão acreditava que por de trás de nossa realidade material (mundo dos sentidos) existe uma realidade abstrata (mundo das ideias). Saiba mais com nossas aulas:

Outro representante da Filosofia Clássica é Aristóteles. Depois de estudar na Academia de Platão, Aristóteles tornou-se professor de filosofia e conselheiro de chefes de estado. O filósofo entendia que o ser humano trazia na sua natureza a sociabilidade, pois para sobreviver precisa relacionar-se com os seus semelhantes. Para realizar este fim, surge a pólis, ou seja, a cidade. Entenda mais Aristóteles em nossas aulas:

resumo Platão e Aristóteles filosofia enem
Resumo trazendo diferenças entre os pensamentos de Platão e Aristóteles

Escola de Frankfurt

Na maioria das edições do Enem tem no mínimo um filósofo da Escola de Frankfurt marcando presença. Então é importante lembrar o que foi essa Escola, o que significa o conceito de Indústria Cultural e as principais ideias de Habermas, Adorno e Horkheimer. Nós temos aulas super explicadinhas de cada um desses assuntos:

Para entender o que é Indústria Cultural, confira a videoaula no nosso canal:

Filósofos contratualistas

Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau: você já deve estar careca de ouvir esses nomes nas aulas de Humanas, não é? Pois não é sem razão! Eles estão sempre caindo no Enem – e às vezes mais de um em uma questão só. Então confira nossas aulas para relembrar as ideias de cada um desses filósofos:

Saiba mais sobre Rousseau com mais esta videoaula:

Natureza do conhecimento

Para finalizar nossa lista do que mais cai em Filosofia no Enem está o conteúdo de natureza do conhecimento. Ao longo do tempo, vários filósofos refletiram sobre a forma como conhecemos as coisas e o mundo. A partir disso surgiram diferentes teorias sobre a natureza do conhecimento.

Então, para sua revisão ficar completa, não deixe de ver as principais ideias de Kant (esse é muito importante pra entender vários filósofos que vieram depois!), Descartes, Hume e Bacon. O Enem sempre cobra algum desses filósofos em suas questões.

Não deixe de assistir à aula sobre Kant no nosso canal:

Antes de finalizar nosso post de dicas, lembre que a Filosofia pode ajudar na prova de Ciências Humanas, mas também na redação, principalmente na reflexão sobre a nossa sociedade. Então dedique um tempo especial para estudar os 5 temas de Filosofia para o Enem. Boa sorte!

Sobre o(a) autor(a):

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestranda em História na mesma universidade. Também é redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.

Compartilhe: