Os cinco conteúdos de História que mais caem no Enem

Chegou a hora de colocar História no seu cronograma de estudos e você está tendo dificuldade pra escolher os conteúdos? A gente ajuda você com esta lista de cinco temas mais cobrados no Enem! 

Pra quem quer se dar bem no Enem, estudar História é essencial, não só por causa de questões específicas, mas também porque a disciplina ajuda a entender melhor os acontecimentos do presente. E fazer conexões entre momentos e locais diferentes é a cara do Enem! É por isso que assuntos como a ditadura militar, a colonização e a Revolução Industrial estão sempre presentes na prova.

Quando você estiver organizando a sua revisão, uma dica é se concentrar na história do Brasil porque ela aparece bem mais na prova do que a história geral. Você vai perceber isso na nossa lista: quatro dos cinco conteúdos de História que mais caem no Enem são sobre o nosso país. Vamos ver quais são? 🙂

1) Brasil colonial

De todos os itens da lista, o que mais costuma ser cobrado no exame é o período em que nosso território foi colônia de Portugal. É um espaço de tempo bastante longo, mas você pode focar em algumas temáticas frequentes, como os primeiros contatos dos portugueses com os indígenas, a atuação da Igreja Católica com a tentativa de catequização dos povos nativos, os ciclos econômicos da cana-de-açúcar e do ouro, e a escravização de indígenas e negros. Veja as nossas aulas e simulados sobre o conteúdo:

2) Segundo Reinado

Foi neste período que tivemos o governo mais longo da nossa história. Enquanto outros países da América se tornavam repúblicas, D. Pedro II permaneceu como imperador por quase 50 anos. Durante o Segundo Reinado, houve uma série de manifestações populares e mudanças sociais e econômicas, como a abolição gradual da escravidão, a vinda de imigrantes para o Brasil, o crescimento da produção de café e a tentativa de criar uma identidade nacional. Além disso, é importante dedicar um tempo ao estudo da Guerra do Paraguai, o maior conflito da história da América do Sul.

3) Era Vargas

Depois de D. Pedro II, o governante que mais tempo ocupou o poder Executivo no Brasil foi Getúlio Vargas. Ele é um dos presidentes mais controversos da nossa história, pois ao mesmo tempo em que concedeu uma série de direitos à população, era um líder bastante autoritário. Além disso, inaugurou um tipo de governo populista que mais tarde o levaria novamente à presidência (dessa vez em eleições democráticas) e que inspiraria uma série de outros políticos.

4) Ditadura militar

Mais um conteúdo que você não pode deixar de fora dos seus estudos para o Enem. A censura, a repressão, a perseguição política, a economia e a resistência contra os militares são temas abordados pelo Enem com muita frequência. Eles podem aparecer, inclusive, em questões de linguagens e na redação. Os debates recentes sobre o assunto também devem ser levados em consideração, além do processo de abertura democrática e a elaboração da Constituição de 1988.

Aproveite para ver este pequeno resumo sobre o Ato Institucional nº 5 (AI-5):

conteúdos de História que mais caem no Enem

5) Revoluções industriais

Finalmente, o último dos conteúdos de História que mais caem no Enem é a Primeira e a Segunda Revoluções Industriais. Muito mais do que apenas transformações nas linhas de produção das fábricas, esses fenômenos tiveram influência na organização política, econômica e social do mundo todo. Entenda o porquê nas nossas aulas e depois teste seus conhecimentos com nossos simulados:

Curtiu nossa lista? Esperamos que ela te ajude na sua revisão!

Bons estudos!