O que mais cai em Matemática no Enem

Se você não sabe por onde começar a estudar Matemática, é uma boa ideia dar prioridade aos conteúdos que mais são cobrados no Enem!

A prova de Matemática corresponde a 25% das questões objetivas do Enem, ou seja, um quarto do total da prova. Por isso, se você não tem muito tempo para estudar é importante se preparar de acordo com os conteúdos que estão entre o que mais cai de Matemática no Enem. Foco nos  mais cobrados.

Quando for estudar matemática para o Enem, lembre-se de que a prova não fornece fórmulas! Por isso, tente decorá-las! Uma boa estratégia para fazer isso é treinar bastante a resolução de exercícios – assim você já associa as fórmulas à matéria correspondente sem precisar recorrer sempre a elas!

Neste post, vamos focar nos temas mais cobrados da área de Matemática. Aqui no Curso Enem Gratuito já temos um post listando os 10 temas mais cobrados no Enem: dê uma olhada!

Confira abaixo a lista dos 5 conteúdos que mais caíram em Matemática desde o Enem de 2009, de acordo com o levantamento realizado pela plataforma de educação SAS.

1) Geometria

Desde 2009, o Enem já cobrou mais de duzentas questões sobre geometria. Este é o conteúdo mais cobrado de Matemática no Enem e envolve o estudo da geometria plana e da geometria espacial.

Para estudar a geometria e se preparar para o Enem, confira as aulas a seguir:

2) Escala, razão e proporção

Operações envolvendo escalas, razão e proporção já caíram 110 vezes no Enem, sendo o segundo conteúdo mais cobrado de Matemática. Esses temas podem ser facilmente contextualizados com assuntos do cotidiano e por isso é fácil entender por que são recorrentes na prova.

Estude com as nossas aulas:

3) Funções de 1º e 2º grau

As funções servem para relacionar diferentes variáveis. Além das equações a serem resolvidas, é no estudo das funções que apresentamos os resultados através de gráficos e tabelas. Lembra do gráfico da função de 2º grau em forma de parábola?

Nossa aula sobre funções é a seguinte:

4) Porcentagem

A porcentagem está presente no cotidiano de todos nós e é por este motivo que o Enem gosta tanto de cobrar o seu cálculo. Este é um conhecimento útil não só para quem vai fazer o Enem, mas para todos nós!

Estude porcentagem com a nossa aula sobre o assunto:

5) Gráficos e tabelas

Enfim, o quinto conteúdo mais cobrado de Matemática é a interpretação de gráficos e tabelas. Pode não parecer um conteúdo relevante, mas é! Muitas vezes, simplesmente conseguir identificar os dados expostos pelo enunciado e estabelecer uma relação entre eles é o suficiente para garantir um ponto a mais no Enem!

Confira nossa aula:

O que você achou?

Estudando os conteúdos listados acima, você aumenta suas chances de garantir um bom desempenho na prova de Matemática do Enem.

Além de estudar com as aulas escritas e com os vídeos, não se esqueça de resolver os nossos simulados, pois é resolvendo exercícios que conseguimos fixar o conhecimento!

Bons estudos para mandar bem no que mais cai em Matemática no Enem.