Comece hoje mesmo o Curso Enem Gratuito 2020 para você mandar bem nas provas de outubro e de novembro deste ano. Tem novidade, sim: agora o Enem tem as provas Digitais e as provas Tradicionais. Confira!
Outubro tem provas marcadas do Enem Digital. Novembro está logo depois, com as provas do Enem Tradicional. Maio é o mês da inscrição do Enem 2020. Mas, você já pode começar agora o Curso Enem Gratuito de 2020. É importante ficar atento às datas e aos detalhes para não perder a oportunidade de fazer a prova deste ano!
Prazo para fazer a inscrição
As inscrições sempre acontecem em maio. Neste ano de 2020 o MEC adiantou o calendário das provas, confirmando 1 e 8 de outubro para as provas eletrônicas, online, direto o computador, no Enem Digital.
E, um mês depois, vêm as provas tradicionais, no Enem com os Cadernos Impressos, nos dias 11 e 18 de novembro. Mas, na origem, tem a Inscrição Enem 2020.
Quem tem isenção também precisa se inscrever
Os candidatos que vierem a fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição e que tiverem tido suas solicitações aprovadas também deverão efetuar sua inscrição regular, como todos os outros candidatos. A única diferença é que não será necessário pagar a taxa de inscrição.
Veja as matérias que mais caem nas provas:
A melhor dica é que você pode estudar os temas que mais caem no Curso Enem Gratuito. Vem!
Novo sistema de inscrição
Em 2019 foi lançado um novo sistema de inscrições para o Enem, onde o candidato vai informando seus dados a uma assistente virtual chamada “Nanda”. A ideia é que o procedimento seja mais interativo e simples.
Dá uma olhada na nova interface que vai aparecer na sua inscrição Enem 2020:
Já testamos o novo sistema de inscrições no ano passado, e ele estava funcionando perfeitamente. Os candidatos não devem ter problemas para utilizá-lo. O acesso ao sistema da inscrição Enem 2020 é feito através da Página do Participante.
Durante a inscrição, você vai informar a cidade onde deseja realizar a prova. Lembre-se de que as provas serão aplicadas em duas etapas. A do Enem Digital, em outubro, apenas para 50 mil candidatos, e depois nos dias 11 e 18 de novembro no sistema tradicional.
Na inscrição você também faz a opção pela língua estrangeira da sua prova: inglês ou espanhol. Lembre-se de que são cinco questões de língua estrangeira na prova.
Pedido de atendimento especializado ou específico
No momento da inscrição, o candidato também deverá informar se necessita de atendimento especializado ou específico durante a prova. Deve ser informada a condição que motiva a solicitação de atendimento durante a prova, conforme as seguintes opções:
Atendimento especializado na Inscrição Enem 2020
O atendimento especializado destina-se aos candidatos que possuam:
- Baixa visão;
- Cegueira;
- Visão monocular;
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva;
- Surdez;
- Deficiência intelectual (mental);
- Surdocegueira;
- Dislexia;
- Déficit de atenção;
- Autismo;
- Discalculia.
Atendimento específico
O atendimento específico destina-se aos candidatos:
- Gestantes;
- Lactantes;
- Idosos;
- Em classe hospitalar;
- Com outra condição específica.
Escolha do auxílio de acessibilidade
Depois de informar o motivo pelo qual precisa de atendimento durante a prova, o candidato deve especificar o auxílio de acessibilidade de que necessita:
- Prova em braile;
- Tradutor intérprete de Libras;
- Videoprova em Libras;
- Prova com letra ampliada;
- Prova com letra superampliada;
- Guia-intérprete;
- Ledor;
- Transcritor;
- Leitura labial;
- Tempo adicional;
- Sala de fácil acesso;
- Mobiliário acessível.
O edital deixa claro que o candidato que solicitar atendimento especializado para “cegueira, surdocegueira, baixa visão e/ou visão monocular, cuja documentação que comprove a condição que motiva a solicitação seja aprovada pelo Inep, poderá utilizar material próprio: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio e ser acompanhado por cão guia. Os recursos serão vistoriados pelo aplicador”.
Da mesma forma, quem solicitar atendimento especializado para “deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira cuja documentação que comprove a condição que motiva a solicitação seja aprovada pelo Inep, poderá utilizar aparelho auditivo e implante coclear”.
Além disso, quem solicitar atendimento para surdez ou deficiência auditiva e recurso de videoprova em libras terá até 120 minutos adicionais em cada dia de prova.
A necessidade de atendimento especializado ou específico deve ser comprovada. Veja os documentos necessários no edital.
Questionário socioeconômico e pagamento
Por fim, você deverá responder a um questionário socioeconômico, que serve para a elaboração de estatísticas sobre o perfil dos candidatos do Enem.
Se você não for isento, ao final da sua inscrição, será gerada a GRU, isto é, o boleto para pagamento da taxa de inscrição. Não se esqueça de imprimir o documento e de pagar a taxa até o dia que estiver indicado no Edital.
Atendimento pelo nome social
A solicitação de atendimento pelo nome social deve ser feita posteriormente à inscrição, entre os dias 20 e 24 de maio. Têm direito ao uso do nome social os candidatos que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente conforme sua identidade de gênero (travestis ou transexuais).