O que mais cai no Enem: veja os 10 conteúdos mais cobrados!

Estudando o que mais cai no Enem, você tem uma chance ótima de conseguir um bom resultado na prova! Confira os 10 temas historicamente mais cobrados!

Os professores especializados no Enem já verificaram que os assuntos mais cobrados nas provas se repetem bastante a cada ano. Os enunciados mudam a contextualização dos problemas, mas, na essência, os temas são basicamente os mesmos. Por isso, eles conferiram todas as provas e analisaram de forma detalhada o que mais cai no Enem.

Temas que mais caem no Enem

  1. Português:  Interpretação de Textos;  Estrutura Textual
  2. História: Revolução Francesa,  e Guerras Mundiais
  3. Geografia: O Espaço Rural, e O Impacto Ambiental
  4. Filosofia: Ética e JustiçaAristótelesPlatão e Sócrates
  5. Sociologia: O Mundo do Trabalho e as Teorias Sociais
  6. Física: MRUVAceleraçãoVelocidade; e Gravidade
  7. Química: Velocidade das ReaçõesEquilíbrio Químico
  8. BiologiaAs Relações Ecológicas; Interações Antrópicas
  9. Inglês: Leitura e Interpretação de Textos
  10. Espanhol: Leitura e Interpretação de Textos 
  11. Matemática: Cálculo de Área e Volume, Regra de Três

O tema mais cobrado no Enem desde 2009 foi a Interpretação de Texto, seguida pela Geometria. Na lista dos assuntos mais frequentes estão também a Física Mecânica e o Cálculo de Porcentagem.

Neste post você encontra a lista dos 10 assuntos que historicamente mais foram cobrados no Enem com a indicação das nossas aulas para estudá-los. Se você tem pouco tempo para estudar, é uma boa ideia dar prioridade a esses conteúdos!

Publicidade

Veja o que mais cai no Enem

1) Interpretação de texto

Embora pareça um conteúdo básico, ele é disparado o tema mais cobrado na história do Enem! E não é à toa: a prova tem enunciados longos que podem confundir o estudante em meio a tanta informação.

Por isso, saber identificar o que é importante, qual o assunto tratado e que mensagem é transmitida pelo texto são habilidades essenciais ao candidato que vai prestar a prova do Enem.

Para treinar suas habilidades em interpretação de texto, veja esta aula especial do Blog do Enem, em que os professores apresentam os fundamentos básicos sobre o assunto:

2) Geometria

De 2009 a 2017, questões envolvendo geometria já foram cobradas 206 vezes, correspondendo a um quarto de todas as questões de Matemática do Enem! O estudo das figuras e dos sólidos pode ser facilmente contextualizado em enunciados do estilo do Enem, então faz sentido que esse conteúdo seja tão cobrado.

Na hora de estudar geometria, fique ligado: o Enem não fornece as fórmulas na prova! Então pode ir decorando as fórmulas mais importantes, porque você vai precisar delas!

Estude geometria com estas duas aulas do Curso Enem Gratuito:

3) Estrutura textual e análise de discurso

Como a prova de Linguagens corresponde a 25% das questões objetivas do Enem (assim como a prova de Matemática), é natural que seus conteúdos apareçam no topo da lista. Pensando nisso, você deve chegar ao Enem mais do que preparado para arrasar na prova de Linguagens!

Entenda mais sobre estrutura textual e análise de discurso com estas quatro aulas completas:

4) Escalas, razão e proporção

Para resolver muitas das questões do Enem, basta você conseguir estabelecer uma relação entre os valores dados pelo enunciado. Os conceitos de escalas, razão e proporção podem ser aplicados de diversas maneiras: em receitas culinárias, mapas, câmbio e por aí vai.

Apesar de ser um conteúdo bastante cobrado no Enem, ele é simples! Muitas vezes, operar uma mera regra de três pode garantir a questão!

Revise o tema com as duas aulas de Matemática a seguir:

5) Funções de 1º e de 2º Grau

Pois é, mas um conteúdo de Matemática na lista dos temas que mais caem no Enem – aliás, a Matemática ainda vai aparecer de novo aqui nessa lista!

As funções servem para relacionar diferentes variáveis. Além das equações, é no estudo das funções que apresentamos os resultados através de gráficos e tabelas. Lembra do gráfico da função de 2º grau?

Recomendamos estudar o tema de funções com os seguintes conteúdos:

6) Química geral

Essa é a parte da Química que envolve os fundamentos da Química, ou seja, o estudo da estrutura dos átomos e compostos químicos, bem como os tipos de ligações e reações químicas.

Para dominar o entendimento sobre o que mais cai no Enem de Química geral, veja estas aulas:

7) Físico-química

Questões sobre físico-química já caíram 74 vezes no Enem desde 2009. Ou seja, é muito grande a chance de que esse assunto apareça na prova deste ano!

É a físico-química que estuda temas como cinética e termoquímica. A maioria dos estudantes costuma achar essa a parte mais difícil da Química e acaba nem estudando. Mas, por se tratar de um dos temas que mais caem no Enem, é melhor entender bem do assunto!

Revise os fundamentos da físico-química:

8) Mecânica

Essa área da Física estuda os tipos de movimento. A física mecânica corresponde a cerca de um terço da matéria de Física do Ensino Médio e é exatamente essa área que o Enem gosta de cobrar em suas provas.

Aprenda sobre os tipos de movimento estudados pela mecânica para ficar em dia com o que mais cai no Enem:

9) Porcentagem

Mais um conteúdo de Matemática que é super fácil de encaixar nas questões objetivas do Enem. A porcentagem está muito presente no nosso cotidiano e essa relevância é reconhecida pelo Enem ao cobrar esse conteúdo todos os anos.

Domine o cálculo de porcentagem com o nosso post sobre o assunto:

10) Gráficos e tabelas

Gráficos e tabelas são recursos utilizados para apresentar dados e informações de uma maneira organizada. Mais uma vez, dá para entender por que o Enem cobra tantas questões com gráficos e tabelas, não é mesmo? Esses recursos podem ser utilizados para apresentar uma variedade gigantesca de dados, apenas mudando o contexto da questão.

Por isso, questões envolvendo a interpretação de gráficos e tabelas são certas de cair no Enem deste ano. Considerando a relevância do tema, temos um post especificamente sobre o assunto:

Gostou do nosso levantamento sobre o que mais cai no Enem? Assista abaixo ao nosso vídeo contando 12 conteúdos que sempre são cobrados na prova!

Agora, não se esqueça de estudar bem cada um dos temas acima. Se você dominar os temas que mais caem, já tem uma chance ótima de conseguir um bom resultado na prova!

Bons estudos!

Compartilhe: