Os 5 assuntos que mais caem em Literatura no Enem

Não deixe o desespero tomar conta de você. Veja os temas de Literatura que mais caem: Machado de Assis; Modernismo; Interpretação de Canções e Crônicas; e a Geração de 1945.

Conciliar os estudos das matérias e a leitura dos livros obrigatórios dos vestibulares costuma ser um terror para os alunos. É por isso que muitas vezes a Literatura acaba sendo deixada de lado. Então, fique de olho nos assuntos que mais caem em Literatura no Enem. Não existem obras obrigatórias no Exame, o que torna o estudo mais amplo e a prova mais diversa.

O que mais cai de Literatura no Enem

Acompanhe nossa aula para conhecer os 5 assuntos que mais caem em Literatura no Enem e ajudar na hora dos seus estudos: 1 – Machado de Assis; 2 – Interpretação de Canções; 3 – Crônicas Contemporâneas; 4 – Autores da Geração de 45; 5 – A Semana de Arte Moderna de 1922.

Primeiro, é preciso ter em mente que algumas questões de Literatura no Enem envolvem interdisciplinaridade. Elas podem envolver temas de Literatura com Português, Literatura com Geografia, Literatura com Artes, etc. Por isso, esteja preparado para uma leitura bem atenta e não deixe nenhuma matéria de lado nos seus estudos para o Enem.

1) Machado de Assis

Um dos autores mais conhecidos e mais estudados do nosso país também é um dos queridinhos do Enem. O escritor foi um grande crítico de sua época e trazia em suas obras temas como a escravidão, adultério, homossexualidade, religião, ceticismo, entre outros.

Machado de Assis foi precursor do Realismo no Brasil, mas também publicou algumas obras consideradas românticas. Ficou a fim de estudá-lo? Então confira as aulas que podem te ajudar:

Gostou do resumo da professora Camila? Ela é show. Têm mais aulas dela no canal do Curso Enem Gratuito. Para melhorar seu desempenho e gabaritar os assuntos que mais caem em Literatura no Enem, sugerimos também a resolução do simulado de Machado de Assis.

2) Interpretação de canções

Com certeza você gosta de ouvir música na hora de relaxar ou até mesmo durante os seus estudos. Mas se tem uma coisa que o Enem gosta de cobrar em Literatura são as interpretações de canções. A MPB costuma aparecer nas provas, principalmente com questões que envolvam problemáticas sociais. Veja as aulas que podem te ajudar:

Mandou bem no resumo!

3) Escritores da Geração de 1945

Os autores da Geração de 1945, conhecida como Terceira Geração do Modernismo, podem aparecer na sua prova do Enem (e também dos vestibulares), visto a importância desses autores para a nossa literatura. Alguns dos principais autores dessa época são Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Guimarães Rosa.

Por conta da importância desse tema no Enem, também sugerimos a resolução do simulado com 10 questões sobre a Terceira Geração Moderna.

4) Interpretação de crônicas contemporâneas

As crônicas estão presentes na Literatura e no Jornalismo brasileiro. Elas representam um gênero textual que narra momentos do cotidiano. Inclusive, essa narração do cotidiano é uma das características principais da crônica. Ela também consiste em uma reflexão crítica a partir de um fundo cronológico.

 

5) Semana de 1922 e a Primeira Fase do Modernismo

Em 1922, ocorreu a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, um dos momentos mais importantes da literatura brasileira. O principal objetivo do evento era promover a cultura e arte locais, reunindo artistas da música, artes e literatura.

Com essa lista de assuntos que mais caem em Literatura no Enem, você poderá conquistar um bom desempenho na prova de Literatura. Mas não se esqueça, é impossível prever os conteúdos que irão cair, então é necessário ir além dessa lista.

Bons estudos!